A gestação é repleta de sensações extremamente boas, que só quem já teve um filho sabe que ficarão marcadas para sempre na memória. Mas é incontestável que, junto com esses doces momentos, alguns incômodos aparecem. É o caso, por exemplo, das varizes, dos inchaços e dos enjoos. Apesar de serem esses os desconfortos mais comuns, muitas mulheres também sentem dor de cabeça na gravidez, com uma frequência e intensidade maiores do que o usual, sabia?

São diversos os motivos que levam à dor de cabeça na gravidez, que pode ser divida em dois tipos (e um deles merece atenção especial!). Para entender melhor sobre o sintoma, confira mais informações nesse post!

gestante com dor de cabeça

gestante com dor de cabeça. Foto: Freepik

O que causa dor de cabeça na gravidez?

Quando engravidamos, nosso corpo muda bastante por conta dos hormônios. E nossa rotina também se altera, pois passamos a sentir mais cansaço, sofremos com pressão baixa, podemos ficar estressadas e, às vezes, ainda mudamos a alimentação e reduzimos o consumo de água e cafeína.

Publicidade

Tudo isso pode acabar causando dor de cabeça na gravidez, como foi o meu caso! A associação entre progesterona e estrógeno aumentados, e consumo de menor quantidade de café fez com que eu tivesse enxaquecas terríveis – e o pior, sem poder usar os medicamentos a que eu estava mais acostumada.

Contudo, vale lembrar que a diminuição da ingestão de cafeína é importante, sim, e deve ser uma das primeiras medidas a adotar quando a gravidez é descoberta. Isso porque a substância está associada ao risco de aborto. Mas não precisa se preocupar: se a redução do café e de outras bebidas que contém a substância pode causar dor de cabeça, há outras maneiras (que você vai ver ao longo do post) de tratar o incômodo sem precisar colocar a saúde do seu filho em risco.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mais um detalhe é que a dor de cabeça na gravidez pode ser mais frequente no primeiro trimestre. Isso porque é especialmente nessa fase que sentimos as maiores mudanças que citei lá em cima, e por isso acabamos mais vulneráveis ao sintoma.

gestante bebendo café

gestante bebendo café. Foto: Freepik

No início da gestação, por conta das modificações hormonais, o corpo da futura mãe também retém muito mais líquido, até porque seu volume sanguíneo precisa aumentar, para nutrir o bebê adequadamente. E o efeito disso em várias mulheres é exatamente a dor de cabeça.

Comigo isso também aconteceu, e do início do segundo trimestre em diante as enxaquecas praticamente desapareceram, e a gestação passou a ser muito mais prazerosa.

Publicidade

Quais os tipos de dor de cabeça na gestação?

Os dois tipos mais comuns de dor de cabeça na gestação são a tensional e a enxaqueca. A primeira é menos intensa (não vem acompanhada de outros sintomas, como enjoo e vômito, mas também é bastante incômoda), afeta os dois lados da cabeça e causa uma sensação como se estivesse sendo feita uma pressão sobre a cabeça. Mais um sinal comum da dor tensional é uma frequência maior no final do dia.

Já a enxaqueca, quem já teve sabe bem como é complicada: uma dor muito forte que lateja, de um lado só da cabeça, que causa enjoo, vômito e, ainda, faz você se sentir mais sensível a fatores externos como a luminosidade e barulhos. Outra característica da enxaqueca é uma piora com atividades físicas (mesmo as mais leves, como caminhadas).

Lembrando que a dor de cabeça pode ser um sintoma de pré-eclâmpsia (um problema sério e que precisa de tratamento) ou outros problemas na gravidez. Por isso, se estiver sentindo o incômodo, é muito importante relatá-lo ao seu médico.

gestante com enxaqueca

gestante com enxaqueca. Foto: Freepik

O que causa minhas dores de cabeça durante a gravidez?

Os principais culpados são os hormônios da gravidez, embora existam muitas outras causas de dores de cabeça durante todos os estágios da gravidez. Isso pode incluir fadiga, tensão, cansaço visual, aumento da fome, níveis baixos de açúcar no sangue e estresse físico ou emocional. 

Certos alimentos como queijo, chocolate, laticínios e carnes processadas como bacon também podem causar dor de cabeça em qualquer trimestre.

Publicidade

Se você está sofrendo de congestão nasal, coriza ou alergias (você é mais suscetível quando está grávida), uma dor de cabeça também pode acompanhar esses sintomas. 

Ama o seu café com leite? Mulheres que bebem menos cafeína durante a gravidez podem ter dores de cabeça de abstinência. E a desidratação, que geralmente acompanha as náuseas e os vômitos, também pode fazer com que sua cabeça lateje.

gestante bebendo água

gestante bebendo água. Foto: Freepik

Após a 20ª semana de gravidez, fortes dores de cabeça podem estar relacionadas à hipertensão. Isso pode aumentar o risco de uma série de complicações na gravidez, como pré-eclâmpsia e parto prematuro. 

O lado bom, pelo menos para aquelas já propensas a enxaquecas: o aumento dos hormônios durante a gravidez pode, na verdade, tornar essas dores de cabeça nada agradáveis ​​menos frequentes.

E como tratar dor de cabeça na gestação?

A primeira dica para tratar a dor de cabeça na gestação, e que provavelmente você já deve ter ouvido, é tomar bastante água. E isso faz sentido mesmo: o nosso cérebro é envolto por uma camada líquida e, quando não tomamos água o suficiente, o volume desse fluido cai e a dor de cabeça aparece!

A segunda dica, é claro, é conversar com o seu ginecologista. Lembrando que esse cuidado é fundamental antes de sair tomando qualquer remédio, pois durante a gravidez nem todos os medicamentos que tomávamos antes sem prescrição continuam sendo indicados. 

De modo geral, o analgésico tido como mais seguro para as grávidas é o paracetamol, que, no entanto, não deve ser tomado em doses muito altas. Como segunda opção para as gestantes viria a dipirona (mas converse com seu GO, pois nem todos liberam seu uso). Lembrando que antiinflamatórios não-esteroidais, como o ibuprofeno, o diclofenaco, e o AAS (a conhecida Aspirina) devem ser evitados.

gestante tomando remédio

gestante tomando remédio. Foto: Freepik

Manter uma boa rotina de sono, uma alimentação equilibrada (e frequente) e praticar atividades físicas (algumas opções bacanas são pilates e yoga) são outros cuidados que podem contribuir para diminuir a dor de cabeça na gravidez (assim como manter a saúde nessa fase!).

Também procure analisar quando sentir dor de cabeça o que causou o incômodo: às vezes alguns alimentos ou hábitos podem acentuar o problema, aí vale evitá-los.

Por fim, uma dica prática que funcionava comigo: quando a dor de cabeça aparecer (principalmente a enxaqueca), tente cuidar-se logo no início, sem deixar que ela aumente de intensidade (pois nesse caso os medicamentos liberados na gestação podem não conseguir eliminar completamente a dor, ou isso demorará mais para acontecer).

Diminua o ritmo, coma e beba bem, e tome os remédios prescritos pelo seu médico sem culpa.

Quando entrar em contato com seu médico

Se você sentir dores de cabeça frequentes que não desaparecem com o paracetamol, pode ser um sinal de uma condição médica mais séria chamada pré-eclâmpsia . Isso geralmente envolve um aumento da pressão arterial da mulher grávida e problemas renais. Existem também outros riscos graves para você e seu bebê. A pré-eclâmpsia ocorre principalmente na segunda metade da gravidez.

Contate o seu médico, especialmente se, juntamente com as suas dores de cabeça, tiver uma dor abaixo das costelas, sentir azia , inchar repentinamente o rosto, as mãos ou os pés ou se tiver problemas de visão.

gestante ligando

gestante ligando. Foto: Freepik

Veja também: Dor de cabeça em crianças: o que aprendi sobre ela com minha filha (e outras informações que toda mãe precisa saber)