O enjoo matinal durante a gravidez é tipicamente um dos sintomas mais relatados pelas mulheres. Até 70% das mulheres grávidas experimentam enjoo em algum momento durante o início da gestação. Por isso, se você tem sentido esse sintoma, fique tranquila: é apenas seu corpo se adequando ao desenvolvimento do bebê.

O enjoo matinal não é apenas conhecido por ser um dos primeiros sinais de gravidez, mas também é um sintoma comum durante todo o primeiro trimestre.

Embora seja definitivamente uma sensação desconfortável, a boa notícia é que não é prejudicial a você ou a seu bebê, e muitas vezes é percebido como uma indicação de uma gravidez saudável.

Causas da náusea na gravidez

A causa da náusea durante a gravidez não é completamente compreendida. No entanto, parece estar relacionada à produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG).

Publicidade

Comumente chamado de hormônio da gravidez, esse é o hormônio que o embrião começa a produzir quando se liga ao revestimento uterino, depois da fertilização.

Existem também outras teorias sobre o que causa náusea durante a gravidez. Outros fatores contribuintes poderiam ser:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Estrogênio: é outro hormônio que aumenta durante a gravidez precoce e pode contribuir para a náusea.
  • Estômago sensível: há pessoas que naturalmente têm o sistema digestivo mais propenso à sensibilidade. Essas mulheres podem notas uma piora quando o corpo se adaptar às mudanças da gravidez.
  • Stress ou fadiga: são capazes de provocar uma reação física dentro do corpo, levando a náuseas e vômitos.

Possíveis complicações do enjoo matinal

enjoo matinal

Foto: Freepik

Náuseas e vômitos podem facilmente causar perda de apetite. Muitas mulheres grávidas temem que isso prejudique seus bebês. Mas a verdade é que o problema geralmente não é prejudicial para o desenvolvimento do feto.

Por outro lado, para algumas mulheres grávidas, a náusea causa vômitos graves e perda de peso. Esta condição é chamada hiperêmese gravídica. Ela causa desequilíbrios eletrolíticos e perda de peso não intencional da gestante. Por isso, se não for tratada, essa condição poderá prejudicar seu bebê.

Portanto, mulheres que experimentam enjoos matinais muito além dos primeiros 3 a 4 meses de gravidez devem conversar com seu médico. Procure também ajuda se você não estiver ganhando peso durante a gravidez. Contudo, ligue imediatamente para o seu médico se apresentar os seguintes sintomas (que podem indicar a ocorrência da hiperêmese):

Publicidade
  • Incapacidade de manter os alimentos;
  • Febre;
  • Micção infrequente com pequenas quantidades de urina de cor escura;
  • Tonturas;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Náusea severa dentro do segundo trimestre;
  • Sangue no vômito;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Dor abdominal;
  • Sangramento

As crises graves de enjoo matinal geralmente requerem hospitalização. A hiperemese gravídica geralmente requer fluidos intravenosos (IV) para reidratação, por isso é necessária a internação hospitalar.

Quanto tempo dura o enjoo matinal na gravidez?

enjoo matinal

Foto: Freepik

O enjoo matinal durante a gravidez geralmente ocorre entre a quarta e a sétima semana de gravidez, mas pode começar já na terceira e seguir até a décima semana.

Ele varia de acordo com a pessoa e a gravidez. Portanto, é impossível especificar a duração exata do enjoo matinal. Para a maioria das mulheres, os episódios são muito mais fracos ou desapareceram completamente até a 20ª semana.

O enjoo matinal na gravidez é um bom sinal?

Em geral, a náusea na gravidez é considerada um sinal de boa gestação. Dito isto, a ausência dela não significa uma gravidez ruim.

Estudos indicam que o risco de aborto espontâneo é um pouco menor em mulheres que experimentam náusea durante o primeiro trimestre da gravidez.

Publicidade

O enjoo matinal é mais intenso quando a mulher está grávida de gêmeos?

enjoo matinal

Foto: Freepik

As mulheres grávidas de gêmeos costumam relatar enjoos mais graves do que nas gestações únicas.

Segundo os pesquisadores, o nível de hormônios responsáveis ​​pelo enjoo matinal durante a gravidez é muito maior entre as mulheres que estão esperando gêmeos. Isso pode aumentar os sintomas de náusea ou até causá-la em mulheres que não sofreram do problema em gestações anteriores.

O enjoo matinal pode durar o dia todo ou só ocorre pela manhã?

O enjoo matinal na gravidez pode ocorrer a qualquer hora do dia, mesmo que geralmente ocorra de manhã. Assim, não é incomum que o enjoo dure várias horas e se estenda até o meio do dia, ou mesmo durante todo o dia.

A náusea pode surgir em diferentes momentos, provocada por certos cheiros ou atividades específicas. E assim como aparece repentinamente, pode desaparecer e reaparecer novamente.

Portanto, é melhor identificar os gatilhos de seu enjoo e evitá-los. Se a náusea persistir durante a maior parte do dia, consulte o seu médico.

Quando o enjoo é mais forte?

Em média, ele é mais forte entre a quarta e a sétima semanas de gravidez. Na maioria das mulheres, o desconforto piora durante as longas fases entre as refeições (do jantar ao café da manhã, por exemplo) ou depois de comer um prato rico em gordura ou difícil de digerir.

O enjoo matinal dá uma indicação do sexo do bebê?

Vários estudos indicam que mulheres com hiperemese gravídica (uma forma grave de enjoo) têm uma probabilidade ligeiramente maior de ter uma menina do que um menino. Segundo alguns estudos, 53 a 56% das mulheres grávidas de meninas têm náusea forte.

A ausência de náusea aumenta o risco de aborto?

enjoo matinal

Foto: Freepik

Alguns estudos mostram que mulheres com enjoo matinal têm menor risco de aborto.

O risco de aborto espontâneo é um pouco menor em mulheres com náusea, mas a ausência delas não deve causar medo a esse respeito.

Como tratar o enjoo matinal durante a gravidez?

As sugestões a seguir são benéficas para tentar colocar em prática assim que descobrir que está grávida. Confira!

  • Primeiramente, evite alimentos e cheiros que desencadeiam seu enjoo matinal.
  • Mantenha biscoitos ao lado da cama e coma alguns antes de se levantar.
  • Reserve algum tempo para a digestão e levante lentamente quando estiver pronta.
  • Coma refeições menores com mais frequência ao longo do dia, em vez de três refeições grandes.
  • Beba menos água/líquidos com as refeições.
  • Coma alimentos mais secos e simples, como arroz branco, torradas ou uma batata assada comum, em vez de alimentos mais gordurosos e cremosos.
  • Mantenha os quartos bem ventilados ou com um ventilador por perto para facilitar a respiração. Se nenhuma dessas opções for possível, reserve um tempo para sair e tomar um ar fresco.
  • Descanse bastante; escute seu corpo quando estiver se sentindo cansado e tente deitar-se.
  • Cheire gengibre ou limão ou beba uma limonada, o que pode ajudar a aliviar a sensação de enjoo.
  • Converse com seu médico sobre as vitaminas pré-natais que você está tomando, pois muito ferro pode causar náusea.
  • E, por fim, pergunte ao seu médico sobre como tomar um suplemento de vitamina B-6, que comprovadamente ajuda a reduzir náuseas e vômitos.

Lembre-se: se o enjoo persistir, entre em contato com seu médico!