Com 10 semanas de gravidez a mãe enfrenta um momento verdadeiramente mágico. Agora ela está oficialmente grávida e sua jornada para dar à luz está no caminho certo. Durante esse período, o feto continua a crescer e a barriga começa a aparecer.

Este é o momento certo para as mulheres se cuidarem e relaxarem, dedicando-se a tratamentos de beleza e cuidando do corpo e da mente.

10 Semanas de gravidez: a mãe

dor nas costas

Foto: Freepik

O útero cresce semana após semana e você pode sentir alguma dor semelhante às cólicas, devido às alterações nos tecidos uterinos.

Publicidade

O seio ainda está muito tenso, então tenha cuidado ao usar sutiãs justos.

Você também pode continuar sofrendo de rinite gestacional. Os sintomas são semelhantes aos do resfriado comum: nariz entupido e dificuldade em respirar, principalmente à noite; menor capacidade de perceber odores ou a voz nasal.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Você anda esquecida? Sensação de esquecimento e falta de memória na gravidez são normais?

Outros sintomas com 10 semanas de gravidez:

  • Brilho da gravidez: Um visual brilhante é perceptível durante esse período. O aumento do nível de hormônios em seu corpo faz com que sua pele pareça saudável, mais brilhante e bonita.
  • Ganho de peso: Você pode notar um certo ganho de peso na décima semana de gravidez. Você não precisa se preocupar se não estiver com o peso recomendado, porque o enjoo matinal pode realmente fazer você perder peso.
  • Dor nas costas: O útero em crescimento muda o centro de gravidade, pressionando as costas. Além disso, as articulações pélvicas começam a se preparar para o parto, dilatando, levando a dores nas costas.
  • Náusea: A náusea durará mais alguns dias, porque os níveis dos hormônios beta Hcg ainda são bastante altos, mas logo eles começam a diminuir e depois se estabilizam. Então a náusea deve passar.
  • Apetite: Ele é sempre muito forte, portanto, tente comer quando sentir necessidade, mas não exagere.
  • Corrimento vaginal: Ele pode ser mais abundante do que antes. Se o líquido for transparente e tiver um forte odor, você deve contactar o seu médico.
  • Alterações da visão: O aumento da circulação sanguínea e a retenção de líquidos no corpo durante a décima semana de gravidez podem causar visão turva em algumas mulheres.

10 Semanas de gravidez: o bebê

feto semana 10

Foto: Dreamtime

Na décima semana de gravidez, seu bebê atinge o tamanho de um morango medindo cerca de 3 à 4 cm de comprimento e pesando cerca de 2 gramas.

Publicidade

Seu rosto começa a aparecer mais claramente, seus ouvidos estão sendo formados, enquanto o primeiro cabelo aparece. Entre os órgãos, o maior é o fígado, enquanto os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis.

Está grávida de gêmeos? Leia sobre a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal

A ultrassonografia, se realizada nessa semana, pode ser usada para datar a gravidez com mais precisão e para dizer:

  • Qual será a data de nascimento prevista
  • Para verificar se a gravidez é única ou gemelar
  • Averiguar a regularidade do batimento cardíaco fetal
  • Medir algumas medidas

Dicas para a 10ª semana de gravidez

Para a futura mãe, o período de mudanças pode levar não apenas à exaustão física, mas também ao estresse emocional. Por isso, é importante encontrar tempo para relaxar e recuperar o máximo de energia possível.

  1. Então cuide de si e de sua dieta, beba muita água e tome a quantidade certa de vitaminas, cálcio e ferro, pois são importantes para a mãe e o bebê.
  2. A vitamina C, por exemplo, pode ser um excelente aliado para aliviar a inconveniência causada pela rinite que pode ocorrer neste período de gestação.
  3. Em média, uma mulher precisa de 2.200 calorias por dia. No entanto, durante a gravidez, sua necessidade diária aumenta 300 calorias – assim, precisa de 2.500 calorias, se o seu peso estiver normal. No caso de gêmeos ou mais, você precisa de 3.500 a 4.500 calorias.

A gravidez é uma experiência alegre, pois prepara você para uma nova fase da vida. Cuidar de si e do seu bebê é de extrema importância. Portanto, relaxe e aproveite esse momento maravilhoso com seu parceiro!

Temas da semana

Sono

Publicidade

Saúde

Grávida pode: