Seu filho adolescente certamente passa por uma série de situações que você já passou, mas nem sempre é fácil se lembrar de como foi na sua vez. Além disso, o avanço “dos tempos” faz com que as crianças e os adolescentes tenham experiências cada vez mais diferentes daqueles que seu pais e familiares tiveram nas suas idades. Por isso, nem sempre é fácil fazer com que a comunicação entre adulto e adolescente seja fluido.

adolescente triste

Crédito: Freepik

Você está com dificuldade de conversar com o seu filho na adolescência? Tudo bem, muitas outras famílias passam por isso também. Veja aqui uma lista com os 6 melhores filmes para entender o que se passa com ele. Boa leitura!

As vantagens de ser invisível (2012)

amizade entre adolescentes

Foto: Divulgação

Publicidade

As vantagens de ser invisível é um filme obrigatório para as mães e pais que querem entender melhor o mundo do seu filho adolescente. Isso porque nesta obra uma série de temas associados com essa fase do desenvolvimento são muito bem trabalhados, por exemplo:

  • Dificuldades escolares, incluindo bullying e isolamento social
  • Perda de um amigo
  • A experiência do primeiro amor

Baseado em livro com o mesmo nome, As Vantagens de Ser Invisível aborda de forma lúcida esses e tantos outros temas, tão comuns entre os adolescentes (e as crianças também, em alguns casos).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Este filme conta a história de Charlie, um adolescente que se sente sozinho até fazer amizade com um casal de irmãos. Esses novos amigos vão não somente o tirar da solidão, mas também o ajudar a superar alguns traumas de sua vida.

Os Incríveis 2 (2018)

Foto: Divulgação

Lançado em 2018, Os Incríveis 2 é um filme para olhar com toda a família. Isso porque ele retrata uma série de questões que passam desde os conflitos infantis até os problemas dos adolescentes e a relação matrimonial e entre pais e filhos. Neste novo filme da família Pêra, a Mulher Elástica volta a atuar como heroína enquanto seu marido – o Sr. Incrível – precisa dar conta da responsabilidade mais importante da sua vida: cuidar dos seus filhos.

A família Pêra tem valiosos ensinamentos para passar aos pais e adolescentes. Nesta nova história a adolescente da família (Violeta Pêra) passa por uma situação de desilusão amorosa. O pai e o irmão da jovem não parecem compreender esse conflito, afetando assim toda a relação familiar. Se sentindo sozinha e desamparada, Violeta também mostra aos espectadores sobre a importância de construir laços com o pai e com a mãe de formas independentes.

Publicidade

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Foto: Divulgação

Sendo considerado um clássico e se enquadrando em qualquer época, Sociedade dos Poetas Mortos conta a história da relação entre professor e alunos e os efeitos que uma educação emancipatória podem ter sobre uma micro-sociedade (neste caso, a escola). O filme acompanha uma escola de ensino médio com diretrizes ortodoxas que entra em conflito com um novo professor. O problema inicia porque este novo membro do corpo docente tem métodos próprios de incentivar os alunos, fazendo-os questionar mais e pensarem para fora dos padrões considerados normais.

Muitos dos temas apresentados em Sociedade dos Poetas Mortos são preocupações comuns a qualquer adolescente, por exemplo:

  • Desejo de aceitação pelo grupo sem abrir mão de seus próprios valores
  • Necessidade de refletir sobre si mesmo e sobre sua identidade
  • Busca por mudanças positivas na vida, mesmo sem saber bem o que mudar

Além disso, o filme também mostra como a criatividade pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos. Isso porque em Sociedade dos Poetas Mortos os adolescentes são instigados a fazerem uso da arte – através dos poemas – para despertarem novas vocações e novos interessantes em suas vidas.

Extraordinário (2017)

solidão de adolescente

Foto: Divulgação

Extraordinário conta a história de Auggie, um menino de apenas 10 anos que nasceu com uma deformação no rosto. Esta deformação fez com que ele precisasse por dezenas de cirurgias plásticas ao londo da vida, além de nunca ter tido a oportunidade de “ter uma vida normal”. Mas tudo está prestes a mudar quando o garoto completa dez anos e tem a oportunidade de passar a frequentar a escola, como todas as outras crianças.

Publicidade

O filme conta a história de uma criança de 10 anos. Apesar disso, é excelente para tentar entender o seu filho adolescente. Isso porque Extraordinário também apresenta as dificuldades de Olivia, irmã mais velha de Auggie. Olivia se sente sozinha, percebendo que foi esquecida pelos seus pais desde a chegada do seu irmão mais novo – e da sua deformação facial. Essa solidão faz com que a jovem sinta que precisa lidar sozinha com todos os conflitos que a cercam, dentro e fora do ambiente familiar.

Essa sensação de ter sido esquecida pelos pais após chegada de um irmão mais novo é extremamente comum, principalmente quando o irmãozinho também demanda alguma atenção especial. Outra recomendação para adentrar nesse universo é a série original Netflix Atypical (2017). Este seriado conta a drama de uma família de dois filhos, onde o mais novo – de 18 anos – possui diagnóstico de autismo e a irmã mais velha também passa por momentos de esquecimento dentro do seio familiar.

Juventude Transviada (1955)

adolescente problema

Foto: Divulgação

Juventude Transviada talvez seja o filme menos conhecido da lista, mas é impossível pensar em obras para entender um adolescente e não citá-la. Lançado na década de 50, o filme conta a história de Jim – um adolescente problemático e encrenqueiro.

Jim traz problemas para a família, fazendo com que os pais decidam mudar de residência com frequência, até que eles decidem se fixar em Los Angeles. Após a última mudança de casa, o jovem é preso por desordem e precisa aguardar pelos pais na delegacia durante a noite, que fazem questão de lembrá-lo que precisarão cancelar um compromisso social para ir resgatá-lo. Neste local Jim conhece uma jovem que está em conflito com seu pai e um jovem que foi pego atirando em alguns cachorros. Um dos policiais do local entende que o comportamento de Jim é resultado de uma família que não consegue acolher as suas demandas, e nem o compreender.

Juventude Transviada apresenta a vida de um adolescente que foi totalmente transformado pelas demandas culturais de seu tempo. Ainda hoje, este filme é considerado um marco para a solidificação da imagem do “adolescente problema” ou do “adolescente encrenqueiro”. Com o filme é possível entender a angústia e a necessidade do adolescente de ser aceito pelo grupo, chegando a extremos para isso. Com mortes ao longo da história, é uma obra que coloca em questão o quanto vale para o adolescente sua vida e até onde eles estão dispostos a irem para se sentirem pertencentes a algo.

Aos Treze (2003)

Foto: Divulgação

Aos Treze narra a história de Tracy e de Evie, duas adolescentes de 13 anos que estudam na mesma escola. Tracy inicia a narrativa com a imagem perfeita de uma “boa menina”: boa filha, boa aluna, boa amiga. Evie, entretanto, representa a garota mais popular da escola e mais experiente em alguns dos cenários que os pais de adolescentes mais temem: sexo, uso de drogas e festas. Quando Tracy e Evie se tornam amigas o mundo da primeira parece virar de cabeça para baixo (e a família também). Isso acontece porque Evie a apresenta a uma série de problemas, por exemplo:

  • Uso de drogas lícitas e ilícitas
  • Dependência afetiva do grupo
  • Desiquilíbrio emocional
  • Mutilação
  • Banalização do sexo

A nova Tracy entra em conflito com todos da sua antiga vida: seus antigos amigos, os professores e sua mãe.

O que o filme aponta

Sem julgamentos morais e sem mocinhas e vilãs, Aos Treze mostra algumas das razões que podem levar as jovens a busca desenfreada pela aceitação dos outros. O filme apresenta os conflitos familiares e a falta de acolhimento da família de Evie, remontando as razões da jovem buscar refúgio no submundo da “popularidade a todo custo”. Aos Treze também mostra como jovens com outras experiências e com “vidas mais organizadas” podem chegar a essa mesma situação, através das amizades que constrói.

Em especial quando falamos de adolescentes meninas, a experiência da “melhor amiga pra sempre” marca um momento muito importante no desenvolvimento da jovem. É normal que a adolescente dedique a sua melhor amiga uma série de cuidados normalmente associados com a experiência de seu primeiro amor, como atenção, ciúmes e carinhos. Não raramente a saída da infância e a entrada da adolescência tem como marca a busca da adolescente por alguém que vá substituir emocionalmente o lugar da mãe. Aos Treze apresenta essa procura e os efeitos que essa transferência de personagem pode acarretar para a vida da adolescente.

O que achou dessa lista? Já conhecia algum desses filmes? Conte pra gente a sua experiência através dos comentários.