Você está esperando o primeiro filho ou se preparando para a gestação? Pois se chegou o momento de reunir informações sobre o nascimento do bebê e as contrações de parto, tem algo que você precisa saber: afinal, como é sentir que está na hora de o bebê nascer? As contrações indicam que a criança está chegando, mas você sabe quais são os sinais delas?

A verdade é que a sensação causada pelas contrações de parto pode variar bastante, manifestando-se em cada mulher de uma maneira diferente. Mas, no geral, essas dores se concentram no inferior do abdômen e nas costas, uma vez que o útero está contraindo e relaxando, preparando-se para empurrar o bebê.

Quer saber mais como as contrações de parto acontecem? A seguir confira 4 sinais que podem indicar que essas sensações começaram (e que o seu filhote está prestes a chegar ao mundo!).

mulher sentindo contrações do parto

mulher sentindo contrações do parto. Foto: Freepik

Publicidade

Minha experiência pessoal

Antes de contar quais são os sintomas clássicos das contrações de parto, quero contar minha experiência pessoal  no nascimento de Catarina. Diferente do que eu achava que iria acontecer, as contrações não antecederam o rompimento da bolsa: ou seja, primeiro ela estourou, e só depois de mais de uma hora é que as contrações começaram.

E o que eu senti? Primeiro uma cólica muito leve, quase imperceptível. Essa sensação foi ficando mais frequente e aumentando de intensidade, até que não havia mais dúvidas de que eu havia entrado em trabalho de parto.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Cólicas menstruais fortes

Muitas mulheres relatam que a sensação das contrações de parto é a mesma durante a menstruação: de cólica. A relação não é à toa, já que aqui o útero também está contraindo e relaxando.

Uma diferença é que, quando a “cólica” dá indícios da chegada do bebê, ela fica forte e frequente. Ou seja, a dor vai e vem, durando alguns segundos em intervalos médios de 20 minutos, que diminuem à medida que a intensidade da contração aumenta.

gestante sentindo dor

gestante sentindo dor. Foto: Freepik

Publicidade

Cãibra muscular

Já que estamos falando da contração do útero, você pode sentir como se fosse uma cãibra dentro da barriga (tem gente que diz que o “útero dá um nó”) quando está chegando a hora de o bebê nascer. É que essas contrações, bem fortes, ajudam a colocar o filhote na posição para o parto.

Dor de gases

Mais um relato comum das gestantes é que, justamente por causa desses movimentos internos para fazer a criança nascer, a barriga fica endurecida. E é a mesma sensação que aparece quando há retenção de gases e é preciso eliminá-los. Então anote: a dor de gases, se não aliviada depois de ir ao banheiro, é mais uma sensação que pode ser indício das contração de parto.

Calafrios

Para acompanhar essas sensações, muitas mulheres ainda sentem calafrios. O que não é tão incomum, afinal, a gestante está passando por uma série de movimentos intensos, repetitivos e dolorosos. Além disso, as contrações de parto podem ser sentidas junto com esses calafrios.

gestante com a bolsa estourada

gestante com a bolsa estourada. Foto: Freepik

Publicidade

E quando eu sei que chegou a hora?

Ficar atenta a todos esses sinais é muito importante. E, para se certificar de que realmente chegou a hora do bebê nascer, fique de olho na frequência das contrações.

Se essas sensações começaram fracas e espaçadas e foram ficando mais frequentes e intensas com o passar do tempo, atenção! Uma média, por exemplo, de três contrações de cerca de um minuto a cada 10, indica que o trabalho de parto começou!

A diferença entre as contrações de parto naturais e induzidas

Como disse no início do post, eu comecei a sentir as contrações de parto apenas um tempo depois do rompimento da bolsa, já a caminho do hospital. Quando dei entrada na maternidade, descobri que estava com apenas 1 cm de dilatação, e seria necessário esperar até que o colo do útero dilatasse para o nascimento da minha filha.

Algumas horas depois, como não havia evolução da dilatação, o médico recomendou a indução de contrações com ocitocina, e nesse momento eu vi estrelas, literalmente! As contrações induzidas são muito mais dolorosas do que as naturais, e realmente desconfortáveis (mas podem ser necessárias em alguns casos).

No meu caso, a tentativa não resultou em maior dilatação (cinco horas após a indução o colo tinha abertura de apenas 2,5cm), e a equipe médica recomendou que o parto seguisse por meio de uma cesariana.

mulher grávida sentindo contrações

mulher grávida sentindo contrações. Foto: Freepik

O que são as contrações reais do parto?

As contrações reais acontecem quando seu corpo libera um hormônio chamado oxitocina, que estimula a contração do útero. Eles são um sinal de que seu corpo está em trabalho de parto:

  • Para muitas mulheres, as contrações reais começam por volta da 40ª semana de gravidez.
  • As contrações reais que começam antes da 37ª semana podem ser classificadas como parto prematuro.

As contrações reais comprimem a parte superior do útero para empurrar o bebê para dentro do canal do parto, em preparação para o parto. Eles também afinam o colo do útero para ajudar o bebê a sobreviver.

A sensação de uma verdadeira contração foi descrita como uma onda. Ou seja, a dor começa baixa, aumenta até o pico e, finalmente, diminui. Se você toca seu abdômen, fica difícil durante uma contração.

Você pode dizer que está em trabalho de parto verdadeiro quando as contrações estão uniformemente espaçadas (por exemplo, cinco minutos de intervalo) e o tempo entre elas fica cada vez mais curto (três minutos de intervalo, depois dois minutos, depois um). As contrações reais também ficam mais intensas e dolorosas com o tempo.

Existem outras pistas de que você está em trabalho de parto, incluindo estas:

  • Você pode ver uma aglomeração de muco rosado ou com sangue ao usar o banheiro. Isso é chamado de “show sangrento”.
  • Você pode sentir que o bebê “caiu” mais para baixo em sua barriga.
  • Você pode experimentar vazamento de fluido de sua vagina. Este é um sinal de que sua “água” (uma bolsa de líquido chamada bolsa amniótica) estourou.
gestante em trabalho de parto no hospital

gestante em trabalho de parto no hospital. Foto: Freepik

O que fazer se você estiver tendo contrações

Contrações que só aparecem de vez em quando são mais prováveis ​​de Braxton-Hicks. Mas se eles começarem a vir regularmente, marque-os por cerca de uma hora. Se eles ficarem mais fortes ou mais próximos, você provavelmente está experimentando um verdadeiro parto.

Quando eles estão com cerca de cinco ou seis minutos de intervalo, provavelmente é hora de pegar sua bolsa e ir para o hospital.

Se você não tiver certeza se está realmente em trabalho de parto, chame seu médico ou vá ao hospital de parto. Então, é melhor procurar ajuda médica, mesmo que seja um alarme falso.

No entanto, é especialmente importante ir ao hospital se você estiver com menos de 37 semanas de gravidez, se as contrações forem especialmente dolorosas ou se a bolsa estourar.