“Para saber se você está grávida é fácil: se a menstruação não vier, é porque está!”. Provavelmente você já ouviu essa frase, mas ela não é totalmente verdadeira. Para muitas mulheres, o início da gestação se manifesta de outra forma. Mas, afinal, quais são os sintomas de gravidez no primeiro mês de gestação? É sobre esse assunto que falo no post de hoje!

sintomas de gravidez no primeiro mês
Imagem: 123RF

Por incrível que pareça, o primeiro sintoma de gravidez que percebi foi falta de ar, acredita? Por alguns dias cheguei sem fôlego ao topo da escadaria que costumava subir todos os dias. Inclusive me perguntei se havia algo errado, até que descobri que estava grávida e associei uma coisa à outra. Como no início da gestação há um esforço enorme da gestante para se adaptar à nova vida que se desenvolve em seu útero, parte da energia (e do oxigênio!) é deslocada mesmo!

Mas vamos os sintomas de gravidez no primeiro mês que são mais comuns à maioria da gestantes? A seguir eu conto quais são eles.

Veja também: Engravidar menstruada – é possível?

Publicidade

Sintomas de gravidez no primeiro mês: dos comuns aos incomuns!

  • Sangramento vaginal (sim, sangramento!). Muitas mulheres confundem o sangramento da nidação (que é a fixação do embrião no útero) com o sangramento da menstruação (como já expliquei direitinho nesse post aqui). Entretanto, o sangramento da nidação é em quantidade bem menor do que o convencional, geralmente como uma borra de coloração marrom.
  • Cólicas. Quando há a nidação do embrião, além do sangramento podem ocorrer cólicas, semelhantes às menstruais. Eu tive cólicas no início e no fim da gestação.
  • Cansaço ou sonolência. São decorrentes das mudanças hormonais que ocorrem no corpo da gestante, como já falei nesse post aqui. Eu demorei algumas semanas para sentir, e só notei mesmo perto do fim do primeiro mês de gestação.
  • Dor de cabeça. Como há aumento do sangue circulante, algumas mulheres relatam dores de cabeça no início da gestação, sendo esse um dos sintomas de gravidez no primeiro mês mais comuns. Veja mais sobre dores de cabeça na gestação nesse post aqui.
  • Mamas aumentadas. Tem muitas mulheres que relatam o aumento do peito, ou a sensação de que ele está inchado no início da gravidez. O problema é que o sintoma é comum também no período pré-menstrual, o que confunde muitas mulheres. Se apenas o peito aumentou, sem nenhum outro sintoma, pode ser que a menstruação tenha apenas atrasado e esteja chegando.
  • Enjoos. Há muitas mulheres que ficam enjoadas logo que ficam grávidas (veja aqui como aliviar os enjoos). Mas o mais comum mesmo é que esse sintoma só aumente consideravelmente no fim do primeiro mês de gestação.
  • Menstruação atrasada. Claro que esse é o sintoma de gravidez no primeiro mês clássico, e aquele que geralmente leva uma mulher a fazer o exame de gravidez. De fato, se você teve relações com chances de gravidez e a menstruação não vem na data correta, convém comprar um exame de farmácia e realizar o teste.

Veja também: Teste de gravidez com sal é seguro? Especialista responde (e vai te surpreender!)

Com o avanço da gravidez você sentirá outros sintomas de gravidez (alguns até muito bacanas, como o aumento do brilho dos cabelos, que também param de cair. Aqui eu falo sobre sinais da gravidez maravilhosos, dos quais você vai sentir saudades).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja também: Sinais divertidos de que você está pronta para ser mãe!

Agora que você já sabe quais são os principais sintomas, vem dar uma espiada no vídeo em que falo sobre esse assunto a seguir!