Há muitas leitoras do Mil Dicas de Mãe que ainda não são mães, sabiam? Elas estão tentando engravidar, e algumas das dúvidas mais frequentes que me enviam estão relacionadas à menstruação irregular (ou desregulada).

Se esse é o seu caso, talvez você tenha observado que o intervalo entre os seus ciclos menstruais mudou recentemente, ou então que a duração da menstruação sofreu uma variação, ou até mesmo que você esteja perdendo mais (ou menos) sangue do que costumava perder durante esse período. Pois vale saber que todas essas situações podem ser caracterizadas como irregularidades na menstruação, e realmente não são raras de ocorrer. Contudo, se o quadro costuma se repetir (ou se a menstruação chega a ficar interrompida), é necessário atenção, pois ciclos irregulares podem indicar problemas de saúde. A seguir, confira o que pode estar por trás dessa desregulação:

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Causas da menstruação irregular:

Publicidade

Inflamações e doenças

A menstruação irregular pode indicar inflamações ou mesmo doenças no sistema reprodutor feminino, como infecção no tubo uterino (salpingite), irritação constante no colo do útero (cervicites), aderências do revestimento do útero (que caracterizam a síndrome de Asherman), crescimento irregular de tecido no colo ou no endométrio (os pólipos), ovários policísticos, endometriose ou ainda tumores e câncer.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Transtornos

Distúrbios e transtornos provocam alterações em todo o organismo, e com a menstruação não é diferente. Quem sofre com transtornos alimentares (como anorexia ou bulimia), ou ainda com distúrbios hormonais (como alterações na tireoide) pode sentir irregularidades no ciclo menstrual.

Mudança de hábitos

A menstruação irregular também pode ser decorrência de mudanças em alguns hábitos da mulher. Ela pode aparecer, por exemplo, para quem faz uso de pílula anticoncepcional e altera a pílula (ou outros medicamentos), ou então para quem muda a alimentação (e acaba ganhando ou perdendo muito peso em um período muito curto de tempo), ou ainda em mulheres que sofrem alterações hormonais.

Publicidade

Quem estiver passando por um momento de estresse emocional, ou fizer uso de droga, ou então exagerar na prática de atividade física também pode sofrer com a desregulagem do ciclo menstrual. Isso porque é o cérebro que controla os hormônios responsáveis por esses ciclos – e se esse órgão é afetado de alguma maneira, eles também são alterados. Ainda no caso dos exercícios, pode-se afirmar que a prática estimula a produção de endorfina (hormônio que age no sistema nervoso central e produz sensação de relaxamento; inclusive, ele ajuda a amenizar os efeitos da TPM). Mas o problema ocorre quando a mulher se exercita excessivamente, porque o ciclo pode ser prejudicado (e até mesmo interrompido).

Quando devo procurar o médico?

Como vocês viram, são vários os fatores que podem resultar na irregularidade da menstruação (e até mesmo alterações no ambiente e no relacionamento podem alterar o ciclo). Portanto, se a frequência da desregulagem estiver constante (ou se a menstruação estiver suspensa por mais de dois meses), é recomendado procurar o ginecologista. Por meio do histórico da paciente e de exames, o profissional poderá indicar a causa do problema – e então definir o tratamento (que, dependendo do caso, pode incluir a ingestão de hormônios, uma dieta alimentar específica, exercícios físicos, ou ainda psicoterapia). Mas vale destacar que mulheres que sempre tiveram o ciclo menstrual bem regularizado, e notarem a menor alteração, já podem marcar uma consulta no médico.

É realmente muito importante estar atenta, já que, conforme citado no post, a menstruação irregular pode indicar problemas (como é o caso da endometriose) que estão totalmente associados à infertilidade (e, quanto antes forem tratados, maiores as chances de reverter o quadro).

Também é válido lembrar que você deve anotar os dias em que a menstruação começa e termina, para entender como é a regularidade do seu ciclo (assim fica mais fácil identificar quando algo estiver errado). Lembrando que o intervalo considerado normal entre uma menstruação e outra varia entre 21 e 35 dias, ok?