Praticar a higiene do sono com os filhos, diariamente, é uma ótima forma de proporcionar mais descanso e bem-estar durante a noite de sono. E como sabemos que dormir bem é essencial para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos, preparamos este conteúdo com uma série de dicas e sugestões que podem ajudá-lo nessa missão.
Para isso, convidamos você para ler este texto até o fim e se inspirar em nossas ideias. Vamos lá!
Leia mais: O que fazer quando seu filho não quer dormir?
Como praticar a higiene do sono com os filhos?
Para praticar a higiene do sono com os filhos você não precisa investir em mudanças mirabolantes na sua rotina. Apenas ter um cuidado a mais com relação aos ruídos e à iluminação, por exemplo, já tende a ser um bom caminho. Caso queira implementar algo ainda mais elaborado, pode mudar a decoração do quarto, atentar-se à temperatura do ambiente, e assim por diante. A seguir, descrevemos algumas ideias que podem servir de ponto de partida para você:
1. Como praticar a higiene do sono com os filhos: Definir um horário para reduzir os ruídos da casa
Ter um horário fixo de sono é essencial. Mas, além de estabelecer o horário que a criança irá para a cama todos os dias, não se esqueça de também definir o momento em que irá diminuir os ruídos em casa.
Vamos supor que você quer que o seu filho vá para a cama, todos os dias, às 20h30. Então, o recomendado é que às 19h30 você já comece a deixar a casa mais silenciosa.
Esse período de tranquilidade ajuda a criança a começar a entrar no clima do descanso, sendo essencial para a indução do sono.
Veja mais: Como ensinar bebê a dormir sozinho – 12 dicas que podem te ajudar
Crianças dormindo na cabana. Foto: Canva
2. Vestir as crianças com uma roupa confortável
Adquirir pijamas confortáveis também é uma excelente forma de praticar a higiene do sono com os filhos. Você pode vestir o pequeno cerca de 1 hora e 30 minutos antes de ir para a cama. Apenas tenha o cuidado de vesti-lo depois da janta, para que ele não suje a roupa novamente.
Além disso, se porventura a criança ainda sair de dentro de casa, opte por vestir o pijama apenas depois em que ela estiver tranquilinha, sem riscos de sujar a roupa.
3. Faça uma massagem no seu filho
Os óleos corporais para bebês são super cheirosos e agradáveis. Usá-los para fazer uma massagem no pequeno pode ser bem interessante! Sem dúvidas, é uma das melhores formas de praticar a higiene do sono com os filhos.
Quando o seu pequeno tiver saído do banho, faça uma massagem com o óleo, massageando as perninhas, bracinhos, mãos e pés. Dessa forma, a criança sentirá sensações de bem-estar que a ajudarão a relaxar para a noite de sono.
Veja mais: Sono do bebê como melhorar? Saiba como criar uma rotina
Bebê dormindo de bruços. Foto: Canva
4. Como praticar a higiene do sono com os filhos: Conte uma história
A contação de histórias é uma excelente forma de induzir o sono. Conte histórias usando um tom de voz mais tranquilo e uma iluminação mais baixa no quarto da criança. Se possível, conte histórias que falem sobre sono e descanso, para ajudar a criança a entender a importância de haver o momento de dormir.
Cuidado com as histórias muito estimulantes, com acontecimentos que despertem exageradamente a criança, pois elas poderiam causar um efeito rebote neste momento. Deixe-as para uma hora do dia em que o pequeno estiver brincando e bem acordado.
5. Cuide com a iluminação da casa
A iluminação da casa precisa ser bem equilibrada na hora de praticar a higiene do sono com os filhos. Isso porque as luzes ajudam o nosso cérebro a entender, organicamente, se é ou não hora de dormir. Por isso, uma casa muito iluminada pode atrapalhar o sono dos pequenos.
Sendo assim, ao menos 1 hora antes de dormir, vá diminuindo a luminosidade da casa. Inclusive, apostar em abajures e luminárias em tons amarelos e menos intensas pode ser uma boa ideia. A casa ficará mais aconchegante e ajudará na hora de fazer com que o pequeno tenha mais sono.
Veja mais: Qualidade do sono do bebê: Como garantir?
Mãe fazendo a filha dormir. Foto: Canva
6. Não exagere na quantidade de alimento à noite
A quantidade de alimento também deve ser analisada. Se o seu filho tem consumido alimentos muito pesados antes de dormir, considere reduzir essa quantidade. Caso ele coma além da conta ou ingira alimentos muito pesados, a digestão poderá ser mais trabalhosa e lenta, o que manterá o corpo da criança muito mais ativo por mais tempo.
Por conta disso, prefira um jantar que seja mais leve e, caso a criança sinta fome novamente, opte por frutinhas, iogurtes naturais ou qualquer outro alimento leve que tenha sido recomendado pelo nutricionista do seu filho.
7. Como praticar a higiene do sono com os filhos: Invista em um banho morno ou quente
Um banho morninho ou quente também ajuda na hora de praticar a higiene do sono com os filhos. Afinal, a água mais quente tem a capacidade de relaxar o nosso corpo, nos deixando mais propícios para o descanso.
Com as crianças não é diferente. E usar produtos de higiene com cheirinhos agradáveis, como de lavanda, também pode proporcionar uma maior sensação de bem-estar, que ajuda na hora de se sentir mais confortável na cama e pronto para dormir.
Veja mais: 7 dicas para ter uma noite de sono melhor!
Família deitada na cama. Foto: Canva
8. Cuide da qualidade da roupa de cama
A roupa de cama também pode impactar no relaxamento e descanso dos pequenos. Por isso, adquira produtos que sejam de qualidade e que proporcionem um toque macio, como as opções de algodão.
Além disso, cuidado para não errar no tipo de roupa de cama de acordo com a estação do ano, ok? Por exemplo, certifique-se de que no inverno o seu filho estará bem aquecido, e no verão estará mais livre e fresquinho na cama.
Também mantenha a roupa de cama sempre limpa e bem arrumada, evitando uma sensação de desconforto que a falta de cuidados nesse sentido pode gerar. Cultivar esse tipo de cuidado proporciona momentos mais relaxantes para as crianças.
9. Como praticar a higiene do sono com os filhos: Fique atento à quantidade de líquidos ingeridos
Assim como o tipo e a quantidade de alimento faz a diferença na hora de dormir, a ingestão de líquidos também deve entrar na rotina de praticar a higiene do sono com os filhos.
Isso porque o excesso de líquidos pode fazer com que a criança fique acordando no meio da noite para ir ao banheiro. Logo, é interessante reduzir a ingestão de água à noite, bebendo pouco líquido, apenas de vez em quando, até a hora de ir para a cama.
Além disso, lembre-se de levar os filhos no banheiro antes de se deitar. Desse modo, cria-se uma rotina para a micção, que ajuda a manter uma noite de sono mais tranquila.
No entanto, se ainda assim você perceber que seu filho tem ido muito ao banheiro à noite, ou caso ele ainda esteja fazendo muito xixi na cama depois de grandinho, procure ajuda de uma fisioterapeuta pélvica.
Veja mais: Fisioterapia pélvica na gestação: O que é? Como funciona? Quais as vantagens?
Menina linda dormindo. Foto: Canva
10. Uso de repelente
O uso de repelente pode ser necessário em muitos casos, especialmente em casas localizadas em bairros mais retirados e com maior contato com a natureza. Contudo, é muito importante que você leia atentamente a embalagem do produto, uma vez que nem sempre a criança poderá usar o repelente industrializado, dependendo da idade.
Também cuide com as receitas caseiras que você vê por aí, pois determinados produtos podem causar alergia e desconforto nos pequenos.
Em caso de dúvidas, não hesite na hora de conversar com o médico para proporcionar uma proteção mais agradável e segura para o seu filho.
11. Uso do ar condicionado na hora de praticar a higiene do sono com os filhos
Na hora de praticar a higiene do sono com os filhos, lembre-se de que a temperatura do ambiente também tem um papel importante na promoção do conforto. Portanto, em locais muito quentes o uso do ar condicionado é bem-vindo.
Porém, isso não quer dizer que você deva deixar o ar condicionado na temperatura mais gelada, pois isso poderia proporcionar desconfortos e problemas de saúde na criança.
Por exemplo, 24º C já é de bom tamanho para um quarto infantil. Contudo, também fique atento ao ressecamento das vias aéreas da criança: se ela ficar com o nariz muito irritado, peça recomendações ao médico sobre a melhor forma de usar o ar condicionado nesse caso.
Veja mais: Bebê e ar condicionado: informações e cuidados importantes
Pai e filho dormindo. Foto: Canva
12. Organização do quarto
Um ambiente bagunçado ou com muitos estímulos visuais pode atrapalhar na hora de proporcionar relaxamento, conforto e bem-estar aos pequenos.
Por conta disso, procure sempre manter o quarto da criança minimamente organizado. Sabemos que não é fácil manter tudo no lugar, mas tente ajeitar ao menos aqueles brinquedos que ficam no meio do caminho.
Também se atente para a quantidade de estímulos visuais, como itens decorativos e cores nas paredes, pois o excesso também pode causar um cansaço visual e até mesmo estresse em algumas situações.
Portanto, investir em uma organização mais adequada é um caminho interessante a ser seguido na hora de praticar a higiene do sono com os filhos.
Em caso de problemas com o sono, procure um médico
Se mesmo começando a praticar a higiene do sono com os filhos você tem percebido que há uma dificuldade para dormir, converse com um médico. Às vezes, é necessário implementar outras ações, prescritas pelo profissional, para que o pequeno tenha uma noite de sono mais revigorante.
Assim, será possível manter a saúde do pequeno e o seu bem-estar para crescer feliz, forte e saudável.
Leia agora: Por que meu bebê não faz boas sonecas?