Agora você está com 5 semanas de gravidez, é o início do segundo mês! Você sabia que é então que o pequeno coração do seu bebê começa a se formar?  O segundo mês também é o momento quando a maioria das mulheres fica sabendo que está grávida. Curiosa para saber o que mais acontece nesta semana de gravidez?

Confira para saber mais sobre o desenvolvimento do seu bebê em cinco semanas, os sintomas que você pode ter e as dicas que você precisa lembrar nesta fase!

5 Semanas de gravidez: a mãe

dor

Foto:: Freepik

Na quinta semana de gravidez, os sintomas, que podem ter aparecido na semana anterior, tornam-se mais evidentes.

Publicidade

O corpo está mudando, a mulher pode sentir pequenas cólicas, as glândulas mamárias cresceram e o seio pode ficar um pouco tenso. Até o humor pode mudar: o aumento dos hormônios pode resultar em mudanças repentinas no humor da mulher.

Cólicas na gravidez: o que é normal e quando se preocupar?

Dores de cabeça e náusea podem aparecer (que também podem ser acompanhadas de vômitos) e também um aumento da vontade de urinar, pois o útero está ficando maior e começa a pressionar a bexiga.

5 Semanas de gravidez: sintomas

Primeiramente, você pode se sentir particularmente cansada e sofrer da náusea clássica dos primeiros meses. Por isso, coma alimentos frescos para reduzir o enjoo e beba bastante água.

Essencialmente, você deve beber pelo menos um litro e meio de água por dia para reidratar o corpo, reduzir náuseas e proteger os rins, que funcionam duas vezes mais durante a gravidez.

Os hormônios podem causar alterações de humor e você pode ir do riso às lágrimas em um instante.

Publicidade

Os sintomas da gravidez variam em todas as mulheres, para algumas são mais intensos, já outras não percebem quase nada diferente.

5 Semanas de gravidez: o bebê

feto 5 semanas

Foto: Dreamtime

Com cinco semanas de gestação, o pequeno começa a se desenvolver rapidamente. Sendo assim, isso também marca o período embrionário, quando as principais estruturas começam a se formar. Pois o embrião mede 1,5 a 2,5 milímetros e agora é visível através de um ultrassom transvaginal.

Você sabe pra que serve o ultrassom 3D e 4D?

Os braços e as pernas começam a se formar, as orelhas e os olhos também, e o coração começa a bater. Além disso, a coluna vertebral também está se formando e, no final da quinta semana de gravidez, o tubo neural será fechado: nesse momento, a ajuda do ácido fólico será crucial.

Até os rins são formados na quinta semana de gravidez. Dedos minúsculos e palmados são formados. A placenta é formada para fornecer alimento ao bebê e o trato gastrointestinal e os vasos sanguíneos se desenvolvem.

Publicidade

O bebê, nesse ponto, parece um girino, com uma cabeça enorme e um corpo que ainda precisa ser definido.

Sim! Tudo isso acontece na 5ª semana de gravidez!

Quinta semana de gravidez: curiosidade e dicas

anunciar gravidez

Foto: Freepik

Seguir a dieta certa é muito importante durante a gravidez, mas nem sempre conseguimos realmente controlar o nível de segurança dos alimentos que trazemos para a mesa. Escolha produtos de cultivo e produção orgânica.

Para as náuseas, você pode fazer refeições pequenas e frequentes, comer uma bolacha salgada antes de sair da cama, acupuntura, usar gengibre ou limão na comida.

Ideias de como anunciar a chegada do bebê!

A quinta semana de gravidez representa um momento de grandes mudanças, especialmente emocionais. A mulher descobre que está grávida e, junto com a alegria, também vêm medo e dúvidas sobre o que fazer e sobre o que acontecerá dentro e fora do corpo.

casal-sorridente-mostrando-o-teste-de-gravidez_23-2148354812

Foto: Freepik

Mas nenhuma gravidez é igual à outra, e cada mulher experimenta suas próprias emoções. Por isso, você precisa se cuidar bem.

Então, além de seguir as dicas mencionadas acima, tente estar em um ambiente positivo, cercado por seus entes queridos. Isso ajudará você a ficar feliz, o que é bom para a gravidez e seu bebê.

Temas da semana

Descobrindo a gravidez

Atenção com a saúde