Você sabe em que período do mês está mais fértil? Veja como entrar em sintonia com seu corpo e descobrir quando é mais provável engravidar. Descubra os sinais de ovulação!

Antes de entrarmos nos sinais da ovulação, é importante saber o que realmente ela é! Então, o que significa ovular?

O que é ovulação?

A ovulação é o momento exato em que o ovário libera um óvulo para que possa ser fertilizado por um espermatozoide.

Tudo começa no início do ciclo menstrual, por meio da intervenção do hormônio folículo-estimulante (FSH). É ele quem estimula o desenvolvimento dos folículos nos ovários, até que um deles se torna o óvulo viável e é liberado.

Publicidade

O tempo de vida do óvulo é de 24 horas, mas o esperma tem uma janela de 6 dias nos quais a fertilização pode ocorrer. É por isso que uma relação sexual alguns dias antes ou mesmo logo depois da ovulação podem resultar numa gestação.

fases do ciclo menstrual

Foto: Freepik

Se o óvulo não for fertilizado dentro de 24 horas após a expulsão, a taxa de estrogênio e progesterona cai no final do ciclo, porque o corpo lúteo é destruído. Por outro lado, se ocorrer, o embrião formado se encarregará de produzir o hormônio hCG, que mantém os níveis de estrógeno e progesterona altos. Aí não há a menstruação e o útero é preparado para o recebimento do feto.

Quando a ovulação realmente ocorre?

Isso depende muito de seu ciclo. Em geral, a menstruação ocorre a cada 28 dias e a ovulação ocorre 14 dias antes da próxima.

Quando o ciclo é mais longo, a ovulação é, portanto, mais tardia. Por ser um processo hormonal, também é muito flutuante e pode ser alterado sob o efeito de uma emoção, um estresse…

Quais são os primeiros sinais de ovulação?

Como você pode saber se está ovulando? Esses são os seguintes sinais:

Publicidade

1 – Seu corpo fica mais frio

mulher com frio

Foto: Freepik

Após a ovulação, a temperatura corporal basal (ou em repouso) aumenta em 0,4-1,0 ° C. Embora esse aumento de temperatura seja geralmente pequeno demais para você notar, você pode detectá-lo com um termômetro preciso. A melhor forma de fazer isso é medindo sua temperatura logo ao acordar e monitorando-a todos os dias ao longo do mês. Quando perceber o aumento, é porque a ovulação aconteceu.

Como a temperatura do corpo aumenta discretamente, a sensação que as pessoas mais sensíveis poderiam ter é a de um pouco de frio (como acontece quando você tem uma febre leve).

2 – Sentidos aguçados

sintomas de ovulação

Foto: Freepik

As mulheres que ovulam às vezes experimentam sentidos intensos. Nossos corpos ficam mais atraídos pelo feromônio masculino e nosso nariz fica mais atento.

Algumas mulheres também notam um aumento do paladar e da visão como alguns dos sinais característicos da ovulação.

Publicidade

3 – Sintomas da dor da ovulação: você pode sentir quando ovula?

sintomas de ovulação

Foto: Freepik

Quando o óvulo desce pela trompa em direção à fertilização, pode causar uma sensação maçante e dolorida no assoalho pélvico ou no abdome inferior. Essa dor dura de alguns minutos a algumas horas.

Esse desconforto ocorre de um lado ou de outro do corpo.

Além disso, algumas mulheres não sentem nada, enquanto outras descrevem uma leve sensação de cãibra ou leve dor abdominal.

Se a ovulação é dolorosa, algo está errado e o problema deve ser tratado por um profissional, pois isso pode indicar um desequilíbrio hormonal, como dominância de estrogênio, deficiência de progesterona ou SOP (Síndrome do Ovário Policístico).

4 – Pequeno sangramento

ovulação sangramento

Foto: Freepik

Embora incomum, um dos sinais de ovulação é que você está sangrando. Sim, algumas mulheres experimentam sangramento leve que ocorre quando o óvulo maduro é liberado do folículo rompido.

Além disso, à medida que o estrogênio do corpo cai levemente, o revestimento uterino diminui um pouco, o que também pode causar sangramento.

Embora não seja vermelho brilhante, você pode notar uma ligeira coloração rosa ou marrom na secreção cervical. Mas lembre que a mancha pode também ter outra origem, como cistos ovarianos (que podem causar pouco ou muito sangramento).

Já o sangramento de implantação é outro: ele ocorre cerca de cinco dias após a ovulação, no caso de ter ocorrido a fecundação, e pode ser confundido com o sangramento da ovulação. Nesse caso, o embrião em formação se fixa à parede do útero, o que pode provocar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos e uma pequena mancha de sangue.

O acompanhamento do seu ciclo em uma calculadora de período fértil ajudará você a saber o que está acontecendo com seu corpo.

5 – Náuseas e dores de cabeça

mulher com náusea

Foto: Freepik

Embora nem toda mulher tenha esses sintomas, ocasionalmente você pode ter dores de cabeça ou náusea durante a ovulação.

Isso ocorre devido às mudanças bruscas e rápidas nos hormônios sexuais. Para mulheres com bom equilíbrio hormonal, esses sintomas desagradáveis ​​não são tão prováveis.

6 – Mudanças na libido

sintomas de ovulação

Foto: Freepik

Como o corpo está dizendo ao seu cérebro que é hora de fazer um bebê, algumas mulheres experimentam um aumento no desejo sexual.

Os altos níveis de estrogênio e testosterona dizem ao seu corpo que você está fértil e você pode chegar a ter um instinto primordial de procriar!

7 – Alterações da posição do colo do útero

Como as alterações no muco cervical, esse é outro sinal de ovulação que todas as mulheres experimentam. Normalmente, o colo do útero fica mais baixo no canal vaginal, fica mais fechado e duro como a ponta do nariz.

Durante a ovulação, no entanto, o colo do útero se modifica e se torna mais alto, mais macio e mais aberto.

8 – Inchaço

O aumento do estrogênio durante a ovulação pode causar retenção de água no organismo. Como resultado, algumas mulheres experimentam inchaço abdominal e até inchaço nos dedos ou pés.

Porém, se as reações forem graves ou dolorosas, consulte um profissional de saúde, pois isso pode indicar algo mais sério.

9 – Seios sensíveis

sintomas de ovulação

Foto: Freepik

Algumas mulheres brincam dizendo que sabem quando vai chover porque seus seios doem. Mesmo que não sejam sensíveis a mudanças no clima, os seios são de fato sensíveis a mudanças hormonais no corpo.

As células e os alvéolos mamários se multiplicam no tecido mamário para se preparar para uma possível gravidez durante a ovulação.

Essas mudanças fazem com que algumas mulheres experimentem dor ou sensibilidade no tecido mamário.

Você já experimentou alguns desses sinais? Quais truques você usou para rastrear sua ovulação e os quais foram os sintomas?