Parabéns, em alguns dias você entrará oficialmente no quarto mês de gravidez (que começará às 13 semanas + 2 dias). Com 12 semanas de gravidez, o risco de aborto diminuiu acentuadamente, o enjoo matinal diminui, o beta Hcg diminui e permanece estável durante a maior parte do restante da gravidez.
12 Semanas de gravidez: a mãe
Durante a décima segunda semana de gestação, o corpo da mãe mostra os primeiros sinais óbvios de uma gravidez em andamento: a barriga começa a inchar e de maneira mais pronunciada, se não for a primeira gravidez. Até os quadris podem começar a ficar mais arredondados.
Com o final do primeiro trimestre de gravidez, o risco de aborto diminui.
Foto: Freepik
O sangue continua a aumentar de volume e pode causar tonturas e dor de cabeça: cuidado com movimentos bruscos que podem levar ao desmaio. Em vez disso, o desejo de urinar pode diminuir, pois o útero se move para cima e pressiona menos a bexiga (pelo menos por um tempo).
Então, continue prestando atenção ao seu estilo de vida, coma os alimentos certos, hidrate-se adequadamente. Beba pelo menos 1,5 litros de água por dia.
Leia: Infecção urinária na gravidez pode prejudicar o seu bebê
As formas do corpo começam a arredondar e é hora de pensar em fazer compras!
12 Semanas de gravidez: O bebê
A criança assume características cada vez mais humanas, lentamente começa a se mover, mesmo que você não perceba. Você sentirá seus movimentos por volta do quarto, quinto mês de gravidez.
Foto: Dreamtime
Seu cérebro cresce cada vez mais e as conexões entre as células aumentam; os reflexos são cada vez mais precisos e o feto começa a chupar o polegar.
Além disso, todos os órgãos internos estão funcionando e o sistema nervoso e os músculos estão ativos. O feto mede cerca de 4 centímetros e tem dimensões semelhantes às de um kiwi.
12ª Semana: o que preciso saber
Com 12 semanas de gravidez você pode sofrer de acne. A causa deste distúrbio está principalmente ligada a alterações hormonais. A secreção de estrogênio e progesterona sofre grandes alterações durante a gravidez e isso também afeta a produção de sebo e o equilíbrio da pele.
O risco de sofrer de acne é muito maior para mulheres que tiveram problemas de acne durante a adolescência ou em uma gravidez anterior. Portanto, preste atenção aos cuidados com a pele e higiene.
Espinha na gravidez: É menino ou menina?
Foto: Freepik
Mesmo nesta fase da gravidez, a gestante pode praticar atividades saudáveis e de “baixo impacto”, como caminhar, nadar ou praticar yoga. Essas são atividades que apresentam vantagens não apenas físicas, mas também em termos de relaxamento, pois ajudam a liberar endorfinas que estimulam o bem-estar.
Beber água suficiente também é importante para a gravidez: os especialistas recomendam tomar um litro e meio por dia.
Além disso, os suplementos vitamínicos na gravidez são um aliado eficaz para a saúde de mulheres e crianças: é útil pedir aconselhamento ao seu médico para identificar os mais adequados.
Temas da semana
Curiosidade
O que é?
Para o papai