No artigo de hoje, vamos apresentar algumas dicas de organização para mulheres mães, como uma forma de mostrar algumas ideias que podem, em circunstâncias específicas, ser uma solução interessante para algumas mamães.
Afinal, sabemos o quanto a vida pode ser transformada à medida que um novo membro chega a uma família. E mais, essa rotina pode ser modificada durante muitos anos, não apenas quando os filhos são bebês.
Por conta disso, fizemos este guia com algumas considerações para que você reflita sobre quais possibilidades podem ser úteis na sua rotina. Esperamos ajudar de alguma forma!
Veja mais: Organizar o quarto dos filhos – 10 dicas para manter a organização
Mulher e criança organizando. Foto: Canva.
Dicas de organização para mulheres mães
Apesar de não haver um manual infalível de organização para mulheres mães, pois cada família têm a sua própria configuração diária, ainda assim podemos pensar em algumas práticas que, quando bem adaptadas à cada realidade, podem ser úteis.
São essas práticas que incluímos na nossa lista abaixo, com o intuito de te ajudar a pensar mais sobre as possibilidades disponíveis de acordo com o seu dia a dia. Acompanhe a seguir e inspire-se.
1. Criação de uma rotina
Sabemos que quando se trata da organização para mulheres mães, ter uma rotina é quase que um luxo! Afinal de contas, são tantas imprevisibilidades no dia a dia de uma mãe, não é mesmo?
Ainda assim, tentar estabelecer determinados horários (que podem ser flexibilizados de acordo com a realidade de cada família) pode ser um bom caminho.
Dentre as possibilidades que podemos pensar, citamos as seguintes:
- Horário de dormir e acordar;
- Horário para o banho;
- Rotina de refeições em horários específicos;
- Momento de organização da casa;
- Momento para cuidar das finanças da casa; e assim por diante.
Os horários podem ser adaptados ao que for mais coerente para você. A rotina, nesses casos, pode ajudar a ter uma maior previsibilidade no dia a dia, o que pode ser útil em casos de ansiedade.
Além disso, pode criar novos hábitos que se tornam mais “automáticos”, demandando menos energia para tomar decisões, por exemplo.
Afinal, se determinado horário é o horário do banho, fica mais fácil, simplesmente, ir ao banho, concorda?
Veja mais: Como organizar o lar depois que os filhos saem de casa?
2. Diferentes listas de tarefas
Sabemos que todas as mães têm muitas tarefas para executar ao longo do dia. Algumas podem ter mais, outras menos… Mas as tarefas estão sempre por ali.
Nesses casos, ter uma listinha mais clara do que deve ser feito pode ajudar na organização para mulheres mães.
Pois pare e pense: se você simplesmente olhar para a sua casa bagunçada e aquele relatório do trabalho estagnado, como poderá saber o que fazer primeiro e o que tudo tem que ser feito? Pois é.
Com uma lista de tarefas para a rotina doméstica, do trabalho e com a criança, você pode conseguir visualizar com mais clareza cada uma das demandas, podendo, inclusive, criar uma sequência de execução que seja mais alinhada à sua realidade. Experimente.
Mulher organizando gaveteiro. Foto: Canva.
3. Dicas de organização para mulheres mães: Priorização correta das tarefas
Com base na listinha que você fizer, que tal começar a priorizar cada uma delas? Essa priorização pode fazer toda a diferença!
Pois, afinal, temos que ser sinceras… Nem todas as tarefas pendentes são extremamente importantes.
Por exemplo, dar banho no bebê pode ser encarado como muito mais importante do que a tarefa de organizar aquela gaveta de papéis antigos e que não estão sendo usados no momento, concorda?
Sendo assim, considere analisar cada listinha, executando uma coisa de cada vez, e sempre com base no que realmente você considera importante.
Isso pode fazer a diferença naquela sensação de ter tanta coisa para fazer.
Veja mais: Como organizar festa de aniversário do bebê? Guia completo!
4. Considerar caixas de organização
As caixas de organização, quando bem selecionadas, podem fazer a diferença em nossas vidas, não é mesmo?
Por exemplo, no quarto do bebê ou da criança, ter uma caixinha para cada tipo de brinquedo pode ajudar na hora de ajuntar tudo.
Além disso, as caixas em outros cômodos da casa, quando bem incluídas na decoração, podem deixar o lar muito mais organizado.
Descubra quais são os itens que você mais precisa armazenar em cada área da sua casa, e separe caixas para eles. Assim, sempre depois de usá-los, poderá colocar em seus devidos lugares.
5. Evitar acúmulo de materiais em casa
Sabemos que, com o passar do tempo e da vida, vamos acumulando muitos objetos que, quando paramos para pensar, nem têm tanto sentido em nossas vidas. Mas, ainda assim, os guardamos.
Acontece que esse acúmulo pode apenas trazer a sensação de bagunça e até mesmo dificultar a limpeza e a organização da nossa casa.
Por isso, programar-se para, de tempos em tempos, se desfazer de materiais excessivos em casa pode ser um bom caminho.
O que estiver estragado pode ser reciclado e descartado, enquanto que o que está em bom estado pode muito bem ser doado ou até mesmo vendido, dependendo do tipo de item.
Acredite, esse desapego periódico pode ajudar muito na organização para mulheres mães.
Veja mais: Como manter a casa sempre organizada? Confira dicas incríveis!
Mãe e filho estudando juntos. Foto: Canva.
6. Planejamento das refeições
As refeições tomam muito tempo do dia a dia de muitas mulheres mães. Elas precisam pensar na sua alimentação, na dos filhos e até de outros membros da família.
E se pararmos para pensar, ter que decidir o almoço e a janta minutos antes de começar o preparo pode ser bem desgastante.
Em contrapartida, planejar as refeições com antecedência é um caminho que pode, sim, ser bastante promissor.
Se você já tem “engatilhado” na mente o que precisará fazer em cada refeição, pode ficar mais fácil agir na hora de executar.
Ou ainda, se você já tem bastante preparos feitos previamente, como as carnes congeladas já prontas, isso tudo pode facilitar ainda mais a sua rotina.
Veja qual opção de planejamento das refeições mais agrega valor na sua rotina e considere incluir isso no seu dia a dia.
7. Dicas de organização para mulheres mães: Uma área para cada coisa
Ter um lugar delimitado para cada objeto e item da sua casa também é algo que pode ajudar na organização para mulheres mães.
Afinal, ter que ficar ajuntando brinquedos e objetos, apenas mudando eles de cômodos, pode não ser bem inteligente… Pois quando chegarmos no próximo cômodo, simplesmente estaremos diante da bagunça que foi “movida”, apenas.
Por isso, ter um lugar para cada objeto pode ser muito bom!
Claro que esse processo de selecionar o lugar para cada coisa pode levar tempo. A família vai precisar se adaptar a isso.
Ainda assim, é uma tarefa que, depois de bem incluída na rotina da família, pode trazer bons resultados.
Imagine ter um lugar para cada coisa, reduzir as chances de perder objetos e ter o que precisa sempre à mão por saber exatamente onde está?
Veja mais:Como organizar os brinquedos das crianças? Veja dicas práticas!
Mulher organizando aparador em casa. Foto: Canva.
8. Pequenas atividades ao invés de grandes eventos
Um ponto que podemos pensar, quando o assunto é organização para mulheres mães, é sobre ter momentos para pequenas atividades de limpeza e organização, ao invés de grandes eventos.
O que isso quer dizer?
Pare e pense: será que é melhor tirar o pó dos móveis hoje, e passar pano no chão amanhã, tendo 30 minutos ou uma hora por dia para arrumar, ou investir 8 horas de um único dia para fazer tudo, depois de a casa acumular bagunça e sujeira durante 7 dias?
Bem, o primeiro cenário pode ajudar a manter a casa mais organizada e limpa todos os dias, evitando a necessidade de uma faxina gigante toda semana.
Assim, é possível ter um lar agradável, menos sobrecarga de limpeza e uma melhor organização.
9. Dicas de organização para mulheres mães: Desenvolvimento da flexibilidade
Por fim, as mulheres que buscam dicas de organização para mulheres mães, muitas vezes, não lembram da importância de sermos flexíveis frente à rotina.
Afinal de contas, imprevistos acontecem, a casa suja sim, a bagunça vai aparecer e até esquecimentos de compromissos importantes podem surgir. Faz parte da vida.
Não existe rotina perfeita ou método infalível para uma casa brilhantemente impecável. Se não há como contratar pessoas para fazerem isso, fica inviável atingir esse resultado tendo tantas demandas para organizar e concluir em apenas 24 horas.
Portanto, não se cobre tanto, mamãe. Saiba pedir ajuda e lembre-se de que não há problema nenhum em ter demandas em aberto, enquanto se faz outras coisas… Todo mundo tem seu tempo, seus limites e assim por diante.
Priorize a sua saúde, física e mental, e invista nas nossas diquinhas de organização para mulheres mães!
Veja mais: Como organizar o batizado do bebê: Passo a passo completo!