Com 11 semanas de gravidez você está quase no final do primeiro trimestre de gravidez, pode começar a se sentir melhor e o enjoo matinal pode começar a desaparecer. Está chegando o momento de comunicar a todos que você está grávida, porque na próxima semana o risco de um aborto espontâneo é consideravelmente menor.

11 Semanas de gravidez: a mãe

Com a aproximação do segundo trimestre de gravidez, o risco de aborto diminui, assim como os enjoos e as tonturas. O olfato da futura mãe é particularmente desenvolvido e os cheiros que antes eram agradáveis ​​podem se tornar insuportáveis.

Neste ponto da gravidez, a mulher tem um ganho de peso que não deve exceder 500/1000 gramas por mês, totalizando cerca de 2,5 kg desde o início da gravidez, no primeiro trimestre.

ganho de peso na gravidez

Foto: Freepik

Publicidade

Nem todas as mulheres ganham peso neste momento da gravidez e o aumento em alguns casos será registrado apenas nas semanas seguintes. Atenção aos alimentos a serem consumidos: melhor preferir frutas e vegetais frescos e cereais, evitar alimentos gordurosos e limitar os açúcares.

Principais sintomas

  • Apetite é muito forte: Mas é normal, basicamente você está alimentando dois seres humanos, mas tome cuidado para comer melhor e não muito.
  • Falta de ar: O coração bate muito rápido e a pressão aumenta, muitas vezes você pode sentir falta de ar. Relaxe, descanse o máximo possível, desfrute de momentos de tranquilidade.
  • Dificuldade para dormir: É possível que você comece a ter problemas para dormir à noite. A combinação de sobrecarga hormonal, uma necessidade contínua de urinar e do nervosismo pré-maternidade pode deixar até aquelas que nunca estiveram sem sono.
  • No caso de uma primeira gravidez, a barriga ainda não é vista, mas se você já deu à luz, ela pode começar a aparecer.

Leia sobre a Síndrome do Túnel do Carpo: doença comum entre as gestantes

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

11 Semanas de gravidez: o bebê

feto 11 semanas

Foto: Dreamtime

Com 11 semanas de gravidez, a cabeça do feto mede cerca de metade do corpo inteiro, que tem cerca de 3 centímetros de comprimento. Então, a partir desse momento, haverá uma rápida transformação, e o feto dobrará seu comprimento.

Suas unhas estão se formando, a íris está se desenvolvendo e a formação de todos os órgãos internos, que já estão começando a funcionar, está quase completa. Além disso, as pálpebras se formaram quase completamente e protegem os olhos do bebê.

Os primeiros movimentos do bebê se assemelham aos de uma cobra correndo na água ou de um peixinho.

Publicidade

11 Semanas de gravidez: o que é preciso saber

translucência nucal

Foto: Freepik

Entre as semanas 10 e 14, é possível fazer o teste de translucência nucal, que é usado para avaliar a porcentagem de probabilidade de possíveis malformações fetais.

Além disso, neste ponto da gravidez, alguns casais começam a questionar se devem ou não fazer sexo, pois alguns têm medo de colocar a gravidez em risco. Mas a atividade sexual está longe de ser proibida durante os nove meses de gravidez, exceto no caso de prescrições especiais do médico, se houver fatores de risco específicos.

Mesmo o desejo de ter relações pode ir e vir durante a gravidez: é importante conversar sobre isso com seu parceiro e ser capaz de expressar suas emoções sobre o que acontece.

Temas da semana

Dúvidas

Sintomas da gravidez

Publicidade