Recentemente tenho recebido muitas mensagens de mulheres relatando alguns sintomas de gravidez (sangramento menstrual muito menor do que o habitual, enjoos, mamas aumentadas), e querendo saber se realmente estão grávidas.

E, na maioria das vezes, minha recomendação é que se faça um teste de gravidez de farmácia (feito com urina), antes mesmo do exame de sangue, que é mais conclusivo.

Mas, afinal, o teste de gravidez de farmácia é seguro? Como ele funciona? Para responder essa e outras perguntas sobre o assunto, reuni algumas informações a seguir.

frases para descoberta de gravidez Tumblr

Casal feliz com o resultado do teste de gravidez. Foto: Freepik

Publicidade

Vem dar uma espiadinha e resolver suas dúvidas (e se ainda restar alguma, não deixe de colocar nos comentários, para que eu possa ir atrás da resposta!).

Como fazer um teste de gravidez de farmácia?

Em primeiro lugar, vá à farmácia, peça o teste o verifique se o produto está dentro do prazo de validade, se possui na embalagem o selo da ANVISA e registro no Ministério da Saúde (para se certificar de sua qualidade) e se está lacrado e bem armazenado (pois a umidade pode comprometer a eficácia).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Independentemente do preço (que pode variar de R$ 5 até mesmo R$ 50), o mais importante é verificar esses itens, pois a efetividade em si não varia muito (os preços variam de acordo com o kit, que pode conter um recipiente para colocar a urina, ou não, por exemplo; ou com a sensibilidade do teste, que pode detectar a gravidez alguns dias antes, ou mesmo analisar em qual semana de gestação a mulher está.

Sentimento de mãe de primeira viagem Tumblr

Mulher feliz com o resultado do teste de gravidez. Foto: Freepik

Mas é importante que você saiba que, fazendo no momento recomendado na embalagem, todos eles funcionam).

Depois, em casa, é que você irá fazer o teste. Vale saber que o mais indicado é fazê-lo aproveitando o xixi da manhã, pois, nesse momento, a urina está mais concentrada (ou então após cerca de quatro horas sem ir ao banheiro), sendo mais provável a detecção do hormônio hCG (sobre o qual falaremos mais adiante). Antes de fazer, não deixe de ler as instruções prescritas no pacote, pois elas podem variar um pouco de acordo com a marca.

Publicidade

O que significam as linhas do teste de gravidez de farmácia?

Se uma linha ficar colorida, o resultado é negativo. Já se você observar duas linhas, é positivo. Mas, se não aparecer nenhuma, é porque o teste falhou (e será necessário comprar e fazer outro).

Vale destacar que se a cor das duas linhas estiver fraquinha, pode ser que a fertilização ainda seja muito recente e, nesse caso, é indicado fazer mais um teste depois de alguns dias, para comprovar a gestação (ou repetir, com um teste de maior sensibilidade).

maneiras criativas de contar gravidez

Maneiras criativas de contar gravidez. Mulher segurando teste de gravidez positivo. Foto: Freepik

É possível ainda que tenha ocorrido uma gravidez química – que ocorre quando o óvulo fertilizado não consegue se implantar corretamente no útero. A gestação não evolui, mas uma quantidade pequena de hormônio hCG é produzida e pode ser detectada pelo teste.

No meu caso, ocorreu o seguinte: apareceram duas linhas fracas, quando usei um teste bem baratinho, com a urina da noite. Como fiquei na dúvida, comprei um teste mais sensível (e mais caro) e refiz o teste na manhã seguinte – aí não tive dúvidas: era hora de ligar para o ginecologista e pedir um exame de sangue!

Os testes de gravidez de farmácia são seguros?

Para responder a essa pergunta, é importante saber como esses testes funcionam. O que acontece é que eles detectam a presença, na urina, do hormônio que é produzido pelas células que formarão a placenta (o gonadotrofina coriônica humana, ou hCG).

Publicidade

E a mulher só passa a tê-lo na corrente sanguínea (e, posteriormente, na urina) quando o embrião é implantado na parede do útero (pouco depois da fertilização do óvulo). Vale destacar que a concentração de hCG no sangue costuma subir progressivamente (e chega a dobrar a cada dois dias).

Então, por conta disso, quando o teste dá positivo, é praticamente certo de que há gravidez (mas é necessário seguir as instruções do laboratório e fazer o teste no período certo).

Quando fazer o teste?

Para um resultado seguro, o mais indicado é que você aguarde pelo menos dez dias de atraso da menstruação para fazer o teste.

Isso porque a concentração de hCG varia de acordo com o dia em que você ovulou e, consequentemente, foi fertilizada (portanto, fazer o teste com um dia de atraso, por exemplo, pode ainda não detectar a presença do hormônio).

Veja, no entanto a embalagem do produto – alguns testes mais sensíveis detectam antes desses dez dias, e essa informação está descrita ali.

Caso o primeiro teste dê negativo, aguarde pelo menos mais uma semana para fazer mais um (caso a menstruação ainda não tenha vindo), porque pode acontecer de a fertilização ter demorado mais para acontecer naquele mês (e daí acontece o chamado falso-negativo, que é quando o teste dá negativo, mas, na verdade, não detectou o hCG, por este ainda estar em quantidades muito baixas).

Posso fazer o teste se tiver tido sangramento?

Pode sim. Como expliquei nesse post, mesmo quando a mulher está grávida, ela pode apresentar sangramento (e fica então a dúvida: é gravidez ou menstruação?). Para se certificar do que se trata, não há problema em fazer o teste de farmácia, mesmo tendo sangrado, pois este poderá comprovar a gestação.

É importante notar também que o sangramento pode ser resultado de um abortamento espontâneo, e nesse caso o teste de gravidez pode ainda detectar o hormônio. O ideal é conversar com seu médico e, para comprovar a progressão da gestação, fazer um teste de sangue na sequência (ou mais de um).

Deu positivo, e agora?

Agora é hora de procurar o seu ginecologista, que irá lhe pedir um exame de sangue. Mesmo com o resultado positivo do teste de farmácia, é necessário fazer o de sangue que, além da confirmação da gravidez, irá definir a quantidade hormonal na sua corrente sanguínea.

Com essa informação, o médico irá comprovar a idade gestacional e poderá dar início ao pré-natal (marcando o primeiro ultrassom).

O teste de gravidez de farmácia pode dar positivo e eu não estar grávida?

São situações consideradas raras, mas podem acontecer. Caso você tenha sofrido um aborto, ou tido uma gravidez molar nos últimos dois meses, pode ser que seus níveis de hCG ainda não tenham zerado e, daí, o teste irá comprovar a presença do hormônio e dar positivo (mas você não está grávida).

O mesmo acontece se você tiver tomado algum medicamento que contenha hCG (como alguns usados em tratamento de fertilidade), houver um problema médico no seu organismo que secrete o hormônio, ou ainda se o teste estiver com problemas (por isso é importante, antes de comprar um, verificar a data de validade e o selo da ANVISA).

Agora, me conta, quando você desconfiou que estava grávida, chegou a fazer o teste? Foi eficaz? Teve que repeti-lo?