Eu demorei bastante para conseguir engravidar de Catarina. Como já comentei aqui no blog, eu tive menopausa precoce e as chances de engravidar diminui. E posso considerar minha pequena como um grande presente que recebi. Mas colocando minha condição física, que é bem específica, à parte, sei que muitas mulheres demoram para engravidar, o que gera uma ansiedade danada!

Os médicos costumam dizer que demorar até um ano para conseguir uma concepção naturalmente é uma situação normal, e que só depois disso uma investigação mais profunda deve ser feita.

E se você estivesse tentando, e descobrisse que existem alguns fatores que aumentam suas chances de engravidar, você não colocaria em ação?

Pois esse é justamente o tema do post de hoje – pequenas coisas que você pode fazer no seu dia a dia e que podem te predispor a uma gravidez. As dicas são válidas para tentantes de primeira viagem ou para quem pretende aumentar a prole em breve, com um segundo ou terceiro filho.

Publicidade

E vale destacar que nenhuma delas possui contraindicações, muito pelo contrário! Você vai ver que esses itens contribuem para um estilo de vida saudável como um todo (fica a dica para as mulheres regradinhas na alimentação e na atividade física: sim, vocês possuem mais chances de engravidar! Só não vale abusar, pois dietas mirabolantes e restritivas, bem como excesso de exercício físico causam o efeito contrário!).

Ficou curiosa? Então vem ver!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
casal na cama

casal na cama. Foto: freepik

1- Relaxe

Quer dica mais difícil de ser seguida do que essa? Mas saiba, ela é real! Tanto que são comuns os relatos de amigas que tentaram engravidar por muito tempo, mas só conseguiram quando esqueceram (ou desistiram) do assunto.

Vale saber que quando estamos nervosas, o hipotálamo (que é a região do cérebro que regula e libera certos hormônios, inclusive alguns relacionados à ovulação) não trabalha direito. Pode perceber: quando passamos por grandes emoções, ou estamos estressadas, a menstruação fica toda desregulada, não é mesmo?

E, consequentemente, o processo de ovulação (que é a liberação dos óvulos maduros, ou seja, aqueles “prontinhos” para serem fecundados) também é prejudicado. Por isso, tente aproveitar a fase de tentativas e relaxe (isso vai te ajudar não só a engravidar, como em todos os sentidos!).

Publicidade

2- Durma direito

Dormir melhor também se encaixa na dica anterior, uma vez que o sono em dia contribui para nos manter relaxadas. E, além disso, a melatonina (que é o “hormônio do sono”, que entra em ação para nos “ajudar” a dormir) trabalha na formação de novos vasos sanguíneos de células do ovário, facilitando a ocorrência de uma ovulação adequada.

casal dormindo

casal dormindo. Foto: freepik

3- Tenha uma alimentação saudável

Além de evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, vale a pena ficar de olho nas carnes, verduras, legumes e frutas que for trazer para dentro de casa.

Isso porque, muitas vezes, nos deparamos no mercado com alimentos que acabam levando em sua composição agrotóxicos e hormônios, substâncias que, além de prejudicar a saúde, podem interferir nas chances de engravidar (por não fazerem bem e poderem acabar “conflitando” com os hormônios da mulher).

Por isso, uma dica é optar pelos orgânicos.

Outras dicas de alimentação são diminuir o consumo de cafeína, que pode diminuir a fertilidade, e aumentar o consumo de mel, que tem efeito calmante (voltamos à primeira dica, mais uma vez!). Nesse sentido, quando estiver tranquila em casa, que tal trocar o guaraná (que tem cafeína) por um suco de maracujá?

Publicidade

Ah! E não pense que a responsabilidade é só sua! A dieta equilibrada do papai também é importante antes da concepção do bebê (entenda como nesse post).

4- Diminua o consumo de álcool e cigarro

Por falar em manter o corpo livre de toxinas, o consumo de álcool e cigarro deve ser diminuído (ou, de preferência, eliminado!). Ainda vale destacar que o álcool prejudica a qualidade do sono (lembra da dica da melatonina?) e, o cigarro destrói a reserva de óvulos (tanto que quem fuma tem mais chances de desenvolver menopausa antes do tempo).

mulher consumindo álcool e cigarro

mulher consumindo álcool e cigarro. Foto: freepik

5- Faça exercícios

Não tem como falar em corpo equilibrado sem citar as atividades físicas, não é mesmo? Por isso, procure manter um ritmo de exercícios para deixar o sedentarismo de lado – que não contribui em nada em termos de saúde, e inclusive nas chances de engravidar.

Aliás, o sobrepeso pode comprometer a fertilidade e a regularidade da menstruação. Mas vá no limite do seu organismo, pois o excesso de atividade física prejudica a formação de estrogênio (hormônio ligado ao controle da ovulação).

6- Tome sol

A exposição ao sol potencializa a absorção da vitamina D, que auxilia na melhora do metabolismo durante o ciclo menstrual, sabia dessa?

E a ação dos hormônios também é beneficiada pela substância! Mas, claro, valem as dicas de evitar a exposição nos horários de maior incidência solar e, também, usar o protetor solar.

mulher praticando atividade física

mulher praticando atividade física. Foto: freepik

7- Esteja de olho no calendário

Todas as dicas acima ajudam a melhorar as chances de engravidar, mas elas são muito mais eficientes se a mulher permanecer de olho nos seus dias mais férteis (que são alguns poucos antes e depois da ovulação).

Para quem tem a menstruação bem regulada, é fácil identificar esse período, que são os 19 dias anteriores à próxima menstruação. Mas é importante informar o ginecologista sobre a vontade e o início das tentativas de engravidar, para que ele ajude nessa conta e já comece, desde cedo, uma orientação profissional para dar início a um pré-natal saudável.

P. S. – Essas são dicas que a ciência já comprovou que funcionam. Mas existem algumas outras, que você pode tentar. Gosta de terapias alternativas? Vale procurar um especialista em florais, homeopatia ou acupuntura (eu mesma fiz algumas sessões com as agulhas e, coincidência ou não, descobri depois de pouco tempo que estava grávida).

Quando buscar ajuda

A maioria dos casais saudáveis ​​conceberá dentro de um ano após tentar ativamente engravidar. Se você não engravidar dentro de um ano e tiver menos de 35 anos, deve consultar seu médico para uma avaliação de fertilidade.

Se você tem mais de 35 anos, deve esperar apenas seis meses antes de consultar um médico.

Os casais também devem consultar um especialista em fertilidade se tiverem histórico de abortos espontâneos múltiplos ou se souberem que têm uma condição genética ou médica que pode afetar sua fertilidade.

mulher se consultando no ginecologista

mulher se consultando no ginecologista. Foto: freepik

Outras dúvidas frequentes

Você pode engravidar durante a amamentação?

Sim, uma mulher pode engravidar durante a amamentação. É possível engravidar logo três semanas após o parto, mesmo se a pessoa estiver amamentando exclusivamente e ainda não tiver menstruado novamente, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido .

Você pode engravidar na menstruação?

Sim, é possível engravidar se uma mulher tiver relações sexuais durante a menstruação, de acordo com a Cleveland Clinic . É menos provável que uma mulher engravide durante a menstruação, mas ainda é possível.

As mulheres são mais férteis na época da ovulação, mas prever essa janela não é uma ciência exata – e isso é particularmente verdadeiro para mulheres que têm períodos irregulares.

Como engravidar rápido

Muitas pessoas querem saber como engravidar o mais rápido possível. Não existe uma maneira infalível de garantir uma concepção rápida, no entanto, seguindo a ciência e as evidências, as dicas acima podem ajudá-la a encontrar os melhores momentos para fazer sexo e engravidar.

Esteja ciente das quedas de fertilidade relacionadas à idade

Conforme as mulheres envelhecem, sua fertilidade diminui. Isso ocorre por causa das mudanças nos ovários relacionadas à idade que causam um declínio na quantidade e na qualidade de seus óvulos. 

Com o avanço da idade, há também um risco maior de alguns problemas de saúde, como miomas uterinos , endometriose e bloqueio das trompas de falópio, que podem contribuir para a perda de fertilidade. 

Há um declínio gradual da fertilidade nas mulheres a partir dos 30 anos, um declínio mais acentuado após os 37 anos e um declínio acentuado da fertilidade após os 40 , disse Pavone. Esses declínios significam que pode demorar mais para engravidar.