Com 9 semanas de gravidez aos sintomas da futura mãe também podem ser adicionados rinite e vertigem. Além disso, pode haver uma sensação irritante semelhante à que ocorre durante um resfriado, ou pode ocorrer algum sangramento leve no nariz.

Nesses casos, falamos de rinite gestacional. Não é um resfriado real, mas uma oclusão ditada pelo aumento da produção de hormônios da gravidez, progesterona e estrogênio. Então, para aliviar o desconforto, vaporizadores naturais ou umidificadores de ambiente podem ser úteis.

Além de náusea e fadiga, a vertigem também pode aparecer. É aconselhável prestar atenção a movimentos bruscos e manter a pressão monitorada para evitar desmaios.

9 Semanas de gravidez: a mãe

contrações

Foto: Freepik

Publicidade

A partir desta semana, o trabalho renal aumenta; lembre-se de beber bastante água.

O útero aumenta e agora tem o tamanho de um pequeno melão. A área sob a região do umbigo torna-se firme.

Com o aumento do útero, você também sentirá cólicas e dores na região abdominal inferior. O útero cresce e se contrai durante a gravidez, e o aperto é conhecido como contrações de Braxton Hicks. Se você notar sangramento vaginal junto com dor, consulte imediatamente seu médico.

Além disso, hormônios como estrogênio e progesterona induzem hipersecreção de muco nas vias nasais causando inchaço e congestão. Tudo isso pode favorecer o aparecimento de rinite gestacional que se manifesta como uma espécie de resfriado persistente, começando mais ou menos a partir do terceiro mês de gravidez.

RINITE GESTACIONAL

Foto: Freepik

Algumas mulheres demonstram desinteresse pelo sexo, enquanto outras relatam mostrar mais interesse.

Publicidade

Dores nas costas e dores de cabeça são comuns na 9ª semana de gravidez. Você provavelmente também experimentará sangramentos nas gengivas e nasais. Desidratação, sensação de inchaço, letargia são todos os outros sinais que você experimenta nessa semana.

Descubra o que pode ser o corrimento na gravidez

9 Semanas de gravidez: o bebê

feto semana 9

Foto: Dreamtime

O sexo foi definido, as gônadas tornaram-se testículos se for menino e ovários se for menina.

Além disso, o processo de ossificação (endurecimento) dos ossos continua, os cotovelos se formam e os dedos dos pés também estão sendo definidos. O feto pode se mover ao longo da parede uterina.

Seu bebê é do tamanho de uma uva que mede 2,3 cm e pesa menos de 2 gramas.

Publicidade

O coração do seu bebê começa a bater por volta do 24º dia. Mas na 9ª semana, ele se divide em quatro câmaras e as válvulas começam a se formar.

O sangue começa a bombear para dentro e para fora rapidamente. Assim, fornece oxigênio e nutrientes ao corpo em crescimento do bebê. Seu coração bate rápido e conta de 160 a 170 batimentos por minuto.

A placenta desenvolvida agora assume a tarefa final de produzir hormônios. O desenvolvimento de partes essenciais do corpo está completo nesta semana de gravidez. Nas próximas semanas, essas partes do corpo são melhor definidas estruturalmente.

9 Semanas de gestação: o que pode acontecer?

mulher estressada

Foto: Freepik

  1. Sensação de fraqueza: Você se sentirá um pouco fraca durante esse período. Você ainda pode sentir fadiga e náusea, mas se sentirá melhor até o final do trimestre.
  2. Senso de culpa: Algumas mulheres na 9ª semana de gravidez podem se sentir culpadas por não conseguirem superar o amor materno. Assim, elas podem até se preocupar que seus sentimentos negativos possam afetar o bebê.
  3. Exaustão: Cansaço e exaustão podem afetar o bebê em crescimento.
  4. Ansiedade: É óbvio que você pode se sentir ansiosa com sua gravidez.
  5. Estresse: Não tente assumir qualquer forma de estresse.

Grávida pode carregar peso? Descubra agora!

Curiosidades sobre a nona semana de gravidez

Preste atenção às infecções do trato urinário, pois os níveis de progesterona aumentam nas mulheres grávidas, o que aumenta o risco de infecções urinária. Esses distúrbios geralmente são acompanhados por um desejo frequente de urinar, micção dolorosa e queimação.

Não subestime o problema e entre em contato com seu médico imediatamente: uma infecção mal tratada pode causar danos graves, como doença renal ou parto prematuro.

Para evitar infecções, é bom beber pelo menos um litro e meio de água por dia, tomar cuidado especial com a higiene íntima e usar roupas íntimas de algodão.

Por fim, reserve algum tempo exclusivamente para si, pois é importante para sua saúde física e emocional durante a gravidez!

Temas da semana

Beleza

Como se cuidar

Saúde