A incrível jornada da gravidez começa na primeira semana de gravidez: um período mágico em que a mulher ainda não está grávida, já que a menstruação nem atrasou ainda.

Precisamente por esse motivo, o primeiro dia de gravidez é calculado somente após a primeira ultra-sonografia e geralmente é feito para coincidir com o primeiro dia da última menstruação.

Primeira semana de gravidez: a mãe

Na primeira semana de gravidez, o óvulo ainda não foi fertilizado e o espermatozoide ainda nem começou sua jornada.

tabelinha de período fértil

Foto: Freepik

Publicidade

A primeira semana é contada a partir do primeiro dia da última menstruação, que, por um bom tempo, também será a última.

10 sinais (divertidos) de que você está pronta para ser mãe

Neste momento, o óvulo está se preparando para passar dos ovários para as trompas de falópio, e assim, na hora certa receber o espermatozoide.

Levará 14 dias para que isso aconteça: neste período de tempo, o corpo está aumentando a produção de um hormônio, chamado FSH (estimulador de folículos).

engravidar

Foto: Freepik

Primeira semana de gravidez: o bebê

Nesta fase, o óvulo ainda não foi fertilizado, mas o caminho para o nascimento começa aqui. Para isso, é importante que a futura mãe comece a cuidar de seu bem-estar e de sua saúde.

Publicidade

Os médicos geralmente aconselham as gestantes a começar a tomar ácido fólico a partir da primeira semana de gravidez.

Essa substância é de fato essencial para evitar a formação de defeitos no tubo neural do feto (por exemplo, espinha bífida).

Sintomas

Durante a primeira semana de gravidez, o corpo começa a mudar e a se preparar para a gestação e a amamentação. Mas essa mudança é imperceptível e acontece na mulher sem que ela perceba.

Descubra 5 Apps para engravidar

mulher feliz

Foto: Freepik

O primeiro sintoma de gravidez diz respeito ao nível de estrogênio, que aumenta. Os níveis de progesterona, o hormônio responsável pela prolactina pelas principais alterações que ocorrem durante a gravidez, também aumentam.

Publicidade

Certamente ainda é muito cedo para ter os sintomas mais clássicos e conhecidos da gravidez, como náuseas ou cólicas abdominais ou outros sintomas. E certamente é cedo para fazer um teste de gravidez, também porque oficialmente você ainda não tem um atraso no seu ciclo menstrual.

Primeira semana de gravidez: coisas a saber

exercícios

foto: Freepik

Desde esses primeiros momentos, é importante que uma mulher que está se preparando para uma gestação adote comportamentos e hábitos saudáveis:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Consumir alimentos saudáveis (frutas e legumes);
  • Mulheres que fumam devem parar de fumar;
  • A ingestão de álcool e drogas deve ser evitada principalmente durante o período de gestação.

Leia mais: Método Billings: como usá-lo para engravidar (ou evitar uma gravidez)

Você sabia?

  • É o esperma que determina o sexo do bebê. Cada homem contém um cromossomo X e um Y em suas células, enquanto cada mulher tem dois cromossomos X. Durante a produção dos gametas (espermatozoide e óvulo), os pais doam apenas um de seus cromossomos.
  • Portanto, tudo depende de qual cromossomo está no espermatozoide que fecunda o óvulo: se for um Y, um menino está chegando; se, ao contrário, for um X, uma menina está chegando.

Temas da semana

Preparos para engravidar