As 20 semanas de gravidez marcam a metade de sua gestação! Com o início do quinto mês você deve estar sentindo que já passou por muitas coisas, mas ao mesmo tempo o final se aproxima.

Mas tente relaxar e aproveitar cada momento enquanto o seu bebê está protegido em seu ventre. Agora provavelmente você sente os movimentos bem intensamente.

Além disso é nesse período que todas as pessoas ao seu redor têm a certeza de que você está grávida, pois a barriga se sobressai.

Com relação ao bebê, sua taxa de crescimento agora diminui um pouco, mas lembre-se de que ele não para até o nascimento.

Publicidade

Acompanhe neste artigo mais informações detalhadas sobre as 20 semanas de gravidez.

20 semanas de gravidez: a mãe

Foto: Freepik

As 20 semanas de gravidez trazem uma barriga que agora começa a aparecer muito bem e, por isso, também proporciona algumas sensações desagradáveis na mulher.

Assim, nessa fase a azia tende a retornar, devido à pressão que o útero faz sobre todos os órgãos, inclusive o estômago.

Além disso, também devido ao tamanho do útero, ocorre o aumento significativo da frequência urinária e o seu umbigo pode ficar saliente.

Apesar de serem comuns da gravidez e não ter muito o que fazer, você pode fazer atividades físicas para reduzir os desconfortos que a gravidez te traz.

Publicidade

Conheça 6 exercícios para aliviar as dores na gravidez!

Mais um incomodo muito comum das 20 semanas de gravidez para a frente é a sensibilidade das mamas, que começam a se preparar para a amamentação. Então os canais lactíferos sofrem modificações para que estejam prontos ao final da gravidez.

20 semanas de gravidez: o bebê

feto semana 20

Foto: Dreamstime

Quanto mais o tempo passa, mais o seu bebê vai ganhando as características que terá ao nascer e, às 20 semanas de gravidez, a sua pele já é rosada e ele já tem mais fios de cabelo.

Com relação ao desenvolvimento de seus órgãos, os pulmões ainda não estão prontos para o nascimento e os olhinhos ainda não se abrem.

Mas os braços e as pernas estão totalmente desenvolvidos e não param, e imagino que você esteja percebendo isso pela movimentação do bebê, que agora é mais intensa devido ao desenvolvimento do sistema nervoso.

Publicidade

Com 20 semanas de gravidez deve ser realizado um exame de ultrassom morfológico para verificar o desenvolvimento geral do bebê. Não deixe de realizá-lo, pois ele é muito importante.

Coisas a saber

creme para pele

Foto: Freepik

Com 20 semanas de gestação o feto já tem aproximadamente 22 cm de comprimento e um peso de aproximadamente 190g.

Apesar de o bebê em si ainda ser bem leve, você deve estar começando a sentir o peso de sua barriga, que tem cada vez mais líquidos, além da placenta, que pesam bastante.

Já ouviu falar em grau da placenta? Veja o que significa!

No entanto, se você ainda não tiver feito isso, peça ao seu médico indicações de cremes ou óleos que você pode usar em sua pele para evitar que ela fique muito ressecada. Isso evita coceiras e o aparecimento de estrias.

Além disso, é essencial usar também um bom protetor solar para evitar o aparecimento de manchas escuras, principalmente no rosto.

Lembre-se de que a gestação é uma fase maravilhosa em que você precisa sobretudo cuidar de si mesma para se sentir bem.

Temas da semana