Com 8 semanas de gravidez, você provavelmente está começando a se sentir diferente, mesmo que as alterações externas sejam mínimas. Às vezes, você pode se sentir um pouco cansada e irritada, e isso se deve principalmente a alterações nos níveis hormonais.

Seu bebê está crescendo muito rápido e nesta semana tem um comprimento entre 18 e 22 mm, ou seja, atingiu o tamanho de uma framboesa. A partir deste momento será chamado de feto!

8 Semanas de gravidez: a mãe

gravida

Foto: Freepik

O feto assume cada vez mais espaço. Por isso os órgãos internos da mãe começam a se mover para se adaptar à nova situação.

Publicidade

Dentro do corpo da mãe, o útero está crescendo, pressionando a bexiga e pode aumentar o desejo de urinar.

O jeans pode começar a “encolher” e as camisetas a “encurtar”. Os seios aumentam de tamanho e, nos mamilos, manchas brancas podem começar a aparecer ao redor da aréola: são os chamados Tubérculos de Montgomery.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Durante a oitava semana de gravidez, algumas leves contrações no útero também podem ser sentidas, já que ele está crescendo para dar espaço ao feto em crescimento, enquanto outros órgãos começam a se mover.

Conheça os sintomas das contrações de treinamento!

O sangue, então, aumenta de volume até quase a metade do habitual: de 5,5 litros aproximadamente, atingirá quase 7 litros durante os 9 meses de gestação.

8 Semanas de gravidez: o bebê

feto semana 8

Foto: Dreamtime

Publicidade

Nestas primeiras semanas de gravidez, o embrião cresceu muito. De um grupo de poucas células, ele está lentamente se transformando em uma bebê, em miniatura, com todos os órgãos necessários para sobreviver.

Com 8 semanas de gravidez, o embrião pesa cerca de três gramas, é semelhante a um feijão. Seu filho tem agora entre 18 e 22 mm de comprimento, do tamanho de meia framboesa.

  • A partir da oitava semana, começa a assumir uma forma cada vez mais semelhante à da criança que virá: o nariz e as orelhas são mais visíveis, olhos e pálpebras se destacam lentamente.
  • A partir da oitava semana, o embrião se torna um feto.
  • Durante esta semana, a criança começa a se mover, mesmo que ainda seja muito cedo para você perceber.
  • Durante a oitava semana de gravidez, entre outras coisas, é determinado o sexo do feto. As gônadas do feto tornam-se testículos ou ovários. No entanto, ainda não é possível saber se será menino ou menina. Pois ainda levará pelo menos 12 semanas para saber, por meio da ultrassonografia morfológica, que ocorre durante o segundo trimestre (geralmente por volta da 20ª semana de gestação).

8 semanas de gravidez: sintomas

É provável que, na 8ª semana de gravidez, entre os vários sintomas que você possa ter, mudanças de humor, náusea e fadiga sejam os mais comuns.

A fadiga, frequentemente acompanhada de uma sensação de sono, é normal com 8 semanas de gravidez. Seu corpo está trabalhando duro, mesmo que não seja visível do lado de fora.

Outros sintomas que podem ocorrer na 8ª semana:

  • Tensão na mama
  • Azia
  • Micção frequente
  • Constipação
  • Excesso de salivação

O que você deve saber?

Náusea durante as primeiras semanas de gravidez são muito comuns. Mas em alguns casos, elas se manifestam com tanta intensidade que representam uma verdadeira patologia: nesse caso, estamos lidando com hiperemese gravídica.

Publicidade

As causas que levam algumas mulheres a sofrer de hiperemese gravídica, que se manifesta com náuseas muito fortes e frequentes, acompanhadas de vômitos e perda de peso, não são claras.

Caso esses sintomas sejam encontrados, é aconselhável consultar o seu médico!

Temas da semana

Menino ou menina?

Cuidados na gravidez