Apostar em maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez é indispensável para manter o conforto e o bem-estar da gestante. Afinal de contas, é muito desagradável sentir o incômodo nas costas e ter que lidar com as tarefas cotidianas independente disso. Por conta desse fatores, fizemos este conteúdo com algumas dicas simples, mas que podem ser ótimas em alguns casos. Não deixe de conferir!

Veja mais: Bem-estar para mulheres: 30 dicas incríveis para saúde da mulher

maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez

Mulher com a mão nas costas demonstrando dor. Foto: Canva

7 maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez

Existem diversas maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez, mas, dependendo do seu caso, pode ser que você precise de ajuda médica, ok? Até porque, cada situação é única e deve ser avaliada como tal. Portanto, se você perceber que a dor tem sido cada vez mais intensa, a ponto de atrapalhar a sua rotina, e nenhuma ação ajuda a minimizar o desconforto, não hesite em procurar ajuda profissional.

Publicidade

Dessa maneira, o médico poderá dar dicas de exercícios e até mesmo prescrever medicamentos que auxiliem nesse caso.

Ademais, você pode testar pequenas mudanças e cuidados na rotina, que são mais simples, mas que podem ajudar neste momento. Vejamos:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Fique atenta à sua postura

Muitas vezes, a dor nas costas pode estar associada à falta de postura. Como a barriga começa a crescer durante a gravidez, é muito comum que a mulher acabe ficando com uma postura um pouquinho mais torta, pois ainda está “aprendendo” a se equilibrar com o novo peso e novo espaço corporal.

Sendo assim, sempre observe como está a sua postura: será que você está jogando as costas muito para trás? Ou pendendo o corpo muito para frente? Avalie isso na frente do espelho e, caso precise de ajuda para encontrar a postura correta, converse com um fisioterapeuta.

Veja mais: Cuidados na gravidez: Dicas importantes!

Mulher massageando as costas de outra mulher. Foto: Canva

Publicidade

2. Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: Use sapatos confortáveis

Outro cuidado que devemos ter em mente, durante a gestação, diz respeito à escolha dos sapatos. Alguns tipos de sapatos podem ser bem desconfortáveis, como os saltos muito finos.

Além disso, se o seu calçado está machucando o seu pé, fique de olho! Pois a tendência é que tentemos compensar o desconforto, jogando o peso em uma perna só, colocando mais peso na parte de frente do pé, e assim por diante. E quando não há uma boa distribuição do peso do corpo sobre o pé, possivelmente acabamos ficando com a coluna mais “torta”, digamos assim.

Por conta desses fatores, aderir a um calçado que seja confortável, e que dê “liberdade” para você, pode ajudar com a dor.

3. Se for se abaixar, faça isso adequadamente

Cuidado com o momento em que você for se abaixar, independente para o que for. Se você for ajuntar algo no chão, lembre-se de dobrar os joelhos para se abaixar da forma adequada. Caso contrário, se apenas “dobrar o corpo ao meio” para alcançar algo no chão, há chances de aumentar o desconforto nas costas.

Infelizmente, muitas vezes colocamos em prática hábitos que mais prejudicam o bem-estar do que ajudam. Por isso, é muito importante ficar atento a esse tipo de movimento no dia a dia, a fim de proteger a sua coluna.

Veja mais: Chupeta para bebê: 15 perguntas e respostas sobre o assunto 

Publicidade

Mulher grávida acariciando a sua barriga. Foto: Canva

4. Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: Pratique exercícios indicados pelo seu médico

Converse com o médico que está acompanhando a sua gestação sobre os tipos de exercícios que você pode praticar nessa fase tão importante da sua vida. Afinal, os exercícios podem ajudar a relaxar melhor os músculos, melhorar a circulação sanguínea na região das costas, ao mesmo tempo em que promovem sensação de bem-estar e prazer.

Outro benefício é o fortalecimento dos músculos de todo o corpo, que contribui para uma melhor adaptação ao novo peso corporal. Além de que, dependendo da prática, você pode se divertir com as amigas, como no caso das aulas de dança, concorda?

Portanto, converse com o médico que está te acompanhando e solicite algumas atividades que ele indica para você.

5. Faça alongamentos durante o dia

Os alongamentos, especialmente relacionados às costas, claro, podem ajudar a reduzir a dor na região. Porém, é muito importante que você converse com um educador físico para encontrar os alongamentos que sejam confortáveis e seguros para o seu caso.

Dessa maneira, será possível elaborar um pequeno plano de treinos e alongamentos para você colocar em prática diariamente, oferecendo uma série de benefícios para o seu corpo e sua mente, como por exemplo:

  • Sensação de relaxamento e bem-estar;
  • Momento de se conectar com você mesma;
  • Diminuição das dores e desconfortos;
  • Diminuição das chances de lesão;
  • Entre outras vantagens.

Veja mais: Yoga para gestantes: Conheça todos os benefícios!

Mulher com dor nas costas recebendo massagem. Foto: Canva

6. Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: Converse com um fisioterapeuta

Um fisioterapeuta é um profissional capacitado para ajudar você a encontrar os melhores exercícios para lidar com o seu corpo durante a gestação. Afinal, como a mulher passa por uma série de mudanças, pode ser difícil compreender o que ajuda e o que prejudica esse desenvolvimento.

Assim sendo, o fisioterapeuta pode orientá-la sobre a postura, exercícios de relaxamento, posições que minimizam a dor nas costas, formas de prevenir a dor, entre outras medidas.

Por isso, se for possível e acessível para o seu caso, não deixe de conversar com um fisioterapeuta que atenda mulheres grávidas.

7. Use compressas de água quente ou tome um banho quente

Como vimos, existem muitas maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez, e as compressas com água quente é uma delas!

Você pode usar bolsa de água quente ou um paninho embebido em água morna, deixando-o sobre as costas para aliviar a sensação de dor e promover relaxamento.

Além disso, você também pode optar por tomar um banho bem quentinho, deixando a água bater nas costas e usufruindo do relaxamento e bem-estar que esse tipo de ação pode proporcionar ao seu corpo.

Até porque, além de ser muito agradável – porque diminui a dor -, a água quente também pode nos ajudar a relaxar a mente. Se for possível fazer isso em uma banheira com sais de banhos, talvez seja ainda melhor!

Vale a pena experimentar essas ideias e assim usufruir de momentos de autocuidado.

Lembrando, também, de que caso a dor persista, o melhor é sempre conversar com o seu médico, tudo bem? Cuide-se e melhoras!

Veja agora: Estresse: Você anda estressada? Confira 9 dicas para lidar.