Por volta das 18 semanas de gravidez você começa a se sentir mais bem disposta, pois os enjoos deixam de ser tão frequentes e o sono também diminui um pouco.

Ao mesmo tempo você começa a se sentir “mais grávida” pois muitas vezes nesse período já é possível sentir um pouco a movimentação do seu bebê.

Com relação ao bebê, nas 18 semanas de gravidez, o desenvolvimento se dá intensamente dentro da barriga da mãe. Seus olhinhos e ouvidos estão cada vez mais desenvolvidos.

Se você quer saber mais sobre as 18 semanas de gestação continue aqui e acompanhe os detalhes sobre as mudanças pelas quais você pode passar e o desenvolvimento do seu bebê.

Publicidade

18 semanas de gravidez: a mãe

Primeiramente, às 18 semanas de gravidez, o útero gravídico estará posicionado cerca de 2 cm abaixo do umbigo. Portanto a sua barriga começará a aparecer mais nesse período.

Devido ao crescimento da barriga, pode ser que você tenha coceiras na pele, mas elas podem ser minimizadas com o uso de cremes e óleos específicos para gestantes.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
coceira na pele

Foto: Freepik

Além disso, nas 18 semanas de gravidez, pode ocorrer o aparecimento de espinhas e manchas, sobretudo em seu rosto. Então, não se esqueça de usar um bom protetor solar para evitar as manchinhas.

Apesar de você provavelmente estar se sentindo melhor com relação aos enjoos e estar mais bem disposta, pode ser que comece a apresentar tonturas.

Veja como tratar coceiras na pele na gravidez!

Publicidade

Como o seu coração precisa trabalhar mais do que ele está acostumado e o útero começa a comprimir as veias do abdômen, podem ocorrer até mesmo desmaios, então cuidado ao se levantar!

No mais, descanse sempre que for possível, deitando-se sobre o lado esquerdo do corpo para facilitar a circulação.

18 semanas de gravidez: o bebê

feto 18 semanas

Foto: Dreamstime

No início do quinto mês de gestação os movimentos do seu bebê começam a ser percebidos mais facilmente, apesar de ainda serem sutis.

Com relação ao desenvolvimento fetal, essa fase das 18 semanas de gravidez é marcada principalmente pelo desenvolvimento auditivo do feto. Portanto nessa fase seu bebê começa a ouvir os seus batimentos cardíacos, a passagem de sangue em suas veias e logo ouvirá também a sua voz.

Leia mais: Como se preparar para amamentar: as novas recomendações

Publicidade

Mas existem muitos outros marcos nessas 18 semanas de gravidez, afinal, o seu bebê se desenvolve intensamente na proteção de seu útero. Veja as principais mudanças:

  • A visão agora é mais sensível, e o feto começa a responder aos estímulos luminosos vindos de fora da barriga da mãe;
  • Apesar de o bebê não respirar verdadeiramente dentro do líquido amniótico, ele já faz movimentos respiratórios com seu tórax;
  • A gordura começa a se depositar nos dedos do bebê, originando as impressões digitais;
  • Alguns componentes importantes do sistema digestório, como glândulas e o intestino grosso, começam a se desenvolver;
  • Inclusive é nessa fase que inicia-se a formação do mecônio, junção de líquido amniótico, células mortas e secreções. Então pode-se dizer que essas são as primeiras fezes do seu bebê.

Coisas a saber

menino ou menina

Foto: Freepik

Por volta das 18 semanas de gravidez o médico deve pedir um ultrassom para que seja verificado se a gestação vai bem. No exame pode ser possível descobrir o sexo do bebê, se ele estiver em uma posição favorável.

Apesar de parecer um pouco cedo, a gestação passa rápido e é ideal que você comece a escolher a maternidade em que dará à luz agora.

Por fim, nas 18 semanas de gravidez, aproveite a boa disposição para colocar a mão na massa e se dedicar ao quarto do bebê e seu enxoval. Você pode se divertir muito com isso!

Temas da semana