Nessa semana sua menstruação não veio e você deve ter feito um teste de gravidez. O teste deu positivo e agora você está com 4 semanas de gravidez!

Durante essa semana o pequeno embrião continua a crescer e comemora seu primeiro mês em seu corpo! Se ainda não fez, é hora de fazer o teste de gravidez, porque agora a produção de hormônios beta Hcg está em andamento.

Teste de gravidez de farmácia: tire todas as suas dúvidas (sim, é seguro!)

4 semanas de gravidez: a mãe

teste de gravidez

Foto: Freepik

Publicidade

Nesse momento, se não houvesse fertilização do óvulo pelo espermatozoide, o corpo da mulher estaria se preparando para a chegada da menstruação.

A produção do hormônio da gravidez, o Beta hCG, começou e a mulher pode experimentar as primeiras alterações, que podem ser confundidas com a chamada síndrome pré-menstrual:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Fadiga
  • Micção frequente
  • Alterações de humor
  • Tensão ou inchaço da mama
  • Cólicas

Durante a quarta semana de gravidez, as mudanças também começam no volume sanguíneo, já que o coração começa a se acostumar a bombear grandes quantidades de sangue em vista do desenvolvimento do feto.

A mulher que suspeita de uma gravidez pode agora realizar um teste de gravidez para confirmar suas dúvidas: a alta sensibilidade dos testes de gravidez no mercado hoje permite estabelecer, desde os primeiros dias da menstruação atrasada, se você está grávida ou não.

4 semanas de gravidez: o bebê

feto 4 semanas

Foto: Dreamtime

Seu bebê está em seu estágio embrionário. Nesta semana, o embrião mede cerca de 2 milímetros de comprimento e é aproximadamente do tamanho de uma semente de gergelim.

Publicidade

Leia sobre o assunto: HCG: tudo sobre o hormônio da gravidez

Uma vez que o embrião se liga ao revestimento uterino, ele começa a produzir um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG). Esse hormônio mantém o revestimento do endométrio e sinaliza ao ovário para não liberar mais óvulos nos próximos meses.

O embrião tem três camadas que posteriormente formam os órgãos e os tecidos do corpo do bebê. Suas funções são:

  • Ectoderma: é responsável pela formação do sistema nervoso e cérebro, pele, unhas, cabelos, glândulas sudoríparas, orelhas, glândulas mamárias e esmalte dos dentes.
  • Mesoderma: forma o sistema circulatório, coração, tecidos conjuntivos, sistema urogenital, esqueleto e músculos.
  • Endoderme: evoluirá para pulmões, sistema respiratório, revestimento do trato gastrointestinal, pâncreas, fígado e tireoide.

Além disso, o saco amniótico começa a se formar para apoiar e amortecer seu bebê. Esse saco é preenchido com líquido amniótico que proporciona um ambiente favorável ao embrião.

Principais dúvidas

4 semanas de gravidez

Foto: Freepik

4 semanas de gravidez são quantos meses?

Se você está grávida de quatro semanas, significa que está no primeiro trimestre e está prestes a completar um mês de gravidez.

Publicidade

Veja como transformar semanas em meses de gravidez

Posso fazer um ultrassom com 4 semanas de gravidez?

Geralmente, um ultrassom não é realizado nesta semana, pois mostra apenas o saco gestacional. Sendo assim, o embrião pode ser detectado apenas algumas semanas após a quarta semana.

Além disso, no caso de gestações múltiplas, são visíveis dois sacos gestacionais distintos (gêmeos fraternos) ou embriões múltiplos em um saco (gêmeos idênticos).

Dicas

teste de gravidez

Foto: Freepik

Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para ter uma gravidez saudável:

  1. Agende uma consulta com o médico.
  2. Beba muita água e mantenha-se hidratada.
  3. Siga uma dieta saudável. Assim, coma alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e proteínas. Além disso, consuma carne magra, cereais, laticínios, alimentos frescos e naturais (frutas e legumes).
  4. Coma pequenas e frequentes refeições para aliviar o enjoo matinal.
  5. Evite o consumo de cafeína e álcool.
  6. Evite alimentos fritos e gordurosos, bem como excesso de alimentos salgados e açucarados.
  7. Não faça dieta ou jejue, porque a falta de nutrientes pode afetar o desenvolvimento fetal.
  8. Converse com seu parceiro sobre suas preocupações e desconfortos. Pois ele entenderá pelo que você está passando e a ajudará a se sentir melhor.
  9. Descanse bem e relaxe.
  10. Não tome nenhum medicamento sem discutir com o seu médico. Se estiver tomando algum medicamento antes de engravidar, informe o seu médico.

Temas da semana

Descobrindo a gravidez!

Sintomas