Entre todas as manifestações do seu corpo anunciando o fim da gravidez e a iminência do nascimento, a perda do tampão mucoso pode ser um prenúncio evidente do início do trabalho de parto.
O que é tampão mucoso?
Durante a gravidez, ele é usado para fechar o colo do útero, para que o bebê, no ambiente uterino, se desenvolva seguro contra todas as intrusões e agressões externas. Assim, uma verdadeira “barreira uterina” é formada.
À medida que a gravidez se desenvolve, o tampão engrossa para reter o líquido amniótico no saco uterino. Portanto, esse acúmulo de muco cervical é necessário para o bom progresso da gravidez.
A partir do 9º mês de gravidez, quando o colo do útero se dilata, o tampão mucoso é expelido.
Foto: Freepik
A grávida pode perdê-lo antes das primeiras contrações, alguns dias ou horas antes do parto. Dessa forma, essa perda do tampão é um dos primeiros sinais de parto. No entanto, este não é um estágio obrigatório da gravidez: algumas mulheres nem percebem a perda de seu tampão mucoso.
Portanto, não existe um uma verdade válida para todas as gestantes em relação ao tampão mucoso.
Como é o tampão mucoso?
Uma das perguntas mais frequentes é “como é o tampão mucoso?”
Ele parece uma massa gomosa e gelatinosa. Muitas vezes o tampão mucoso é transparente, às vezes rosa, também podendo ser cinza ou acastanhado.
Para comparar, a consistência de um tampão mucoso é a consistência de uma clara de ovo crua. Às vezes, a perda do tampão pode ser acompanhada por uma pequena gota de sangue, o que escurece sua coloração. Mas é perfeitamente normal, não se preocupe!
A perda do tampão
Na aproximação do parto, o colo uterino é transformado e começa a se abrir: o muco cervical se torna mais líquido e sai. A perda do tampão mucoso ocorre frequentemente antes do início do verdadeiro trabalho de parto, geralmente alguns dias ou mesmo horas antes.
É completamente indolor e pode ser feito várias vezes ou passar completamente despercebido.
Foto: Freepik
Quando se trata de uma primeira gravidez, o colo do útero geralmente permanece longo e fechado até o final. A partir da segunda gravidez, torna-se mais elástico, já estimulado, e abre mais rapidamente. A quantidade de tampão mucoso pode ser maior, para proteger o bebê por mais tempo.
Principais dúvidas
1 – Perder o tampão mucoso significa que estou prestes a entrar em trabalho de parto?
Se não for acompanhado por outros sinais de trabalho de parto, como contrações e dores de parto, a perda do tampão mucoso não significa necessariamente que o trabalho de parto é iminente.
Isso pode significar que o trabalho de parto começará em várias horas, mas também pode significar que o trabalho ainda iniciará dentro de algumas semanas.
Mas se você tiver algum corrimento gelatinoso ou rosa, é bom informar o seu médico! E, se a sua bolsa estourar, você deve ir ao hospital imediatamente.
2 – Pode haver filamentos de sangue no tampão mucoso?
Quando uma mulher perde o tampão mucoso, ela pode observar um pouco de sangue, se o colo do útero sangrar. Não há necessidade de se preocupar, isso é normal.
3 – Quando o tampão mucoso é expelido?
Uma mulher grávida pode perdê-lo a qualquer momento durante o terceiro trimestre da gravidez . Isso geralmente acontece depois de uma série de contrações sentidas ou não pela futura mãe.
4 – E se ocorrer bem antes do tempo?
Foto: Freepik
Se o tampão mucoso sair bem antes do prazo, é melhor consultar seu médico. A perda do tampão com 4 ou 5 meses de gravidez pode realmente ser um sinal de parto prematuro.
5 – Devo ligar para o médico após a perda do tampão?
Se a perda do tampão for acompanhada por uma grande quantidade de sangue vermelho vivo, cerca de 15 ml ou mais, isso pode ser motivo de preocupação e você deve entrar em contato com sua parteira ou médico.
Isso pode ser um sinal de complicações como a placenta prévia, por isso é importante conversar com sua equipe de atendimento imediatamente.
O descolamento da placenta é uma condição mais rara que também pode causar sangramento vermelho brilhante. Durante o descolamento da placenta, a placenta é parcial ou completamente descolada da parede uterina.
Se, no entanto, a perda parecer normal e você estiver no período de 37 a 42 semanas, não será necessário se preocupar. Informe seu médico quando as contrações começarem ou quando a bolsa estourar.
6 – Quais outros sinais de alerta do parto?
Foto: Freepik
Os sinais a seguir permitem que você saiba que seu parto está próximo:
- Sensação de peso
- Fadiga intensa
- Perda de tampão mucoso
- Contrações
- Bolsa estoura
Esses sinais de alerta de parto indicam que o fim da gravidez está próximo – eles fornecem indicações sobre o curso da gravidez do seu bebê. Tais sinais podem, no entanto, ser sentidos de maneira diferente pelas mulheres e, às vezes, nem serem sentidos.
Seja serena, o grande dia está chegando! Simplesmente informe seu ginecologista de quaisquer ocorrências durante a gravidez.