Aprenda como ensinar bebê a dormir sozinho, por meio de dicas práticas para criar um ambiente aconchegante e benéfico para você e sua família.

Muitos pais e cuidadores têm dificuldades em fazer com que a criança durma a noite toda. E, convenhamos, acordar várias vezes durante a noite pode trazer problemas para o seu dia a dia.

O cansaço e o estresse decorrentes de uma noite mal dormida, inclusive, podem ser sentidos pela própria criança.

Por isso, é importante desde cedo ensinar a criança a dormir toda a noite, pois trocar a noite pelo dia pode trazer grandes prejuízos.

Publicidade

Mas saiba que as crianças pequenas tendem a dormir mais horas que um adulto e quando criados em livre demanda, a questão do horário de sono entra em alerta.

Com isso em mente, veja a seguir como ensinar bebê a dormir sozinho. Faça testes e encontre a melhor forma para realizar essa tarefa tão importante.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja também: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

Como ensinar bebê a dormir sozinho – Acompanhe as dicas!

Como ensinar bebê a dormir sozinho

Bebê dormindo de bruços. Foto: Canva

É por volta dos 8 a 9 meses que a criança começa a dormir no berço sozinha, porém, é preciso acostumá-la a essa rotina. Encontre, entre as 12 dicas de como ensinar bebê a dormir sozinho, soluções para criar essa rotina em casa:

1- Prepare o ambiente para o bebê dormir

A primeira dica de como ensinar bebê a dormir sozinho é preparar o ambiente para o pequeno dormir tranquilo. Faça isso ajudando a criança a diferenciar a noite do dia. 

Publicidade

Durante o dia, mantenha a criança em meio aos sons do ambiente, claridade e muito mais.

No período da noite, faça pausas, vá diminuindo os estímulos, feche as cortinas, abaixe o sol da tv e fale mais baixo do que o comum. 

2- Crie uma rotina para a criança seguir

É preciso que o adulto crie uma rotina para a criança seguir, respeitando suas possibilidades e entendimento.

Faça a higiene do sono da criança eliminando estímulos, barulhos e a iluminação forte no ambiente. Mas sempre priorizando horários.

Por exemplo, ao chegar da creche, forneça o lanche da noite e dê um banho quentinho na criança, deixando que ela se sinta relaxada para dormir.

Veja mais: Como fazer seu bebê dormir e ter um sono tranquilo

Publicidade

3- Priorize o berço para a hora do bebê dormir

Como ensinar bebê a dormir sozinho

Bebê pequeno dormindo no berço. Foto: Canva

É importante que você priorize o berço para a hora do bebê dormir. E nada de deixar a criança brincando no berço durante o dia!

Para as brincadeiras, o tapete e espaço para lazer são mais indicados, inclusive, não são locais para a criança dormir.

Caso o pequeno pegue no sono durante a brincadeira, transporte a criança para dentro do berço e ela entenderá que aquele é o local do soninho.

4- Cuidado com a cama compartilhada com os pais

Tome cuidado com a cama compartilhada com os pais. Além de atrapalhar o soninho da criança, prejudica o relacionamento entre o casal.

Quando a cama é compartilhada com os pais, a criança entende que a hora que os pais dormem é o seu horário, incluindo a rotina de acordar.

Também pode criar o hábito de ter sempre um adulto por perto, fazendo com que a criança sinta medo de dormir sozinha, por exemplo.

Para quebrar esse hábito prejudicial, experimente levar a criança até o berço e ficar com ela alguns minutos até adormecer. Aproveite o momento para dar carinho e contar histórias para ela se sentir amada e segura.

5- Vista o bebê com uma roupa confortável e adequada

Aproveite o momento e vista o bebê com uma roupa confortável e adequada para a situação, como por exemplo, os pijamas infantis.

Sentir frio ou calor durante o sono do pequeno pode prejudicar seu desempenho, deixando-o incomodado e desconfortável.

Essa dica também vale para cobertores e mantas! É preciso escolher um modelo confortável e aconchegante para o pequeno se sentir bem.

Alguns pediatras não aconselham fazer o uso de cobertores, mantas e lençóis no berço com a criança, por isso, vale a pena investir em uma roupinha segura e confortável para o bebê.

6- Brinquedos e acessórios devem ser escolhidos com cautela

Os brinquedos e acessórios devem ser escolhidos com cautela, afinal, eles podem ser prejudiciais ou benéficos para a criança.

A ideia é que você escolha um brinquedo que auxilie a criança na hora de dormir, como por exemplo, uma naninha ou fralda de boca com o cheirinho dos pais.

Para que a criança não se sinta sozinha, brinquedos como amigurumi produzido com linha atóxica podem funcionar. 

Contudo, uma dica é manter os brinquedos de dormir dentro do berço, para a criança entender que aquele acessório é apenas para ele dormir.

Ursinho de pelúcia no berço. Foto: Canva

7- Não se esqueça da alimentação da criança antes de dormir

Mais uma dica de como ensinar bebê a dormir sozinho é não se esquecer da alimentação da criança antes de dormir.

Crianças com fome ou estufadas podem chorar bastante dentro do berço, por isso, deve ser levado em conta a hora da alimentação à noite.

Faça uma mamadeira ou um cardápio com comidas leves para a criança se alimentar antes de dormir.

8- Como ensinar bebe a dormir sozinho: Dê um banho quentinho!

Dar um banho quentinho é uma forma de ensinar bebê a dormir sozinho! Isso mesmo, a água morninha auxilia no relaxamento do corpo e contribui para o soninho do pequeno.

A ideia é usar uma água quentinha para limpar, higienizar e estimular a criança a dormir sozinha. 

Para isso, crie um ambiente com menos iluminação e sem a presença de brinquedos estimulantes.

Veja mais: Dicas para ajudar seu filho a dormir mais rápido

9- Estabeleça o hábito do bebê dormir sozinho desde cedo

É interessante que os pais/cuidadores estabeleçam o hábito do bebê dormir sozinho desde cedo, evitando que a criança durma por muito tempo com o casal.

Tenha um ambiente exclusivo para a criança, com um berço, acessórios de bebês, brinquedos e decoração adequada para a sua idade.

Experimente colocar o bebê no berço ao adormecer no seu colo, monitorando seu soninho e mostrando presença mesmo de longe.

Bebê dormindo com chupeta. Foto: Canva

10- Diminua os estímulos do ambiente na hora do sono do bebê

Também diminua os estímulos do ambiente na hora do sono do bebê, desligando a tv e demais telas que possam entreter a criança.

Feche as janelas para bloquear os estímulos externos, desligue as luzes do quarto da criança, mantendo um abajur ou luz de corredor acesa.

Aproveite o momento para cantar músicas de ninar, fazer um cafuné e mostrar presença para o seu pequeno.

11- Console a criança se ela começar a chorar dentro do berço

Se a criança começar a chorar por mais de 1 minuto, console o pequeno dentro do berço e se possível, não o retire do local.

É natural que a criança estranhe os primeiros três dias longe da cama dos pais, causando medo e desconforto.

Contudo, ao retirar a criança do berço, acalme-a se ela estiver chorosa e quando adormecer, coloque-a novamente dentro do berço. Sempre supervisionando o sono da criança por alguns minutos.

Veja também: Como estimular a criatividade das crianças?

12- Como ensinar bebê a dormir sozinho: Mostre segurança!

Bebê fofo dormindo. Foto: Canva

A última dica prática de como ensinar bebê a dormir sozinho é sempre mostrar segurança. As crianças precisam se sentir protegidas e envolvidas em laços de afeto.

Considere ficar no quarto da criança até ela adormecer e sempre converse mantendo a calmaria.

Não faça do ato de dormir uma punição para a criança, use palavras de carinho e ações que a deixem segura em adormecer longe dos pais.

 

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão? Então comente aqui embaixo! Vamos adorar saber!

Veja agora: Como estimular a empatia das crianças?