Saber se preparar para a primeira consulta de pré-natal é crucial para poder tirar todas as dúvidas e vivenciar esse momento da melhor forma possível. Mas, qual tipo de pergunta fazer ao médico? O que devemos levar nessa consulta? Esses e outros questionamentos costumam surgir, fazendo com que, muitas vezes, a futura mamãe se sinta ansiosa.

Por isso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber na hora de se preparar para essa consulta que, muitas vezes, é muito esperada pelas mulheres. Acompanhe e confira!

Veja mais: Pré-natal psicológico: O que é? Quais as vantagens?

Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal

Médica conversando com a gestante no pré-natal. Foto: Canva.

Publicidade

Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal?

Existem alguns fatores que devemos levar em consideração na hora de se preparar para a primeira consulta de pré-natal. Porém, é importante mencionar que além dos apontamentos abaixo, vale a pena você refletir, consigo mesma, o que você julga ser mais importante neste momento.

Dessa forma, será ainda mais fácil conseguir pensar no que perguntar, como se preparar, com que antecedência se organizar, e assim por diante.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja, a seguir, alguns pontos que trouxemos para você refletir sobre esse assunto e, assim, começar a planejar a sua primeira consulta com tranquilidade:

1. Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal: Agende a sua consulta cedo

Comece com o agendamento da sua consulta. Esse agendamento não precisa ser feito no momento em que você tem o seu teste positivo em mãos, mas, o ideal é que aconteça o quanto antes.

Isto é, evite deixar passar muito tempo desde a detecção da gravidez até a primeira consulta. Afinal, é nessa consulta que você poderá se preparar melhor para todas as etapas da gestação, de forma efetiva.

Além do mais, essa consulta é crucial para que o médico comece a avaliar o seu estado de saúde e, com esses conhecimentos, ofereça o que é necessário para você ter uma gravidez mais tranquila.

Publicidade

Veja também: Lista dos exames obrigatórios durante a gestação (toda gestante precisa conhecer!)

Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal

Gestante no pré-natal fazendo o ultrassom. Foto: Canva.

2. Reúna informações sobre o seu histórico médico

Além de agendar a consulta com antecedência, lembre-se de reunir informações importantes sobre o seu histórico médico. Você não precisa fazer uma linha do tempo extremamente minuciosa, é claro, mas o ideal é que você tenha informações sobre exames que já fez, se já precisou passar por algum procedimento cirúrgico, como está o seu estado de saúde atual, etc.

Além disso, considere conversar com o médico sobre o histórico da sua família. Existe algum histórico de gravidez complicada? De doenças cardiovasculares? De diabetes? Reflita sobre isso, pois essas informações são cruciais para que o médico possa avaliar as suas condições e, assim, seguir com um acompanhamento mais assertivo.

3. Registre os sintomas que você vem sentindo

Os sintomas que você vem sentindo, ao longo da sua gestação e desses primeiros dias, também são importantes. Você pode anotar se sentiu algum tipo de tontura, dor de cabeça, ou qualquer outro sintoma que julgar importante.

Até mesmo os que parecerem mais “banais” podem ser anotados para serem apresentados durante a consulta. Assim, novamente, o médico terá informações sólidas sobre a sua saúde nos dias atuais, o que é fundamental para agir caso seja necessária alguma intervenção, por exemplo.

Publicidade

Não pense que sentir algum tipo de dor é “normal”. Se algo incomoda você, anote e leve isso para apresentar ao médico. Lá, o especialista dirá se é algo normal ou não.

Veja mais: Sintomas bons da gravidez: 9 sintomas que você vai amar!

Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal

Mulher grávida deitada enquanto olha o ultrassom do seu bebê. Foto: Canva.

4. Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal: Leve os seus documentos

Não se esqueça de se preparar para a primeira consulta de pré-natal levando os seus documentos pessoais. Além deles, considere apresentar também a sua caderneta de vacinação.

Dessa maneira, mais uma vez o médico terá acesso a informações relevantes sobre a sua saúde.

5. Analise seus hábitos e leve informações anotadas

Um ponto importante, que pode ser considerado na hora de se preparar para a primeira consulta de pré-natal, diz respeito à análise de hábitos.

Pois pare e pense: antes de saber da gestação, como estava a sua rotina de sono, alimentação, trabalho? Será que você tem uma rotina boa ou ruim? Quais hábitos deverão ser deixados de lado?

Tudo isso poderá ser conversado durante a consulta. Por conta disso, é importante que você tenha clareza de como tem sido a sua rotina, de modo que isso possa ser apresentado para o médico com uma certa assertividade.

Portanto, comece a observar o seu dia a dia e, se quiser, anote alguns pontos importantes dos seus hábitos e rotina.

Veja também: Hábitos saudáveis para mulheres mães – Veja algumas dicas!

Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal

Mulher na consulta com o médico. Foto: Canva.

6. Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal: Anote suas perguntas

Em sexto lugar, deixamos mais uma dica que pode fazer toda a diferença na hora de se preparar para a primeira consulta de pré-natal: anote as suas dúvidas.

Muitas mulheres têm uma grande quantidade de dúvidas sobre a gestação, sintomas, rotina, o que pode e não pode, mas, na hora de perguntar para o médico, durante a consulta, esquecem-se da metade.

Por isso, uma forma de se preparar de modo eficiente é anotando tudo o que você deseja saber e, mais do que isso, precisa saber.

Sempre que você se lembrar de um questionamento que gostaria de fazer ao médico, anote em um papel. Vá fazendo uma listinha ao longo da semana, a fim de ter algo completo que poderá ser apresentado na consulta.

E não se preocupe! Se você ainda não sabe nem o que deseja perguntar, continue lendo este texto, pois trazemos algumas possibilidades no próximo tópico.

O que perguntar na primeira consulta de pré-natal?

Agora que você já pôde ter uma visão geral de como se preparar para a primeira consulta de pré-natal, chegou a hora de considerar algumas dúvidas que podem ser levadas para a sua consulta.

Lembrando que você pode adaptá-las, ou mesmo fazer perguntas diferentes das que listamos, ok? O objetivo, aqui, é dar um norte para que você consiga visualizar quais são as suas dúvidas e, assim, poder levá-las ao médico. Veja só:

  1. Quais são os principais cuidados que devo tomar durante a gravidez?
  2. Quais são os tipos de exames devo fazer ao longo da gravidez?
  3. Eu vou precisar ajustar minha dieta e estilo de vida durante a gravidez? Como?
  4. O que fazer para lidar com os sintomas da gestação?
  5. Quais medicamentos e suplementos devo evitar?
  6. Quais cosméticos eu não posso usar? E procedimentos estéticos?
  7. Quais são os meus direitos e opções em relação ao parto? Como posso montar meu plano de parto?
  8. Como funciona o acompanhamento pré-natal ao longo da gestação?
  9. Quais sintomas não posso ignorar?
  10. Que tipo de preparação física ou aulas de parto são recomendados?
  11. Você pode me apresentar alguma recomendação ou recurso para aprender mais sobre a gravidez e o parto?

Com base nessas perguntas, você tem outras em mente que gostaria de levar à consulta? Pense um pouco sobre isso.

Como se preparar para a primeira consulta de pré-natal

Mulher gestante sentada em posição de borboleta. Foto: Canva.

Prepare-se de acordo com o que você achar importante

Na hora de se preparar para a primeira consulta de pré-natal, muito mais do que levar em consideração as dicas que trouxemos hoje, é importante que você também pense naquilo que é imprescindível para você.

Se há alguma coisa que não comentamos, mas que você quer fazer para se preparar para a consulta, sinta-se à vontade. O importante, aqui, é priorizar a sua saúde e o seu bem-estar.

Aproveite esse momento de descobertas e lembre-se: você pode e deve perguntar tudo ao médico. Não tenha vergonha de tirar as suas dúvidas e aproveite esse momento para se preparar da melhor forma para viver a sua gestação!

Veja agora: