Você já ouviu falar no pré-natal com pediatra? Essa prática, embora não seja muito comum ainda, tem trazido benefícios para as famílias que buscam aprender um pouco mais sobre os seus bebezinhos antes mesmo do nascimento.

Nesse tipo de consulta, a família começa a criar vínculo com o profissional e pode tirar dúvidas importantes sobre a saúde do pequeno.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e fique por dentro de tudo!

Veja mais: Pré-natal psicológico: O que é? Quais as vantagens?

Publicidade
Pré-natal com pediatra

Médica orientando gestante. Foto: Canva.

O que é o pré-natal com pediatra?

Ao longo da gestação, é comum e esperado que as futuras mamães façam o pré-natal com o obstetra, acompanhando o desenvolvimento do feto e a evolução da gravidez como um todo. Porém, isso não quer dizer que outros profissionais não possam estar envolvidos nesse processo tão significativo para as famílias.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Nesse cenário, temos o papel do pediatra como um pilar que vem sendo cada vez mais incluído nessa fase da vida da família. Antes mesmo de o bebê nascer, uma ou duas consultas podem acontecer.

Nessas consultas, o pediatra pode tirar dúvidas sobre os cuidados com o bebê, sobre amamentação, saúde e bem-estar, entre outras questões. Pode orientar sobre rotina de sono, o que é esperado e o que não é, bem como pode tirar todas as dúvidas dos futuros pais.

Além disso, é o momento ideal para que o pediatra conheça a família da criança e possa, assim, fortalecer o vínculo que é criado entre ambos, proporcionando uma experiência ainda mais amigável e agradável para todos.

Sendo assim, podemos pensar que no pré-natal com pediatra algumas ações são colocadas em prática, como:

Publicidade
  • A família pode levar suas dúvidas para esclarecer na consulta;
  • O pediatra apresenta especificidades sobre o recém-nascido;
  • Conversa-se sobre rotina;
  • Conversa-se sobre cuidados com alimentação e higiene;
  • Pode-se conversar sobre o que é esperado e o que é atípico;
  • Tirar dúvidas sobre as primeiras horas de vida do recém-nascido;
  • Quebrar tabus e mitos que possam ter sido absorvidos ao longo da vida;
  • Conversar sobre possibilidades de como cuidar, vestir e auxiliar o desenvolvimento das crianças;
  • Em caso de diagnósticos fetais, podem conversar sobre perspectivas para o pequeno;
  • Entre outras possibilidades.
Pré-natal com pediatra

Itens do consultório do pediatra. Foto: Canva.

E quando fazer o pré-natal com pediatra?

Na realidade, não existe um momento exato e único, pois tudo depende das indicações de cada caso e da dinâmica de cada família. Entretanto, especialistas comentam que a partir da 28ª semana já é possível procurar o pediatra.

Antes disso, pode ser um pouco cedo para esclarecer alguns fatores, salvo em casos nos quais faça sentido para a família e tenha motivos para isso.

Portanto, perceba que não existe o momento mais ideal, mas o mais recomendado, que é, praticamente, mais perto do final da gestação. Mas cabe a você e à sua família avaliarem as possibilidades, combinado?

Veja também: Ultrassom morfológico: um guia completo

Para quem o pré-natal com pediatra é indicado?

Na realidade, há indicações para todos os casos de famílias grávidas que desejam construir um vínculo com o pediatra e sanar dúvidas sobre os cuidados com o bebê.

Publicidade

Entretanto, famílias com diagnósticos de doenças congênitas no feto, ou que tenham histórico desses casos na família, podem se sentir mais incentivadas a esse tipo de acompanhamento.

Além disso, pais de primeira viagem também costumam se beneficiar bastante. No entanto, como comentamos, qualquer família que quiser se beneficiar desse acompanhamento poderá, sem problema algum, procurar o pediatra no pré-natal.

Quais os benefícios do pré-natal com pediatra?

Como vimos, o pré-natal com pediatra é baseado em consultas focadas em orientar os pais quanto aos cuidados com o bebê, estabelecer uma conexão entre profissional e família e, ainda, tirar possíveis dúvidas que possam fazer parte da rotina dessa família.

Mas você sabe quais podem ser todos os benefícios dessa prática tão simples? Na listinha abaixo, apresentamos alguns dos benefícios que você pode experimentar ao adotar o pré-natal com pediatra. Acompanhe!

1. Orientação sobre a saúde do bebê é um dos benefícios do pré-natal com pediatra

A saúde do bebê, especialmente do primeiro filho, pode ser um mistério para muitos pais. O que pode e o que não pode ser feito? Será que determinados sinais indicam problemas de saúde ou não?

São muitas as dúvidas que os pais podem criar em suas mentes com o passar dos meses, e a consulta com o pediatra pode ser o caminho para sanar muitas delas.

Assim, é possível aumentar a confiança frente ao desafio de cuidar de um bebê, afinal, trata-se de uma outra vida e isso pode gerar ansiedade em alguns pais.

Portanto, o pré-natal com pediatra pode ser um suporte a mais nessa jornada de descobertas.

Veja mais: Estudo mostra que dieta do pai pode influenciar a saúde do bebê

2. Preparação para o nascimento

A preparação para o nascimento também pode ser auxiliada pelo profissional pediatra. O médico pode tirar dúvidas sobre o que esperar do recém-nascido, além de indicar quando dar banho, como pode ser esse banho, quais roupinhas vestir a criança, entre outros questionamentos.

É natural que os pais se sintam um pouco angustiados e ansiosos com o nascimento da criança, e ter um profissional especialista para orientar e sanar as principais dúvidas pode ser algo bastante promissor, concorda?

Pré-natal com pediatra

Mulher que trabalha como pediatra. Foto: Canva.

3. Vínculo desde cedo

Para algumas famílias, pode ser bastante desafiador construir um bom vínculo com o médico pediatra. Afinal de contas, estamos falando de cuidar da vida de uma das pessoas mais importantes de nossas vidas.

Sendo assim, uma forma de tornar esse relacionamento ainda mais próximo e fortalecer o vínculo é, justamente, ter esse contato o quanto antes.

Quando a família tem a oportunidade de conversar com o pediatra antes mesmo de o bebê nascer, podem conversar sobre diversos assuntos relacionados à infância e ao universo infantil.

Podem usar suas próprias histórias de vida para tentar entender e conversar com o médico sobre o que fazer ou não fazer com relação aos cuidados com a saúde da criança.

Tudo isso pode fomentar uma maior proximidade com o profissional, o que é ótimo para construir um relacionamento muito mais sólido e baseado na confiança.

Veja também: Como escolher o pediatra do seu filho? Veja um passo a passo!

4. Esclarecimento de dúvidas

A conversa com o pediatra, sem dúvidas, é um momento para tirar dúvidas e conversar sobre questionamentos que são muito comuns. Os pais podem aprender um pouco mais sobre rotina de sono, rotina de amamentação e outros questionamentos comuns dos primeiros meses de vida.

Podem conversar sobre cuidados com a higiene, tirar dúvidas sobre quais alimentos que a mãe consome podem interferir na produção de leite, e assim por diante.

Inclusive, uma sugestão para quem decidir fazer o pré-natal com pediatra é anotar em um papel todas as dúvidas que pode ter sobre o universo do recém-nascido, de modo a conversar com o profissional e poder esclarecer item por item.

Desse modo, é possível se sentir mais seguro e munido de conhecimentos que são importantes para o desenvolvimento saudável de nossas crianças. Sem dúvidas, uma experiência que pode ser bem promissora, quando bem aproveitada.

Pré-natal com pediatra: O que é? Quais os benefícios?

Família visitando o pediatra. Foto: Canva.

5. Suporte emocional no pré-natal com pediatra

Muitos papais e mamães podem se sentir inseguros frente à ideia de ter um filho, e isso é super natural. E uma forma de lidar com essa insegurança é aprendendo mais sobre o assunto e tendo profissionais da saúde que os apoiem nessa jornada de descobertas.

Sendo assim, quando pensamos nessa construção de vínculo com o pediatra antes mesmo do nascimento do bebê, podemos considerar esse suporte emocional a mais.

Ele pode proporcionar aos pais um apoio, enquanto tira dúvidas e, inclusive, minimiza possíveis medos que as famílias podem ter com relação aos cuidados com a criança.

Afinal, muitas pessoas ainda encaram o recém-nascido de uma forma muito frágil, o que pode gerar bastante medo e angústia. E receber orientações do profissional pode ajudar a reduzir esse tipo de medo, tendo um suporte emocional que propicie uma transição para a parentalidade que seja mais tranquila e leve.

Veja também: Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal?

6. Quebra de tabus com o pré-natal com pediatra

Quem nunca ouviu algum tipo de mito ou tabu sobre os cuidados com a saúde das crianças? Sem dúvidas, você já deve ter ouvido falar de algo, como por exemplo, colocar um fiapo de roupa na testa do bebê é o ideal para parar o soluço… Será que é?

Essas e outras crenças populares costumam ser propagadas com bastante frequência. Algumas são inofensivas, mas outras podem gerar medo, angústia e receio nos pais.

Logo, o pré-natal com o pediatra pode ser uma oportunidade de quebrar com esses pensamentos e se sentir mais leve, encontrando um maior equilíbrio entre o que realmente é verdade e o que é tabu e mentira.

Além disso, as famílias podem conversar sobre informações que acabam vendo na internet, por exemplo, para esclarecer se algo é realmente verídico ou não.

Dessa maneira, podem se sentir mais seguras e oferecer cuidados mais adequados ao pequeno bebê que chega ao mundo.

Pré-natal com pediatra: O que é? Quais os benefícios?

Gestante visitando o médico. Foto: Canva.

7. Orientações sobre amamentação

Por fim, outro benefício muito importante que o pré-natal com pediatra pode oferecer as famílias é a orientação e os esclarecimentos acerca da amamentação.

Afinal, muitas mulheres e famílias no geral podem ter muitas dúvidas sobre a melhor maneira de amamentar os bebês. Quantas vezes é necessário? Como estimular a produção de leite? Como conquistar a pega correta?

São muitos os questionamentos que podem surgir no dia a dia dessas famílias, e um profissional qualificado pode ajudar nesses casos, de modo a tirar dúvidas, auxiliar indicando rotinas interessantes, cuidados com a amamentação, e assim por diante.

Sendo assim, esse pré-natal pode ser um verdadeiro combo de benefícios para a família que está vivendo a transição entre a gestação e a chegada de um novo membro na família.

Se você acha que esse tipo de acompanhamento faz sentido para você, considere-o como uma alternativa e boas descobertas para você!

Veja agora: