Parabéns! Você está oficialmente no quarto mês de gravidez. Veja o que acontece com seu corpo e feto com 13 semanas de gravidez!

A décima terceira semana marca um ponto de transição para a sua gravidez. Assim, com 13 semanas, você entra oficialmente no quarto mês de gravidez e fecha o primeiro trimestre de gestação. Então, você pode gritar para o mundo inteiro que está esperando um bebê!

Veja como anunciar a gravidez!

Se você sofreu de náusea, ela já deve ter desaparecido. Assim, você se sentirá menos cansada do que no início da gravidez. Você voltará a ficar ativa.

Publicidade

Mas a partir de agora, o ganho de peso se tornará mais evidente. Desse modo, prosseguirá a uma taxa aproximada de 400 gramas por semana, até atingir, se não houver restrições alimentares específicas, um aumento no final da gestação de 9 a 12 kg.

13 Semanas de gravidez: a mãe

grávida de 13 semanas

Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Durante a décima terceira semana de gravidez, o risco de aborto é reduzido e os efeitos da produção hormonal diminuem. Mesmo as náuseas tendem a diminuir.

Além disso, a tensão no peito e na barriga é sentida cada vez mais claramente, e pode ser útil começar a vestir roupas mais confortáveis. A pele começa a “puxar” e pode ficar mais elástica.

Veja como contar sobre a gravidez no trabalho!

Alguns distúrbios do trato gastrointestinal, como constipação, podem começar a surgir. Então, uma dieta saudável e atividade física regular podem ajudar a aliviar o problema.

Publicidade

13 Semanas de gravidez: o bebê

13 semanas de gravidez

Foto: Dreamstime

Agora ele abre os dedos e a boca e está se preparando para se alimentar – o feto bebe o líquido amniótico e seus rins são capazes de metabolizá-lo e eliminá-lo.

Surpreendentemente, o sabor do líquido amniótico muda dependendo do que você come, e o feto começa a descobrir o sentido do paladar. Então cuidado para escolher os alimentos certos!

O feto mede 5 centímetros e é do tamanho de um camarão pequeno ou de uma vagem de ervilha. A cabeça ainda é muito grande e desproporcional ao resto do corpo.

Durante a 13ª semana de gravidez, seu sistema intestinal se formou completamente e seu pâncreas já está produzindo insulina.

As cordas vocais também estão se formando, assim como as pontas dos dedos, e ele está começando a produzir um líquido residual semelhante à urina, que é introduzido no líquido amniótico.

Publicidade

Décima terceira semana de gravidez: o que fazer?

yoga

Foto: Freepik

Você já fez seu primeiro exame ginecológico, ultrassonografia e translucência nucal? Desfrute de descanso e relaxamento. Existe uma grande variedade de opções, de ginástica aquática a yoga.

Esta é a última semana em que é possível fazer o exame para o diagnóstico da síndrome de Down. Ele é realizado durante o ultrassom morfológico, então fique atenta a esse momento.

Além de manter um estilo de vida saudável e ter uma dieta balanceada, é importante manter o peso corporal monitorado para detectar qualquer anormalidade: o ganho excessivo de peso durante o período inicial da gravidez pode causar fadiga excessiva e contribuir para o aparecimento de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

Temas da semana:

Riscos

Diversão

Inovação