O distúrbio hormonal é basicamente uma deficiência endócrina que ocorre quando o organismo não produz os hormônios em quantidade adequada. Por isso, o organismo da pessoa fica “descompensado” porque está produzindo muito mais ou muito menos hormônios do que o ideal para seu equilíbrio.

O distúrbio também é conhecido pelos nomes: variação, disfunção, deficiência e desequilíbrio. Cada caso deve ser avaliado em sua particularidade junto com o médico, mas é comum que este quadro se inicie devido a um dos seguintes casos:

  • Doença auto-imune
  • Infecção
  • Suprimento sanguíneo inadequado
  • Tumor

Muito comuns, o distúrbio hormonal pode acarretar em vários sintomas, por exemplo:

  • Excesso de fome
  • Alteração significativa de peso
  • Irritabilidade
  • Sensibilidade excessiva
  • Cansaço excessivo
  • Insonia ou outros problemas na rotina de sono

Leia neste artigo os principais distúrbios hormonais e descubra suas causas e seus efeitos na vida da mulher. Boa leitura!

Publicidade

Distúrbio hormonal – Quais são os mais comuns?

mulher com disturbio hormonal com espinhas acne

Crédito: Freepik

As variações e as disfunções hormonais podem causar uma série de efeitos na vida da mulher (independente da fase de vida que ela atravessa).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Com origens diferentes e com sintomas particulares, conheça abaixo quais são os distúrbios hormonais mais comuns, suas principais implicações na vida da mulher e suas possíveis causas.

Menstruação irregular

Apesar de ser super comum, a irregularidade menstrual é advinda de um distúrbio hormonal.

A menstruação é o processo de escamação do tecido que envolve as paredes do útero. Este tecido é desprendido e expulso do corpo da mulher porque não houve fertilização do óvulo. Ou seja, não será necessário revestir as paredes do útero para “armazenamento” do bebe.

A menstruação é considerada normal quando:

Publicidade
  • Sua duração varia de 2 até 7 dias
  • O seu intervalo ocorre entre 21 até 35 dias para mulheres adultas ou até 45 dias em adolescentes
  • Volume de sangue expelido é cerca de 80 ml por ciclo (o que corresponde a cerca de 1  absorvente a cada hora ou 1 OB – absorvente interno – a cada duas horas)

Os problemas mais comuns associados com o ciclo menstrual da mulher costumam ocorrer nos seguintes casos:

Aqui vale lembrar que as cólicas são consideradas normais. Entretanto, é necessário investigar o caso se as mesmas durarem muito tempo ou forem excessivamente intensas. Isso porque a cólica menstrual desproporcional pode ser sinal de alguma doença, como endometriose ou cistos, por exemplo.

TPM, altos níveis de estresse e/ou de ansiedade

mulher irritada com TPM devido a distúrbio hormonal

Crédito: Freepik

A TPM acontece porque há uma grande variação nas taxas do estrogênio e da progesterona no corpo feminino regularmente. Essas mudanças acontecem frequentemente porque os níveis dos dois hormônios (estrogênio e progesterona) caem a quase zero no organismo feminino quando o período da menstruação se aproxima. Mas claro que esse é o “funcionamento padrão”, porque cada mulher reage de uma forma específica a este distúrbio hormonal.

Considerada como parte natural do ciclo menstrual feminino, a TPM pode causar uma série de efeitos sobre o corpo, mente e equilíbrio emocional das mulheres. Isso porque essa “descompensação” dos hormônios afeta corriqueiramente o humor das mulheres.

Alguns especialistas mencionam que a TPM pode apresentar até 80 sintomas diferentes. Mas calma: Claro que cada mulher atravessa essa fase de uma forma. Por isso, não há casos registrados de mulheres que tiveram que enfrentar todos os 80 sintomas.

Publicidade

A queda na produção hormonal do estrogênio e da progesterona também afeta a produção de outros hormônios, como a serotonina. Com menos serotonina no organismo do que o necessário para se manter equilibrada, é comum que alguns sintomas psicológicos floresçam. Por exemplo:

Aliás, você sabia que alguns estudos indicam que as mulheres apresentam maior propensão a desenvolver doenças psíquicas como ansiedade e depressão justamente pelo fato de passarem regularmente por esse distúrbio hormonal. Uma vez que as mulheres enfrentam esse desequilíbrio durante quase toda sua vida (da puberdade até a menopausa), elas tem muito mais chances de virem a desenvolver um quadro psicológico mais sério.

Alterações corporais, como espinhas/acnes, ganho de peso e pelos no corpo

Apesar de não ser uma regra, o mais comum é que mulheres que sofrem com muitas alterações corporais estejam com o nível de testosterona elevado no organismo. Esse distúrbio hormonal pode acarretar uma série de mudanças físicas, por exemplo:

  • Aumento de pelos no rosto e no corpo
  • Intensificação de espinhas e de acnes
  • Queda de cabelo
  • Nível elevado de estresse e de agressividade
  • Aumento de peso

Estes são os sintomas mais comuns de mulheres que estejam com mais testosterona do que o adequado. Se este for o caso, é necessário fazer uma avaliação médica o quanto antes. Isso porque a elevação no nível da testosterona em mulheres pode ser sinal de alguma doença, por exemplo:

Tratamentos para distúrbio hormonal

paciente com problema hormonal em consulta médica

Crédito: Freepik

Se você está suspeitando de sofrer de algum distúrbio hormonal, o mais indicado é agendar uma consulta com uma médica endocrinologista. Isso porque é esta especialista que conseguirá indicar qual o melhor tratamento para o seu caso específico.

De modo geral, os tratamentos mais comuns tem como característica a reposição ou a redução de hormônios específicos no organismo. A avaliação vai depender das taxas de cada um dos hormônios no seu organismo. É comum que a especialista indique o uso de algum anticoncepcional ou o uso de outros medicamentos do tipo antiandrogênicos.

É fundamental que o tratamento seja genuinamente acompanhado por um profissional. Isso porque a automedicação pode acarretar em sérios problemas para a mulher, em especial quando falamos de medicamentos que alteram significativamente o equilíbrio hormonal de seu organismo.

Você já sofreu ou ainda sofre com algum distúrbio hormonal? Então deixe um comentário com sua experiencia e nos conte a sua história.