As futuras mamães notam uma série de transformações no formato do corpo durante a espera do bebê. E ainda podem sentir pressão baixa, enjoos, varizes – tudo decorrente de fatores hormonais, bem como de mudanças que o organismo passa para receber o pequeno. Outro sintoma que é bastante comum é o corrimento na gravidez, que pode ser indício de muitas coisas, e por isso mesmo gera muitas dúvidas (e até receios) nas gestantes.

gestante com sintomas da gestação

gestante com sintomas da gestação. Foto: freepik

Você sabia que é normal a mulher ter corrimento na gravidez?

Pois é: o corrimento na gravidez pode ser mais uma consequência natural dos hormônios e, ainda, da diminuição da resistência imunológica (comum durante a gestação).

Contudo, esses não são os únicos fatores que levam ao corrimento na gravidez. Em alguns casos, é preciso bastante atenção ao sinal, que pode ser indício de alguma infecção mais séria (e que exige tratamento).

Publicidade

Venha saber mais sobre corrimento na gravidez nesse post, em que explico, a partir de pesquisas em sites especializados, o que pode estar por trás do sinal e quando você deve ficar atenta a ele.

grávida preocupada

grávida preocupada. Foto: freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Confira:

Como saber que o corrimento na gravidez não é normal?

Você pode notar um maior volume de corrimento na gravidez (pelos fatores que citei acima) o que, consequentemente, resulta em um líquido mais branquinho e viscoso (mas sem cheiro).

Contudo, você deve se preocupar se o corrimento na gravidez fugir da normalidade: por exemplo, se tiver outras cores (como amarelado, esverdeado ou, ainda, sanguinolento) ou apresentar odor ruim. Se você também sentir coceira na vagina, é mais um motivo para desconfiar que algo não vai bem.

Com esses sintomas, o corrimento na gravidez pode ser sinal de alguma doença. E, aí, é preciso relatar o que estiver sentindo ao ginecologista que, após o exame clínico, consegue detectar há de fato um problema e indicar o tratamento correto.

Corrimento na gravidez pode indicar quais doenças?

A doença mais comum que o corrimento na gravidez anormal pode indicar é a candidíase. Infecção causada por fungos, a candidíase exige tratamento com pomadas e comprimidos fungicidas.

Publicidade

Vaginoses bacterianas (outro tipo de infecção) podem ser outros problemas, especialmente se o corrimento estiver amarelado e com um cheiro bem ruim. No caso delas, antibióticos são receitados.

Vale lembrar ainda que corrimento na gravidez pode ser indício de doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e tricomoníase. Para tratá-las, o uso de antibióticos também é necessário, e estes devem ser prescritos pelo médico.

Importante destacar que é fundamental a ida ao ginecologista se você notar que o seu corrimento não está normal. Isso porque a tricomoníase, por exemplo, aumenta o risco de parto prematuro, sendo muito importante dar início ao tratamento o quanto antes para proteger mãe e filho.

grávida fazendo tratamento

grávida fazendo tratamento. Foto: freepik

O corrimento na gravidez pode prejudicar o meu bebê?

Dependendo da causa, o corrimento na gravidez pode prejudicar o bebê, sim.

É o caso, por exemplo, da tricomoníase que citei acima, que aumenta o risco de parto prematuro e ainda a chance de o bebê nascer com peso abaixo do normal.

Publicidade

A candidíase também pode indicar perigo ao bebê no parto pois, se a criança entrar em contato com o canal vaginal infectado, ela corre o risco de pegar a doença. Por isso, mais uma vez, o diagnóstico e tratamento médico são fundamentais para evitar riscos como esses.

Atenção!

grávida entrando em trabalho de parto

grávida entrando em trabalho de parto. Foto: freepik

À medida que o parto se aproxima, a mulher pode notar na calcinha um líquido amarelado e grosso (como um catarro), com vestígios de sangue. Vale saber que, nesses casos, pode não se tratar de corrimento na gravidez, mas do tampão mucoso, uma indicação que o colo do útero já está em preparação para o parto.

Porém, nem sempre a soltura do tampão mucoso significa que o momento do parto chegou.

O indicado é que a mulher fique atenta a outros sinais de um possível trabalho de parto, como contrações, para ter certeza de que realmente chegou a hora. Caso contrário, relate o ocorrido ao seu obstetra e aguarde as recomendações.

Dicas

Você pode prevenir o corrimento vaginal na gravidez (e as doenças que citei acima) mantendo hábitos de higiene na região íntima e, também, permitindo que a vagina “respire” (um cuidado fundamental para sempre, aliás).

Para isso, evite o uso de roupas muito apertadas e priorize peças de tecidos naturais (calcinhas de algodão devem ser maioria no nosso guarda-roupa!).