A tabelinha de período fértil é a aliada de muitas mulheres que desejam engravidar. Afinal, com ela é mais fácil saber em quais dias ocorrerá a ovulação e, assim, planejar o ato sexual.

Esse método é baseado em cálculos que levam em consideração informações sobre o ciclo menstrual da mulher, bem como a última menstruação. Somente com esses dados é possível ter um resultado mais próximo ao real.

Que tal saber mais sobre o assunto? A tabela de período fértil poderá te ajudar a realizar o sonho de uma gravidez!

O que é a tabelinha de período fértil

tabelinha de período fértil

Foto: Freepik

Publicidade

De fato, a tabelinha é um método contraceptivo comportamental. Ela também é chamada de Ogino-Knaus e indica quais são os dias em que a mulher está no período fértil.

Sobretudo, a tabela considera que um ciclo pode durar de 21 a 40 dias, sendo o mais comum que dure 28. Ou seja, há um intervalo de 21 a 40 dias entre o início de uma menstruação e outra. Assim, supõe-se que haja um período fértil nesse intervalo, depois do término dos dias de sangramento.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O período menstrual se inicia no primeiro dia da menstruação. É por isso, inclusive, que ao começar a ingerir os comprimidos anticoncepcionais é recomendado que se inicie no primeiro dia do ciclo. Afinal, o método precisa se ajustar ao seu organismo.

Desta maneira, lá pela metade do ciclo, por volta do 12º dia, se inicia a ovulação. Esse período pode durar, geralmente, até o 16º dia.

É com base nesses dados, junto aos dados do ciclo da mulher, que o cálculo é feito. Que tal entendê-lo melhor? Siga a leitura!

Como utilizar a tabelinha de período fértil

tabelinha de período fértil

Foto: Freepik

Publicidade

Para utilizar a tabelinha, você deverá conhecer muito bem o seu ciclo menstrual. Assim, é recomendável que você anote as informações dos 6 últimos meses.

É somente com essas informações que você saberá de quantos dias é o seu ciclo, se ele é regulado ou não, etc. Esses dados são, sem dúvida, muito importantes para definir com maior precisão o período fértil.

Quando você tiver as informações dos seus 6 últimos ciclos em mãos, faça o seguinte:

  • Pegue o seu ciclo mais curto dentre esses 6 ciclos e tire 18. Assim, você saberá o início do seu período fértil. Por exemplo: o seu ciclo mais curto é de 23 dias. Assim, 23 – 18 = 5. Desta forma, o início do seu período fértil é no 5º dia! Isso explica por que algumas mulheres podem engravidar nos últimos dias de menstruação!
  • Veja qual foi o ciclo mais longo dentre os 5 ciclos restantes e subtraia 11. Com essa conta, você terá o final de seu período fértil. Por exemplo, considere que o seu ciclo mais longo é de 31 dias. Assim, 31 – 11 = 20. Por essa conta, é possível concluir que o final do período fértil é no 20º dia.

No caso de ciclos desregulares, anote os 6 últimos meses e compare o ciclo mais longo ao mais curto. Caso haja uma diferença de dias maior que 10, a tabelinha poderá não dar certo para você.

Ex: Caso o seu maior ciclo seja de 38 dias e o menor de 21, faça a conta de 38 – 21. O resultado é 17 dias. Ou seja, a tabela poderá não funcionar para você.

Quais são os sinais de ovulação?

dor

Foto: Freepik

Publicidade

Caso você esteja insegura com relação à tabelinha para o período fértil, saiba que há outras maneiras de reconhecer o momento da ovulação. Isso porque o seu corpo manda sinais notáveis do que está acontecendo, basta saber como identificá-los.

A libido é maior

No período de ovulação a libido da mulher aumenta de maneira considerável. Nesse período, também, o prazer na hora H é bem maior do que em outros momentos.

Há a presença de muco

Porém, vale destacar que ele não aparece em todos os ciclos. Vale apenas como um alerta a mais para saber se está ou não ovulando. O “corrimento” que indica a ovulação é transparente. Geralmente, ele é descrito como sendo semelhante à uma clara de ovo.

Pequenos desconfortos no ovário

Outro grande sinal de que há ovulação, além do positivo lá na tabelinha, é a famosa fisgada. Na verdade, tratam-se de fisgadas leves que podem surgir em um ou em ambos os lados do ovário.

No entanto, é apenas um leve desconforto. Caso sua dor seja forte, é altamente recomendável que você procure um médico ginecologista.

Temperatura basal mais alta

Calma, você não tremerá de frio durante seus dias férteis. Afinal, essa diferença na temperatura só é perceptível através do uso de um termômetro.

Geralmente, logo depois que a mulher ovulou, sua temperatura basal aumenta 0,5ºC. Porém, essa diferença é melhor detectada ao acordar, quando o corpo está em estado de descanso e ainda não efetuou movimentos que interfiram na temperatura corporal.

A tabelinha de período fértil é confiável

tabelinha de período fértil

Foto: Freepik

A tabelinha do período fértil é confiável. Porém, ela não deve ser utilizada para a prevenção de uma gravidez. Afinal, ela apresenta falhas, por ser considerada como um método contraceptivo comportamental.

Vale salientar, também, que a tabela de período fértil não fornece, com exatidão, os dias nos quais a mulher estará ovulando. Na verdade, ela mostra um período aproximado, no qual há uma maior probabilidade de ocorrer a ovulação e uma fecundação.

Por isso, ela não deve ser considerada como um método contraceptivo. Somente ela não é eficaz para evitar uma gravidez indesejada. Nesse caso, a melhor pedida é a camisinha e a pílula anticoncepcional.

Além disso, a tabela pode até prevenir a gravidez. Porém, ela não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Por isso o uso do preservativo é tão importante.

Use a tabelinha de período fértil para aumentar as suas chances de engravidar

grávida

Foto; Freepik

A tabelinha de período fértil pode ser uma grande pedida para aquelas mulheres que desejam engravidar logo. Através dela é possível saber quais os mais prováveis dias de ovulação.

Vale lembrar, no entanto, que esse método não é eficaz para prevenir uma gravidez, nem mesmo doenças sexualmente transmissíveis. Para este fim, é essencial o uso de um método contraceptivo mais seguro, como o preservativo e a pílula anticoncepcional.

Além disso, como foi mencionado no artigo, nem todas as mulheres que possuem um ciclo irregular podem usar esse método contraceptivo comportamental. Afinal, o cálculo considera diversos dados que se tornam muito imprecisos nesse tipo de ciclo.

Por fim, fale com o seu ginecologista sobre a tabelinha de período fértil. Caso você tenha dificuldades, esse é o profissional mais indicado para ajudar.

Veja também: Sintomas de gravidez no primeiro mês