Com 7 semanas de gravidez, acontece uma coisa surpreendente: o bebê é agora 10.000 vezes maior do que quando foi concebido. Não demora muito para que os primeiros movimentos sejam visíveis no ultrassom.

Se você está na sétima semana de gravidez, ficará satisfeita em saber que agora está terminando seu segundo mês.

Seus hormônios beta hCG atingem seu pico de concentração e isso pode piorar seus sintomas, como vômitos e enjoos matinais. Mas fique calma, em alguns dias você começará a se sentir melhor.

7 Semanas de gravidez: a mãe

Publicidade

Durante a sétima semana de gravidez, o hormônio Beta hCG é produzido em grandes quantidades e como consequência podem afetar o humor e o corpo. A sensação de cansaço e peso nas pernas permanece, a náusea continua a aumentar e a insônia também pode surgir.

Conheça mais sobre a importância do hormônio Beta Hcg

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Seu batimento cardíaco aumenta fisiologicamente; portanto, tente não se cansar demais, pois você pode imediatamente sentir falta de ar.

Além disso, a aréola dos seios começa a aumentar e escurecer e pode ocorrer corrimento vaginal. Se o corrimento vaginal não for branco ou se a quantidade for abundante, é aconselhável entrar em contato com um médico.

Leia sobre corrimento na gravidez

Nessa semana a mãe começará a ter o brilho da gravidez. O hormônio estrogênio pode trazer brilho ao rosto, tornar o cabelo mais espesso e a pele mais macia. Além disso, você poderá ter sonhos estranhos devido à antecipação e medo da gravidez.

Publicidade
retrato-de-um-mulher-feliz-sorrindo_1303-9953

Foto: Freepik

Não há alterações visíveis no tamanho da barriga durante essa semana, porque o bebê ainda é pequeno. No entanto, se já for a segunda gravidez, algumas mulheres começam a mostrar a barriga mais cedo, porque os músculos abdominais ficam esticados e mais fracos durante a primeira gravidez.

Sétima semana de gravidez: o bebê

feto semana 7

Foto: Dreamtime

Durante a sétima semana de gravidez, o embrião atingiu um centímetro. Além dos braços e das pernas, o trato genital está sendo formado, embora ainda não seja possível distinguir o sexo.

O desenvolvimento dos órgãos internos está agora em pleno andamento: o pâncreas, rins, olhos e dentes estão aparecendo lentamente. Um ultrassom destacará o embrião, cujo batimento cardíaco pode ser escutado.

Nessas primeiras semanas de gestação, o ultrassom será do tipo transvaginal, uma vez que o abdominal ainda não seria suficientemente preciso.

Publicidade

Leia mais sobre ultrassom na gravidez

Um ultrassom pode ajudar a detectar dois batimentos cardíacos distintos em caso de gravidez gemelar. Os bebês gêmeos são de tamanho menor em comparação aos bebês únicos.

7 Semanas de gravidez: sintomas

mulher com espinha

Foto: Freepik

A fadiga pode ser constante, portanto descanse assim que tiver oportunidade e beba pelo menos 1,5 litros de água por dia. Cuide da sua dieta e preste atenção ao risco de toxoplasmose, cozinhe a carne com cuidado e lave bem os vegetais, adicionando um pouco de bicarbonato de sódio ou um desinfetante de alimentos.

A concentração de hormônios Beta Hcg é mais alta e isso pode levar a um aumento de enjoos matinais. Tente nunca ficar com o estômago vazio, mantenha sempre alguns lanches na sua bolsa e, de manhã, antes de se levantar, coloque um biscoito seco na boca.

Foto: Freepik

Aqui estão os sintomas da sua gravidez nesta semana:

  • Enjoo matinal
  • Perda de peso, porque você pode não querer comer muito devido os enjoos
  • Acne devido a alterações nos níveis hormonais
  • Seios inchados e sensíveis
  • Micção frequente
  • Fadiga e tontura
  • Desejos de comida e aversão alimentar
  • Sangramento nas gengivas
  • Dor de cabeça

Não é necessário que você tenha todos esses sintomas. Algumas mulheres podem não ter nenhum deles, o que é normal. Ainda assim, se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu médico.

Dicas para a 7ª semana de gravidez

  1. Aumente a ingestão de ferro: devido ao aumento da demanda por suprimento de sangue, você tem risco de anemia (causada devido à deficiência de ferro). Inclua alimentos ricos em ferro, como vegetais de folhas verdes e carne em sua dieta.
  2. Suplementos pré-natais: Tome-os conforme prescrito pelo seu médico. Eles ajudam a atender a dose diária recomendada de nutrientes essenciais, como ácido fólico, ferro, vitaminas do complexo B e minerais vitais.
  3. Uma caminhada diária de 30 minutos ou mais é uma atividade física moderada que você pode começar a fazer.
  4. O yoga é benéfico, mas faça-o sob supervisão de especialistas.

7 Semanas de gestação são quantos meses?

A sétima semana de gravidez significa que você está no segundo mês e no primeiro trimestre.

Temas da semana

Cuidados na gravidez

Saúde