O que acontece com 16 semanas de gravidez? O feto está progredindo muito e você se sente bem: é hora de fazer uma pausa e talvez fazer uma pequena viagem!

A décima sexta semana de gravidez é um dos melhores momentos da gestação. De fato, a futura mãe se sente melhor e não sente mais nenhum dos sintomas típicos da gravidez, como náusea e exaustão.

Ainda não há outros exames a serem realizados, mas em geral não nessa semana. O único que poderia ser prescrito pelo ginecologista é o exame de sangue, para melhor monitorar os níveis de hemoglobina e prevenir a anemia causada pela deficiência de ferro.

Anemia na gestação: Veja como tratar e prevenir!

Publicidade

16 Semanas de gravidez: a mãe

Uma das novidades mais bonitas da décima sexta semana de gravidez são os movimentos do bebê. De fato, entre a décima sexta e a vigésima semana, a criança começa a se mover cada vez mais.

O primeiro movimento do feto é geralmente muito delicado e muito leve, tanto que as futuras mães muitas vezes acreditam que é simplesmente ar no intestino.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
foto de grávida

Foto: Freepik

Para uma melhor experiência, a melhor coisa a fazer é ficar em decúbito dorsal e colocar as mãos no estômago.

Outro sintoma são as leves contrações que podem ser sentidas no útero. Na realidade, não é nada sério, é simplesmente o corpo da mulher grávida que está se preparando para o parto.

O único aborrecimento que pode ser sentido é um pouco de constipação, que pode ser resolvida pela ingestão de mais fibras.

Publicidade

Também podem aparecer manchas no rosto, por isso é importante proteger a pele do sol usando um creme hidratante e protetor.

Manchas na pele durante a gravidez: como tratar!

16 Semanas de gravidez: o bebê

feto 16 semanas

Foto: Dreamstime

Na décima sexta semana de gravidez, a criança faz um grande progresso. O feto começa a pesar 70 gramas, mede 10 centímetros e suas características são cada vez mais humanas.

Nesse período, a coluna vertebral é vista claramente, mas também os pés, os ossos dos braços e das pernas e o intestino.

Cavidades auriculares e impressões digitais também são formadas. O ultrassom, por outro lado, permite ver o estômago, o cerebelo e a prega nucal.

Publicidade

16 Semanas de gravidez: Exames a fazer

ultrassom

Foto: Freepik

Este é geralmente um período de “descanso”. As visitas ginecológicas das primeiras semanas já foram realizadas, bem como quaisquer investigações adicionais.

Ainda não é hora de reservar o ultrassom morfológico, pois ele é realizado entre as 19 e as 21 semanas de gravidez. Mas novos exames de sangue podem ser prescritos neste momento para identificar quaisquer anemias (deficiência de ferro).

No caso de gestações de risco, o médico pode prescrever exames com maior frequência.

Temas da semana

É hora de ficar em forma

Começando a organizar…