É oficial! Você está grávida e está começando a se sentir diferente. Com 3 semanas de gravidez veja o que acontece no corpo da mulher!

Estamos na terceira das quarenta semanas de gravidez. Você pode começar a sentir os primeiros sintomas. Você está grávida e começa a sentir que algo está acontecendo com seu corpo, talvez você se sinta diferente, um pouco mais cansada do que o normal.

3 semanas de gravidez: a mãe

A maioria das mulheres pode não sentir nenhuma mudança em seus corpos, isso porque na terceira semana a concepção da gravidez acaba de acontecer.

Nessa semana, a mulher ovulou e o espermatozoide se implantou no óvulo. Quando o óvulo é inserido dentro do revestimento uterino, pode ocorrer um leve sangramento de implantação. Para algumas mulheres, é um dos primeiros sinais de gravidez, mas também pode ser confundido com a menstruação.

Publicidade

O que pode estar por trás da menstruação irregular?

3 semanas de gravidez: o bebê

3 semanas de gravidez

Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O embrião tem entre 14 e 21 dias. Ele evolui muito rapidamente e dobra seu volume todos os dias. Assim, na terceira semana de gravidez, aparece como um pequeno ponto com cabeça e cauda distintas.

O sistema nervoso, o cérebro e a medula começam a se desenvolver.

Nesse estágio, a formação dos olhos e ouvidos também começa e eles lentamente começam a se tornar operacionais, mesmo que o embrião continue se alimentando das substâncias presentes no revestimento uterino.

3 semanas de gravidez: sintomas

Você pode começar a sentir os primeiros sintomas da gravidez, como:

Publicidade
  • Alterações de humor
  • Cansaço
  • Sonolência diurna
  • Tensão da mama
  • Enjoos matinais
  • É possível que ocorram pequenas perdas sanguíneas, o famoso “sangramento de implantação” do embrião. Mas se as perdas se tornarem mais abundantes, é bom consultar o ginecologista, especialmente se houver dor abdominal, pois pode haver uma gravidez ectópica em andamento ou um aborto espontâneo.

Descubra se grávida pode doar sangue?

Todos esses sintomas são causados ​​principalmente pelas alterações hormonais que ocorrem no seu corpo, que servem para impedir que o embrião seja expulso do útero.

Leia também: Alimentação da grávida vegana: dicas importantes para colocar em prática

Sobretudo, você pode ter um apetite feroz e sentir a necessidade frequente de urinar: é completamente normal, porque o corpo está se acostumando lentamente às grandes mudanças que estão ocorrendo.

Curiosidade sobre a 3ª semana de gravidez

alimentação saudável

Foto: Freepik

Sua dieta afeta o desenvolvimento do feto. Sendo assim, uma dieta desequilibrada também pode aumentar o risco de aborto espontâneo ou causar baixo peso e nascimento prematuro da criança.

Publicidade

Além disso, alguns estudos confirmaram que a dieta durante a gravidez também afeta a saúde da criança a longo prazo e aumenta suas chances de sofrer de obesidade ou hipertensão.

O que fazer?

Em breve aparecerão os primeiros sintomas reais da gravidez, que em alguns casos são semelhantes aos sintomas da menstruação: náusea, fadiga, cólicas abdominais e uma leve perda de sangue podem ocorrer.

Leia sobre o assunto: Teste de gravidez com sal é seguro? Médica responde!

Ainda é cedo, no entanto, para fazer o teste de gravidez. Então, para obter um resultado confiável, é necessário aguardar a implantação do óvulo e o início da produção do hormônio Beta hCG, a gonadotrofina coriônica humana, que sinaliza o início da gestação, e é detectável pelo teste de gravidez cerca de 10 a 12 dias após a concepção.

Temas da semana

Sangramento de implantação

Cuidados com a alimentação