Chegou a hora e você decidiu começar uma família. Quando você está pronta para ter filhos, aguardar é a última coisa que você deseja fazer. Então, para ajudá-la nessa jornada em busca da gravidez, reunimos algumas dicas úteis sobre como engravidar mais rápido!

Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a aumentar suas chances de engravidar rapidamente. Continue lendo e conheça dez dicas aprovadas por especialistas cobre como engravidar mais rápido!

Dependendo da sua idade, você tem cerca de 40% de chance de engravidar dentro de dois meses após ter relações sexuais desprotegidas. Se você deseja receber um novo presente de alegria para sua família, existem várias maneiras naturais de aumentar sua fertilidade.

Aqui estão alguns passos que você pode seguir:

Publicidade

1 – Converse com seu ginecologista

como engravidar mais rápido

Foto: Freepik

Antes de começar a tentar engravidar, primeiro consulte o seu ginecologista. Ele verificará problemas médicos existentes e quaisquer condições genéticas que possam ser transmitidas ao seu bebê.

Certifique-se de conversar também com seu médico sobre seu estilo de vida geral. Ele pode lhe dar algumas dicas sobre quaisquer alterações a serem feitas para garantir uma gravidez saudável.

Essa é a oportunidade perfeita para fazer qualquer pergunta que possa ter sobre fertilidade e gravidez.

Aproveite para fazer um checkup. Pergunte ao seu médico sobre vitaminas pré-natais que contêm ácido fólico. O ácido fólico funciona durante os estágios iniciais da gravidez, por isso é importante garantir que você esteja recebendo bastante ácido fólico antes mesmo de engravidar.

2 – Acompanhe sua ovulação

tabelinha de período fértil

Foto: Freepik

Publicidade

Se você deseja engravidar de forma rápida e natural, vai querer se familiarizar com o seu ciclo menstrual. Todo mês, seu corpo se prepara para um óvulo ser fertilizado pelos espermatozoides.

Para você engravidar, o esperma e o óvulo precisam estar no mesmo local e ao mesmo tempo. Manter o controle de seu ciclo garantirá que você saiba onde está o óvulo e quando a ovulação ocorreu.

Seu óvulo é viável por cerca de 12 a 24 horas, o esperma pode sobreviver por até 5 dias no sistema reprodutivo da mulher. Com isso em mente, você pode agendar suas sessões sexuais de acordo.

Além disso, acompanhe sua ovulação medindo sua temperatura todas as manhãs.

Se você observar um aumento de temperatura, isso pode significar que a ovulação ocorreu.

Você também pode acompanhar seu ciclo usando testes de ovulação. Estes testes consistem em tiras nas quais você faz xixi para determinar a fase do seu ciclo.

Publicidade

3 – Faça sexo todos os dias durante a janela fértil

casal

Foto: Freepik

A “janela fértil” abrange um intervalo de 6 a 5 dias antes da ovulação e no dia da ovulação, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. Estes são os dias de cada mês em que uma mulher é mais fértil.

Algumas mulheres recorrem a novas ferramentas tecnológicas, como aplicativos para ajudá-las a controlar quando podem ter mais chances de conceber.

4 – Não se preocupe com as melhores posições sexuais para engravidar

Existem muitos mitos sobre as melhores posições sexuais para engravidar, mas são apenas mitos.

Realmente não há evidências científicas dizendo que a posição missionária é melhor do que a mulher estar no topo, quando se trata de maximizar suas chances de criar um bebê.

Certas posições que desafiam a gravidade, como sentar ou ficar em pé durante a relação sexual, no entanto, podem desencorajar o esperma de viajar.

5 – Fique na cama logo após a relação sexual

como engravidar mais rápido

Foto: Freepik

Você provavelmente já ouviu isso: “deite-se na cama com as pernas pra cima depois de fazer sexo para aumentar suas chances de engravidar”. O veredito? Não é (totalmente) verdade.

É um bom conselho ficar na cama por 10 a 15 minutos após a relação sexual, mas você não precisa ficar de pernas pra cima. Sua pélvis não se move quando você coloca as pernas pra cima.

6 – Como engravidar mais rápido? Elimine maus hábitos!

Então, você decidiu começar uma família e está se perguntando como engravidar mais rápido? Talvez esteja na hora de abandonar alguns de seus hábitos menos desejáveis.

  • Para iniciantes, fique longe de cigarros. Quando você fuma, inala toxinas como nicotina e monóxido de carbono. Ambos têm um efeito prejudicial no funcionamento do sistema reprodutivo e dos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de engravidar.
  • Essas chances caem ainda mais se você costuma usar álcool. Vários estudos demonstraram que beber em excesso dificulta a concepção.

7 – Busque um peso corporal saudável

como engravidar mais rápido

Foto: Freepik

Ser muito pesada pode reduzir as chances de uma mulher engravidar, mas ser muito magro pode tornar ainda mais difícil ter um bebê.

Uma pesquisa mostrou que uma mulher que está acima do peso pode demorar duas vezes mais para engravidar do que uma mulher cujo IMC é considerado normal.

E uma mulher que está abaixo do peso pode levar quatro vezes mais tempo para conceber.

Ter muita gordura corporal produz excesso de estrogênio, o que pode interferir na ovulação. Perder 5 a 10% do peso corporal antes que uma mulher comece a tentar engravidar pode melhorar sua fertilidade, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Mulheres magras demais podem não ter períodos regulares ou podem parar de ovular.

8 – Como engravidar mais rápido? Faça uma dieta equilibrada!

dieta

Foto: Freepik

Para preparar seu corpo para receber um novo bebê, você precisa cuidar muito bem dele. Portanto, uma maneira de fazer isso é fornecendo muitos nutrientes.

Sem dúvida, uma dieta equilibrada contendo todos os nutrientes essenciais nutre seu corpo e o prepara para a gravidez. Comer uma dieta equilibrada também garante que seu bebê receba os nutrientes necessários para se desenvolver adequadamente.

Reduzir ou eliminar bebidas açucaradas e doces também pode ajudar a manter seu corpo preparado para a gravidez. Essas guloseimas aumentam os níveis de açúcar no sangue, forçando a insulina a subir para lidar com todo o açúcar.

Se acaso você tem síndrome dos ovários policísticos (SOP), isso é especialmente perigoso. Foi demonstrado que insulina alta exacerba a SOP, causando um desequilíbrio hormonal e dificultando a gravidez.

9 – Dicas de sexo de como engravidar mais rápido

  • Não use lubrificante, pois alguns lubrificantes não são compatíveis com o esperma e podem causar a morte do esperma antes de chegar ao óvulo.
  • Não faça nada para aumentar ativamente a temperatura do seu corpo após o sexo. Por exemplo, exercícios extenuantes ou tomar um banho quente, visto que os espermatozoides começam a perder sua motilidade e viabilidade.

10 – Quais alimentos ajudam a engravidar mais rápido?

casal tomando café juntos

Foto: Freepik

A dieta não é importante apenas para a saúde, mas também pode afetar sua fertilidade.

Certificar-se de incluir certos alimentos saudáveis ​​em sua dieta garantirá que seu corpo não seja deficiente em nenhum dos nutrientes e vitaminas essenciais para a produção de bebês. Portanto, aqui estão as nossas recomendações:

  • Espinafre: É essencial para a produção saudável de óvulos e espermatozoides, pois contém zinco.
  • Bananas: As bananas são ricas em vitamina B6 que, sem dúvida, ajuda a regular os hormônios.
  • Ovos: Ajudam a obter vitamina D. A falta de vitamina D tem sido associada ao aumento das taxas de infertilidade.
  • Feijões, lentilhas, nozes: Por fim, os feijões, lentilhas e nozes são conhecidos como estimulantes da fertilidade, pois estão cheios de uma grande proteína à base de plantas!

Quanto tempo geralmente leva para engravidar?

Se você e seu parceiro são saudáveis ​​e têm menos de 35 anos, você tem cerca de 30% de chance de engravidar no primeiro mês de tentativas e 80% de chance no primeiro ano. Portanto, se demorar mais do que alguns meses, não se desespere.

A infertilidade não é diagnosticada até que você tente engravidar sem sucesso por um ano inteiro.

Se acaso você tem menos de 35 anos e está tentando há um ano, provavelmente é hora de marcar uma consulta com um especialista em fertilidade.

Os casais mais velhos demoram mais tempo a conceber devido ao declínio relacionado ao envelhecimento do óvulo e do esperma (isso é mais um problema nas mulheres do que nos homens).

Procure ajuda médica se precisar

médica explicando

Foto: Freepik

Se acaso você não conceber dentro de 6 meses (se tiver menos de 35 anos ) ou dentro de um ano (se tiver mais de 35 anos), consulte seu médico.

Obter ajuda não significa que você está desistindo; significa apenas que você é corajosa o suficiente para descobrir se há, de fato, uma razão para não estar engravidando e se pode tomar medidas para resolver.

Algumas causas de infertilidade pioram com o tempo. Então, obter ajuda quando necessário pode ajudá-la no processo de como engravidar mais rápido!