Afinal, como podemos estimular a leitura das crianças? Essa é uma dúvida de muitos pais, tutores, professores e adultos em geral. Até porque a leitura promove grandes benefícios, como o desenvolvimento do vocabulário.

A leitura é um mundo de descobertas, no qual a imaginação e as vivências da criança são levadas em conta, ajudando na sua constituição de indivíduo.

Entre os benefícios da leitura estão o desenvolvimento intelectual da criança, aprendizado do vocabulário, integração com outras crianças e comunicação com as pessoas ao seu redor.

Por isso, aprender a estimular a leitura é uma chave fundamental para o desenvolvimento humano do pequeno. Confira dicas no decorrer deste conteúdo!

Publicidade

Veja mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

Como estimular a leitura – Acompanhe as melhores dicas para seu filho

Como estimular a leitura

Crianças lendo livros. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Aprenda a estimular a leitura das crianças com 15 dicas práticas para o seu dia a dia, que contribuirão para seu período escolar de aprendizagem, socialização e desenvolvimento de habilidades:

1- Comece estimulando a leitura desde a gestação

Uma dica prática de como estimular a leitura é começando desde o início, isto é, estimulando a leitura desde a gestação.

Aproveite o momento com seu bebê para fazer a leitura de livros, assim ele reconhecerá a sua voz e sentirá um laço afetivo através da atenção total para ele.

2- Como estimular a leitura: seja um exemplo!

Para estimular a leitura das crianças, seja o exemplo! As crianças são imitadoras dos hábitos dos pais, por isso, vale a pena servir de exemplo para seu pequeno.

Publicidade

Uma dica é aproveitar o momento de lazer lendo um livro com seu filho, interagindo e criando experiências afetivas.

3- Faça perguntas às crianças durante as leituras 

A estimulação à leitura definitiva começa a partir dos 3 anos, mesmo não tendo acesso à escola ou alfabetização, é nesse período que as crianças desenvolvem suas experiências com o mundo através de sua cognição e qualidade sensorial.

Para isso, escolha livros com figuras, cores e temas interessantes para a criança e faça perguntas que instiguem a curiosidade.

Veja mais: Como estimular a empatia das crianças?

4- Utilize formas mais lúdicas para ler a história para a criança

Use estratégias para ensinar os pequenos a gostarem de ler, como por exemplo, formas mais lúdicas para ler a história para a criança.

Na prática, utiliza fantoches e bonecos para ilustrar a historinha, criando um momento divertido de leitura.

Publicidade

5- Coloque atividades de leitura na rotina do pequeno

Como estimular a leitura

Criança manuseando um livro ilustrado. Foto: Canva

As crianças precisam de regras, portanto, coloque atividades de leitura na rotina do pequeno, estabelecendo um momento interessante para a criança.

Não é obrigar a criança a ler, na verdade, é fornecer um momento do seu dia para praticar a leitura de forma mais intencional.

6- Monte um espaço em casa para leitura

Para contribuir com a dica anterior de como estimular a leitura dos pequenos, monte um espaço para leitura em casa.

Um cantinho de leitura no quarto do pequeno, na sala ou biblioteca, será um grande recurso para instigar o seu gosto por ler.

Leia também: Fala do bebê – Como estimular o desenvolvimento saudável?

7- Visite livrarias, bibliotecas e feiras de livro com o seu filho

Como estimular a leitura

Mãe e bebê manuseando um livro de tecido. Foto: Canva

O incentivo do adulto vai para além da prática de leitura em casa, sendo assim, visite livrarias, bibliotecas e feiras de livros com o seu filho.

Com esses passeios a criança cria o hábito de gostar de livros, através de estímulos externos desenvolvidos para atender ao público infantil.

8- Estimule a leitura das crianças para além dos livros

Outra dica é estimular a leitura das crianças para além dos livros. Apesar de os livros infantis serem produzidos para atender a faixa etária da criança, a leitura faz parte do dia a dia.

Para isso, estimule a leitura de rótulos de produtos, placas de trânsito, outdoors, letreiros de restaurantes e muito mais. 

9- Não force a criança a gostar de ler

Pais lendo um livro com a criança. Foto: Canva

É importante que o adulto não force a criança a gostar de ler, assim ela entenderá que a prática deve ser prazerosa e não como forma de punição.

Deixe que a criança escolha ler ao invés de brincar, explique a importância da leitura, que vai além da fase escolar.

10- Aproveitem o momento de leitura em conjunto

Aproveitem o momento de leitura em conjunto, pois esta é uma prática que também envolve interação e troca de experiências com o adulto.

Ao invés de saírem para brincar no playground do prédio, crie um ambiente ao ar livre para leitura de livros. Escolha um local tranquilo, podendo até rolar um piquenique.

Como estimular a leitura: 11- Escolha livros que seguem a faixa etária da criança

Criança lendo um livro ilustrado. Foto: Canva

É importante que o adulto escolha livros que seguem a faixa etária da criança, escolhendo modelos de livros mais maleáveis, coloridos e seguros para as crianças de 0 a 3 anos.

Já as crianças a partir de 3 anos, essas são captadas pelas imagens ilustrativas e escritas repetitivas que facilitam a aprendizagem da criança.

Veja também: Atividades relaxantes para crianças – Conheça as melhores!

Como estimular a leitura: 12- Como estimular a leitura: pratique no dia a dia!

Para estimular a leitura das crianças é preciso praticar no dia a dia, ensinando a leitura de palavras usadas no cotidiano.

Uma dica é usar jogos e brincadeiras que identifiquem o nome de objetos e lugares, proporcionando familiaridade da criança com as letras e pronúncias.

13- Priorize as preferências da criança pela leitura

Para que a criança crie o hábito da leitura é interessante que o adulto priorize as preferências da criança.

Portanto, deixe que o pequeno escolha ler livros, gibis, revistas ou artigos de jornais para ajudar na prática da leitura.

Como estimular a leitura: 14- Mantenha um diálogo após a leitura com a criança

Menina feliz enquanto lê um livro. Foto: Canva

Para influenciar ainda mais a leitura, mantenha um diálogo após a prática da leitura com a criança.

Pergunte sobre os personagens, cenários e cenas ilustradas no livro. Para os pequenos, os livros com desenhos tendem a ser mais interessantes e fáceis de identificar o assunto.

Veja também: Guia educacional para explicar às crianças porque a lua muda

15- Como estimular a leitura: Use a leitura a seu favor!

Além de aprender a estimular a leitura, use a prática a seu favor. Aproveite as temáticas dos livros para ensinar as crianças.

Por exemplo, livros que ensinam hábitos como escovar dentes, hora do banho e do soninho ajudam a explicar às crianças a importância desses hábitos.

Os livros, revistas, gibis e jornais são formas lúdicas de instigar o imaginário da criança, ajudam na interpretação de texto, alfabetização e comunicação com as pessoas. Invista nesse hábito!