O segundo trimestre é muitas vezes referido como o melhor período de gravidez para muitas mulheres. Mas alguns distúrbios irritantes podem aparecer. Vamos ver o que acontece com 15 semanas de gravidez!
15 Semanas de gravidez: a mãe
Os sintomas do primeiro trimestre, como sonolência, alterações de humor e náusea, agora são algo que pertencem ao passado, embora, às vezes, na décima quinta semana de gravidez, as mulheres grávidas possam sentir azia e fadiga.
Ao mesmo tempo, a barriga cresce e os hormônios fazem o seu trabalho, tornando a futura mãe mais bonita do que nunca.
As unhas e a pele ficam brilhantes, graças à maior pulverização dos tecidos, o cabelo fica mais bonito e brilhante. Este é o melhor momento para cuidar do corpo.
Foto: Freepik
O coração da futura mãe, nesse período, trabalha mais para fornecer oxigênio ao feto e bombeia cerca de 20% mais sangue do que antes da gravidez. Essa quantidade ainda aumentará durante a gestação, até um máximo de 30 a 50% a mais. As roupas continuam a “encolher” e, se você não tem roupas confortáveis no armário, é hora de fazer compras!
Leia mais: Aproveite a maternidade ao máximo!
Além disso, está chegando a hora de fazer a segunda consulta do pré-natal, mas também de realizar outros exames.
15 Semanas de gravidez: o bebê
Neste ponto da gravidez, o feto pode ter desenvolvido o hábito de chupar os polegares ou bocejar. Sua pele é muito fina e os vasos sanguíneos podem ser vistos claramente.
Agora a estrutura do couro cabeludo também está se desenvolvendo e alguns cabelos já estão crescendo, assim como os cílios e as pestanas estão crescendo.
Foto: Dreamstime
O coração bombeia energicamente seu sangue e os ouvidos funcionam: ele pode começar a ouvir sons e barulhos vindos de fora! Nesta semana, o bebê começa a perceber os sons vindos de fora, mas não apenas os produzidos pela mãe, como também pelo pai, que agora pode começar a estabelecer contato com o bebê.
Leia mais: Ideias de lembrancinhas de maternidade
Na décima quinta semana de gravidez, o feto mede 8 a 9 cm e recebe todo o seu alimento da placenta. Ele bebe o líquido amniótico e expele a urina, tem sobrancelhas e é coberto por lanugo, um tipo de pelo que tem o objetivo de protegê-lo.
15 Semanas de gravidez: o que saber
Foto: Freepik
Nesse período, é importante garantir uma ingestão correta de vitaminas e minerais. Além disso, o cálcio é um elemento importante no desenvolvimento do feto – em caso de deficiência o médico pode aconselhar suplementá-lo.
Para as mulheres que nunca contraíram toxoplasmose e para evitar outros distúrbios alimentares, é bom prestar atenção aos alimentos. Eles devem ser bem lavados (no caso de frutas e legumes) e bem cozidos (no caso de carne e peixe).
Após as primeiras semanas de gravidez, nas quais provavelmente o desejo sexual foi embora, nesse período, com o desaparecimento da náusea, o apetite sexual pode voltar.
Temas da semana
Cuidado
É importante ingerir