Se você está pensando em engravidar ou tentando engravidar, com certeza já ouviu falar em nidação! 

O termo se refere a uma das etapas do processo inicial de gestação. Ficou curiosa? Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre nidação. 

A nidação e a fecundação são a mesma coisa?

Foto: Freepik

Não! A fecundação ocorre pouco antes da nidação. Ela corresponde ao processo de fecundação propriamente dito ou fertilização (no caso de in vitro), quando dois tipos de células reprodutivas sexuais ou gametas (óvulo e espermatozóide) se unem. 

Publicidade

Essas duas carregam informações genéticas, metade do pai (espermatozóide) e metade da mãe (óvulo). 

O que é nidação? 

Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Esse espermatozoide fica ativo no corpo da mulher por até 5 dias após a relação. No caso de uma ovulação, o óvulo gerado dura entre 12h e 24h no corpo feminino, tempo hábil para que haja a fecundação. 

Quando fecundado, a célula formada pela união do material genético dos pais passa a se multiplicar e recebe o nome de zigoto. Esse se desloca por até 5 dias para chegar ao útero, onde ocorre a implantação (ou nidação).

Nidação significa quando o óvulo fecundado foi implantado na parede uterina. Esse é um dos estágios iniciais da gestação e ocorre cerca de uma semana após o período ovulatório. 

Muitas vezes, essa etapa é assintomática, ou seja, não tem nenhum tipo de sintoma. Mas, algumas mulheres podem passar pelo Sinal de Hartman. 

Publicidade

Sintomas e sinal de Hartman

Foto: Freepik

Quanto aos sintomas de nidação. Os mais comuns são: 

  • Cólicas abdominais. 
  • Sensação de pontadas no baixo ventre. 
  • Sangramento vaginal. 

Comumente, esses sintomas acontecem até 3 dias antes do período normal à menstruação. Especialmente o sangramento é chamado de sinal de Hartman. 

Caso esses sintomas permaneçam por mais de 3 dias ou se intensifiquem, é importante consultar um médico, porque o sangramento combinado com fortes dores abdominais pode ser um sinal de alerta. 

O processo em si é completamente normal e natural ao corpo humano. Entretanto, em qualquer sintoma suspeito, um médico especialista deve ser consultado sobre o assunto! 

Mas os sintomas funcionam também para saber qual a hora de fazer um teste de gravidez.

Publicidade