Parabéns, em alguns dias você entrará oficialmente no quarto mês de gravidez (que começará às 13 semanas + 2 dias). Com 12 semanas de gravidez, o risco de aborto diminuiu acentuadamente, o enjoo matinal diminui, o beta Hcg diminui e permanece estável durante a maior parte do restante da gravidez.

12 Semanas de gravidez: a mãe

Durante a décima segunda semana de gestação, o corpo da mãe mostra os primeiros sinais óbvios de uma gravidez em andamento: a barriga começa a inchar e de maneira mais pronunciada, se não for a primeira gravidez. Até os quadris podem começar a ficar mais arredondados.

Com o final do primeiro trimestre de gravidez, o risco de aborto diminui.

grávida

Foto: Freepik

Publicidade

O sangue continua a aumentar de volume e pode causar tonturas e dor de cabeça: cuidado com movimentos bruscos que podem levar ao desmaio. Em vez disso, o desejo de urinar pode diminuir, pois o útero se move para cima e pressiona menos a bexiga (pelo menos por um tempo).

Então, continue prestando atenção ao seu estilo de vida, coma os alimentos certos, hidrate-se adequadamente. Beba pelo menos 1,5 litros de água por dia.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Leia: Infecção urinária na gravidez pode prejudicar o seu bebê

As formas do corpo começam a arredondar e é hora de pensar em fazer compras!

12 Semanas de gravidez: O bebê

A criança assume características cada vez mais humanas, lentamente começa a se mover, mesmo que você não perceba. Você sentirá seus movimentos por volta do quarto, quinto mês de gravidez.

feto 12 semanas

Foto: Dreamtime

Publicidade

Seu cérebro cresce cada vez mais e as conexões entre as células aumentam; os reflexos são cada vez mais precisos e o feto começa a chupar o polegar.

Além disso, todos os órgãos internos estão funcionando e o sistema nervoso e os músculos estão ativos. O feto mede cerca de 4 centímetros e tem dimensões semelhantes às de um kiwi.

12ª Semana: o que preciso saber

Com 12 semanas de gravidez você pode sofrer de acne. A causa deste distúrbio está principalmente ligada a alterações hormonais. A secreção de estrogênio e progesterona sofre grandes alterações durante a gravidez e isso também afeta a produção de sebo e o equilíbrio da pele.

O risco de sofrer de acne é muito maior para mulheres que tiveram problemas de acne durante a adolescência ou em uma gravidez anterior. Portanto, preste atenção aos cuidados com a pele e higiene.

Espinha na gravidez: É menino ou menina? 

grávida fazendo yoga

Foto: Freepik

Publicidade

Mesmo nesta fase da gravidez, a gestante pode praticar atividades saudáveis ​​e de “baixo impacto”, como caminhar, nadar ou praticar yoga. Essas são atividades que apresentam vantagens não apenas físicas, mas também em termos de relaxamento, pois ajudam a liberar endorfinas que estimulam o bem-estar.

Beber água suficiente também é importante para a gravidez: os especialistas recomendam tomar um litro e meio por dia.

Além disso, os suplementos vitamínicos na gravidez são um aliado eficaz para a saúde de mulheres e crianças: é útil pedir aconselhamento ao seu médico para identificar os mais adequados.

Temas da semana

Curiosidade

O que é?

Para o papai