Investir em técnicas de relaxamento para gestantepode ser uma excelente ideia. Afinal, só quem já viveu a gestação sabe o quanto essa fase pode ser carregada por emoções intensas, tanto positivas quanto as ditas “negativas”. Por isso, implementar ações que propiciem relaxamento e bem-estar pode ser bem interessante.

Neste texto, trouxemos algumas ideias que podem ajudá-la nessa missão de se sentir mais relaxada no dia a dia. Acompanhe para saber mais!

Veja mais: Maneiras de incentivar a independência do seu filho: 9 dicas.

técnicas de relaxamento para gestantes

Foco na barriga da gestante. Foto: Canva

Publicidade

Dicas de técnicas de relaxamento para gestantes

É importante destacarmos que, durante a gestação, algumas mulheres podem apresentar algumas limitações que tornam determinadas técnicas de relaxamento mais difíceis. É o caso de mulheres com problemas de mobilidade e a técnica de yoga, por exemplo.

Por isso,  antes de investir em algo que seja diferente e exija muito do seu corpo, converse com o seu médico, ok? Ele poderá orientá-la sobre os melhores tipos de exercícios de relaxamento para essa fase importante de sua vida. Assim, os resultados serão mais seguros e efetivos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Dito isso, sigamos para a nossa lista de ideias:

1. Técnicas de relaxamento para gestantes: Respiração profunda

A respiração profunda ajuda a promover sensação de relaxamento, ao mesmo tempo em que faz com que a mulher acabe conectando os seus pensamentos no presente. Outro benefício da técnica é que ela ajuda a reduzir o aceleramento dos batimentos cardíacos, sendo esse sintoma muito comum em casos de ansiedade, por exemplo.

O procedimento é relativamente simples, mas exige atenção e treino. Isto é, pode ser que no começo a mulher apresente uma certa dificuldade de manter o foco na própria respiração, só que isso é muito normal. O ideal é recomeçar o processo, se necessário, até que a sensação de maior relaxamento possa ser atingida. Veja como fazer:

  • Procure um ambiente tranquilo em sua casa, sem muitos estímulos que possam distraí-la.
  • Sente-se ou deite-se de forma bem confortável.
  • Se preferir, você pode fechar os olhos, para relaxar um pouco mais.
  • Mantenha as suas costas retas e comece a inspirar o ar pelo nariz, profundamente, sentindo os seus pulmões se enchendo.
  • Depois de alguns segundos, expire o ar pela boca, também de modo lento, sentindo o esvaziamento dos pulmões.
  • Repita essa respiração profunda durante cerca de um minuto.

Veja mais: 7 dicas para escolher a melhor babá para o seu filho

Publicidade

Gestantes se exercitando na bola de pilates. Foto: Canva

2. Mindfulness

Apesar de não ser considerada, de fato, uma das técnicas de relaxamento para gestantes, a prática de mindfulness ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, conectando a pessoa com o presente e reduzindo pensamentos sobre o passado e o futuro.

Existem muitas formas de incluir o mindfulness na rotina, com o propósito de permitir que a mulher fique mais relaxada e tranquila. Veja algumas ideias:

  • Observe as sensações do corpo: O que você sente na pele? Frio? Calor? Dor? Arrepio? Como é a sensação da roupa sobre a pele?
  • Escaneie o seu corpo: Observe cada sensação de cada parte do corpo. Comece pelo dedo do pé e termine no topo da cabeça.
  • Visualização de um objeto: Escolha um objeto presente onde você está agora. Avalie cada detalhe dele, de modo ativo e prestando muita atenção.
  • Sabores: Quando for comer alguma coisa, observe bem a sensação do sabor, da textura, entre outras características do alimento.

Perceba que as técnicas de relaxamento para gestantes com base em mindfulness consistem em manter a atenção plena no que está acontecendo neste exato momento, deixando de lado pensamentos invasivos sobre o passado ou o futuro.

Veja mais: Casamento em casa: House Wedding! veja como organizar.

3. Técnicas de relaxamento para gestantes: Relaxamento passivo ou progressivo

O relaxamento progressivo consiste na atividade de contrair cada músculo por alguns segundos, relaxando-o em seguida. Por exemplo, você pode contrair bem as suas panturrilhas, relaxando-as depois de alguns segundos. Fazer isso em todos os grupos musculares pode ser uma das formas de fomentar sensações de prazer e bem-estar para o corpo.

Publicidade

Porém, algumas pessoas podem ter dificuldades e impeditivos na hora de contrair os músculos. Nesses casos, o relaxamento passivo pode ser uma boa ideia. Assim, ao invés de contrair o músculo e depois relaxar, a mulher pode apenas pensar em relaxar o músculo. Isto é, ela mentaliza a panturrilha e faz um movimento de relaxá-la ao máximo, sem ter que contraí-la antes.

Veja mais: Sinais de alerta para depressão pós-parto

Mulher gestante com semblante tranquilo. Foto: Canva

4. Técnicas de relaxamento para gestantes: Meditação

A meditação também costuma ser considerada uma das técnicas de relaxamento para gestantes. Isso porque ela contribui para que a mulher “acalme” os pensamentos, conecte-se mais consigo mesma e reduza as emoções negativas que possam estar afetando o bem-estar.

Para isso, é interessante investir em meditações guiadas, inicialmente, até que se possa começar a meditar com mais autonomia – quando a pessoa começa a ter mais experiência e habilidades nesse sentido.

O ideal é procurar um local tranquilo para isso, mantendo o corpo confortável. Assim, as chances de relaxar são maiores.

5. Visualização

A visualização nada mais é do que um exercício mental no qual devemos mentalizar algo que seja bonito, agradável e relaxante. É o caso de imaginarmos uma situação que nos promove boas sensações e relaxamento, como um banho de mar, por exemplo.

A visualização precisa ser feita o mais próximo da realidade possível, isto é, a pessoa deve tentar se concentrar de fato no que está visualizando, como se estivesse vivendo aquele momento neste exato momento. Isso é importante porque o nosso cérebro não consegue diferenciar o que é imaginado e o que é real, por isso, quanto mais detalhes imaginarmos do nosso momento agradável e ideal, maiores as chances de nos sentirmos relaxados.

Veja mais: Lista de enxoval do bebê: 7 itens essenciais para incluir! Confira.

Exercícios para gestante relaxarem. Foto: Canva

6. Técnicas de relaxamento para gestantes: Massagem relaxante

Por fim, uma massagem relaxante também pode ajudar nos dias de maiores tensões e desconfortos. Você pode procurar um espaço especializado em massagens, ou até mesmo conversar com seu parceiro ou parceira para que ele ou ela a ajude nessa missão.

Inclusive, existem técnicas de automassagem que também podem ser colocadas em prática. Apenas lembre-se de conversar com um profissional para que ele a oriente sobre a forma mais adequada de fazer essas massagens, combinado?

Assim você não só relaxa, como também protege a sua saúde.

Cuide-se, mulher!

Veja agora: Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: 7 dicas!