Investir em bons cuidados na gravidez garante mais segurança e qualidade de vida para a mãe e seu futuro bebê. Afinal, os cuidados que a mulher tem com a saúde e com a própria rotina podem impactar no desenvolvimento do feto e, obviamente, na saúde mental feminina – fator importante para o desenvolvimento do vínculo mãe-bebê.

Pensando nisso, fizemos este guia com considerações que podem ajudá-la a vivenciar esta fase da vida com mais equilíbrio e tranquilidade. Lembrando que este conteúdo não substitui as orientações dadas pelo seu médico, ok?

Veja mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

cuidados na gravidez

Mulher grávida posando para foto em estúdio. Foto: Canva

Publicidade

Cuidados na gravidez: Veja algumas dicas

Separamos desde dicas mais simples, até algumas possibilidades um pouco mais complexas, para que você possa investir em cuidados na gravidez que façam diferença na sua vida. Esperamos que nossas ideias possam servir de inspiração. Veja as possibilidades:

1. Siga o seu pré-natal adequadamente

Sem dúvidas, o pré-natal é o primeiro ponto que devemos levar em conta quando pensamos nos cuidados na gravidez. A mulher grávida deve procurar o seu médico para iniciar a bateria de exames e o acompanhamento necessário durante a gestação. Desse modo é possível detectar problemas de saúde de forma precoce, bem como analisar o desenvolvimento do feto, visando mais saúde para o binômio.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Muitas vezes, o pré-natal pode ajudar a detectar problemas que podem ser sanados ainda na gravidez, além de servir de ferramenta de prevenção contra problemas futuros.

Veja mais: O que é pré-natal e qual a sua importância?

2. Cuidados na gravidez: Considere investir no pré-natal psicológico

Além do pré-natal comum, o pré-natal psicológico também pode ser bem interessante quando pensamos nos cuidados na gravidez. Por meio desse acompanhamento psicológico, a mulher pode compreender melhor as mudanças psicossociais que atravessa, além de aprender a lidar melhor com suas emoções, questionamentos, angústias, etc.

O psicólogo poderá ajudar a gestante a tirar dúvidas sobre o papel de mãe, ao mesmo tempo em que contribui para que ela tenha um maior autoconhecimento e possa encarar esta nova fase da vida de modo equilibrado e saudável, ou seja, sem se cobrar tanto.

Publicidade
cuidados na gravidez

Mulher grávida em meio às flores. Foto: Canva

3. Mantenha uma vida ativa – seguindo exercícios prescritos pelo médico

Se o seu médico não dispensou a prática de atividades físicas no seu caso, então é interessante manter uma vida ativa para elevar a sua qualidade de vida e, ainda, proteger a sua saúde.

Claro que não é todo e qualquer exercício físico que uma mulher gestante pode praticar… mas fugir do sedentarismo é um modo de proteger o organismo e proporcionar, inclusive, sensações de prazer e bem-estar, ao mesmo tempo em que há um maior controle do peso, por exemplo.

Sendo assim, converse com o seu médico para avaliar quais atividades podem ser praticadas. É possível que ele recomende algo mais leve, como hidroginástica.

Veja mais: 6 exercícios fáceis para aliviar desconfortos na gravidez

4. Cuide da sua alimentação com base na recomendação do nutricionista

Alguns alimentos podem fazer mal à gestante, como é o caso de peixes crus. Além disso, alimentos muito gordurosos podem causar má digestão e desconfortos que reduzem a qualidade de vida.

Publicidade

Por isso, investir em frutas, verduras e legumes, de acordo com a recomendação do seu nutricionista, é mais um dos importantes cuidados na gravidez.

Lembre-se de que você está alimentando a si e a um novo ser, por isso, a alimentação deve ser rica em nutrientes e pobre em componentes nocivos, como açúcar refinado, por exemplo.

Mulher grávida próxima à janela. Foto: Canva

5. Cuidados na gravidez: Hidrate-se adequadamente

A hidratação do seu corpo também precisa ser mantida em dia para que tanto você quanto seu bebê mantenham a saúde. Por isso, siga a recomendação médica de ingestão de água e beba adequadamente, ao longo do dia.

Não se esqueça de que embora seja possível consumir alguns chás e sucos durante a gravidez, estes não substituem a água mineral – são apenas um “complemento”, digamos assim.

Veja mais: Chá de angélica: conheça os principais benefícios à saúde

6. Cuide da sua pele

Durante a gestação, a pele das mamas e da barriga tendem a ser “rapidamente esticadas”. Isto é, como as regiões crescem rapidamente, a pele pode não ter tempo de se regenerar de forma adequada.

Por isso, manter a hidratação da pele em dia é muito importante para garantir a sua integridade. Use hidratantes e produtos específicos para gestantes, nutrindo e hidratando a pele diariamente. Assim, de quebra você reduz as chances de aparecerem as temidas estrias.

Apenas fique atenta aos cosméticos escolhidos, pois alguns podem ter componentes químicos “proibidos” para as grávidas. Converse com o seu médico para encontrar a melhor opção para si.

7. Cuidados na gravidez: Uso de roupas adequadas, especialmente para as mamas

Como as mamas crescem e podem inchar durante a gestação, o ideal é que você adquira peças de roupa que possam “acomodá-las” melhor. Assim, o conforto será mais garantido, além de que você evita que a pele fique rachada devido à falta de sustentação.

Sem dúvidas, esse é mais um dos cuidados na gravidez que pode fazer toda a diferença.

Mulher grávida acariciando a sua barriga. Foto: Canva

8. Evite uso de salto alto

Apesar de não ser exatamente proibido, o uso de salto alto pode se transformar em um verdadeiro inimigo. Isso porque, à medida que a barriga cresce, nós, mulheres, vamos mudando a nossa orientação de sustentação do corpo, ou seja, mudamos ligeiramente a forma como nos equilibramos.

Sendo assim, ao usar um salto muito alto podemos ter dificuldades para se locomover como antes, aumentando as chances de tropeços e quedas que podem ser bem perigosas em algumas fases da gestação.

Por conta disso, sugere-se que a mulher use mais sapatos baixos durante esta fase importante de sua vida.

Veja mais: Grávida pode usar salto?

9. Cuidados na gravidez: Nunca se automedique

Dentre os cuidados na gravidez, não podemos deixar de citar a importância de nunca, em hipótese alguma, se automedicar. Mesmo que seja aquele “comprimidinho” que você consumiu a vida toda.

Afinal, agora você está grávida e há um feto em seu ventre, desenvolvendo-se de acordo com o que você ingere. Isso significa que muitos medicamentos impactam diretamente o desenvolvimento desse feto.

Assim sendo, jamais se automedique e sempre que quiser consumir algum medicamento para algo específico, como dor de cabeça, converse com o seu médico primeiro. Só ele poderá prescrever medicamentos seguros para o seu caso.

Parceiro pondo a mão sobre a barriga da mulher grávida. Foto: Canva

10. Invista em uma rotina de sono e descanso

Os cuidados na gravidez não podem excluir o descanso e o sono, não é mesmo? Afinal, o repouso da mãe é muito importante para a saúde dela e para o desenvolvimento do feto.

Por isso, invista na higiene do sono, capriche na rotina de horas de descanso e priorize esse momento, todos os dias. Assim, você poderá ter mais qualidade de vida, disposição ao longo do dia, etc.

Aqui no blog, inclusive, temos conteúdos com dicas de como a gestante pode dormir melhor. Não deixe de conferir: