Dentro do útero, durante nove meses, o bebê fica quentinho e envolto pelo líquido amniótico, esperando a hora de nascer. Hoje já se sabe o quanto o útero é agradável para os bebês, e a simulação desse ambiente, seja com um parto na água, ou com medidas depois do nascimento, é bastante comentada.

No pós-parto, por exemplo, recomenda-se enrolar o bebê num paninho (cueiro), aquecê-lo e até mesmo soprar em seu ouvido sons parecidos com o que ele escutava no útero.

Essas são técnicas eficientes para fazer a criança se acalmar em uma crise de choro, justamente por fazer com que o bebê se sinta no ambiente intrauterino. O mesmo acontece com o parto na água, que, segundo especialistas, teria a propriedade de trazer o bebê ao mundo de uma maneira muito mais tranquila.

Para a mãe, muitos benefícios também são apontados por quem viveu a experiência de dar à luz em uma banheira. Mas e os riscos? Há algo com que você deva se preocupar se decidir fazer seu parto na água? Tudo isso você confere a seguir. Venha entender mais sobre o assunto!

Publicidade
recém-nascido amamentando após nascimento

recém-nascido amamentando após nascimento. Foto: freepik

O papel da água no parto

A água quente é um calmante natural para o corpo. É por isso que muitas mulheres, durante o trabalho de parto, ficam debaixo do chuveiro para aliviar a dor das contrações. Outras optam por relaxar dentro de uma banheira com água aquecida.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

E quando o parto é na água, é dentro da banheira que ele acontece. O recipiente não fica cheio d’água, mas apenas com uma quantidade rasa. Lá dentro fica a mulher, e pode ficar também seu companheiro, cercados pelos profissionais de saúde.

Muita gente se pergunta se quando o bebê nasce na água há o risco de afogamento. A resposta é não. Isso porque, imediatamente após o nascimento, a criança já é colocada para o contato pele a pele com a mãe, fora da água.

Para que a criança não perca calor, ela deve ser aquecida prontamente com uma toalha, por exemplo, depois de nascer. Além disso, nós temos o chamado reflexo de mergulho, ou seja, nós não inspiramos quando nosso nariz e boca estão submersos, capacidade desenvolvida logo cedo.

Sem contar que, quando o bebê nasce, a oxigenação ainda é feita pela placenta, enquanto o cordão umbilical pulsa. Por essa série de fatores, não há risco de a criança se afogar.

Publicidade
parto natural em casa

parto natural em casa. Foto: freepik

Benefícios do parto na água

Um dos principais benefícios apontados é que a água quente lembra o útero materno, o que torna o nascimento mais tranquilo para o bebê. Já para a mulher, a vantagem está na temperatura da água que, aquecida, age como um relaxante muscular, favorecendo o trabalho de parto e o alívio das contrações. Isso diminui, por exemplo, a necessidade de analgesia.

Pelos benefícios oferecidos à mulher, o uso da banheira na primeira fase durante o trabalho de parto é recomendada inclusive pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Agora, durante o período expansivo, ou seja, quando o bebê nasce, as opiniões dos obstetras são divergentes.

Há quem defenda o parto na água, há quem tenha ressalvas sobre ele, pelo fato de ainda ser pouco estudado. Contudo, o que foi comprovado até agora é que o parto na água não oferece riscos maiores à mulher e ao bebê em relação a outros tipos de parto.

Orientações

O parto na água é uma opção apenas para mulheres com gravidez de baixo risco, quando não há intercorrências nem da mãe e nem do bebê. Quem deseja dar à luz dessa maneira deve conversar com a equipe de parto antecipadamente sobre o assunto, para avaliar a possibilidade.

Isso porque nem todos os profissionais têm experiência com parto na água, fator que pode levá-los a preferir não fazê-lo. Mais um detalhe é que nem todos os hospitais possuem a estrutura adequada para esse tipo de parto, e também é preciso se certificar sobre a higienização da banheira, para evitar o risco de infecções.

Publicidade

Portanto, informe-se o quanto antes sobre todos esses detalhes para que o nascimento do seu filho ocorra de maneira segura e dentro daquilo que você deseja.

Veja também: O livro de gravidez do ano!

O que esperar durante um parto na água em casa

Considere visitar hospitais locais e centros de parto para descobrir mais sobre suas opções de parto na água. Alguns hospitais permitem que você trabalhe na banheira, mas exigem o parto na cama do hospital.

Outros podem permitir que você passe por todos os estágios do trabalho de parto na banheira. Alguns podem ter regras e práticas adicionais em vigor. Reúna o máximo de informações possível para que não haja surpresas quando você chegar.

Suprimentos para parto domiciliar na água

Se você escolher um parto domiciliar na água , há opções de como conseguir uma banheira. Você pode alugar ou comprar um. Às vezes parteiras irá fornecer uma banheira, depositando-os em sua casa mais tarde em seu terceiro trimestre.

Independentemente disso, você vai querer se preparar com antecedência para saber onde colocar a banheira. O peso geralmente não é um problema na maioria das casas, mas se você estiver preocupado, considere colocá-lo no nível do primeiro andar.

Você precisará de vários suprimentos para limpar e aquecer a piscina. Por exemplo, você pode optar por usar um forro de piscina higiênico , especialmente se estiver alugando ou emprestando uma banheira. Você também vai querer uma rede arrastão ou uma peneira para retirar materiais sólidos durante o parto.

parto em casa

parto em casa – Foto: Freepik

Outros suprimentos:

  • nova mangueira de jardim longa o suficiente para alcançar sua banheira
  • adaptador para conectar a mangueira a uma pia
  • um jarro de água sanitária para limpar
  • lona para proteger seu chão
  • mais folhas de plástico para cobrir uma banheira limpa
  • toalhas
  • termômetro flutuante
  • potes para água fervente como aquecimento de reserva

Você também precisa de acesso a um tanque de água quente. Na verdade, você pode precisar colocar o aquecedor de água na configuração mais alta para garantir que terá água quente suficiente durante o trabalho de parto. Você deve manter a temperatura da banheira de parto entre 36,1 e 37,8 ° C.

Pode parecer muita preparação, mas sua parteira ajudará a orientá-la ao longo do caminho. O segredo é deixar sua banheira o mais limpa e confortável possível.