A lua é o corpo celeste mais próximo da Terra, é claramente visível, brilha no céu noturno e muda constantemente de forma. Não é surpreendente que a Lua sempre seja do interesse das crianças. Como você pode falar para seu filho sobre as fases da lua de uma forma simples e correta?

Satélite natural do planeta Terra

lua

Lua – Foto: Pexels

Quando questionadas sobre o que é a Lua, as pessoas geralmente respondem: “Satélite da Terra”. Esta é uma resposta perfeitamente correta.

Assim como na vida normal, onde um satélite é alguém que o acompanha em seu caminho, a Lua segue a Terra no espaço sideral.

Publicidade

É preciso entender que a Lua é o único satélite natural da Terra, ou seja, foi formada sem intervenção humana.

A Terra tem muitos satélites (são lançados para várias pesquisas científicas, para estabelecer comunicações e televisão), mas são satélites artificiais, são criados por pessoas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Depois veja também: Estudar em casa: Quais os desafios com as crianças?

De onde veio a lua?

Lua cheia – Foto: Pexels

É definitivamente impossível responder a esta pergunta. Os cientistas fazem várias suposições.

De uma forma ou de outra, a Lua está conosco há muito tempo: foi formada um pouco mais tarde que o planeta Terra – mais de 4,5 bilhões de anos atrás.

A que distância a lua está de nós?

lua e astronauta

Lua e astronauta – Foto: Freepik

Publicidade

A lua é o corpo celeste mais próximo da Terra. A distância média da Terra à ela é de 380 mil quilômetros. Claro, isso está muito longe. Mas pelos padrões cósmicos – muito perto.

Tanto que um satélite pode chegar à Lua em menos de 4 horas. Uma espaçonave voa por muito mais tempo – de 3 a 5 dias, mas isso não é suficiente em comparação com a duração dos voos para outros objetos espaciais.

Curiosamente, a Lua está gradualmente se afastando da Terra. Muito devagar, cerca de 3,8 centímetros por ano, e é impossível perceber nessas distâncias.

O tamanho, peso e forma da lua

A lua é 81 vezes mais clara que a Terra. E é 4 vezes menor em tamanho. Ou seja, é um corpo celeste relativamente grande. Portanto, os pesquisadores às vezes chamam a Terra e a Lua não de um planeta com um satélite, mas de um planeta duplo.

Da Terra, parece-nos que a Lua é absolutamente redonda. Na verdade, sua forma é próxima a uma esfera (com um raio de 1737 km).

Clima na lua

clima na lua

Clima na lua – Foto: Freepik

Publicidade

A lua praticamente não tem atmosfera; não é capaz de proteger da luz solar e da radiação ou manter o calor. Portanto, quedas significativas de temperatura são observadas lá.

Quando o calor do sol atinge a lua, a temperatura da superfície pode chegar a +127 graus Celsius. Quando o sol se põe, esfria até -173 graus. Não há “inverno” e “verão” na Lua.

Fases da lua – Superfície da lua

Mesmo sem telescópio, pode-se ver que sua superfície é heterogênea: há áreas claras e escuras nela.

A estrutura interna da lua

A lua, como muitos corpos celestes, tem uma estrutura semelhante a uma noz: no meio há um núcleo, um manto ao seu redor e fora de uma crosta.

O principal elemento do núcleo é o ferro. Por dentro é sólido (cerca de 240 km), por fora é líquido (300 km).

lua e astronauta

Lua e astronauta – Foto: Freepik

Acima do núcleo, sob a crosta, existe um manto com cerca de 1000 km de espessura. Também consiste principalmente em metais: magnésio, ferro, óxidos de silício.

A crosta é a camada superior e mais fina, com apenas cerca de 50 km. É coberta com solo lunar: um material cinza poroso denominado “regolito”.

Fases da lua

A propriedade mais interessante da Lua é sua capacidade de mudar sua forma: podemos vê-la no céu como uma bola, ou como um crescente, ou mesmo como uma foice muito estreita. Às vezes não vemos nada.

O fato é que ela brilha no céu noturno não porque é capaz de brilhar como o sol, mas porque a luz solar é refletida em sua superfície.

fases da lua

Fases da lua – Foto: Freepik

Como durante seu movimento no espaço a Lua muda de posição em relação ao Sol e à Terra, ela é iluminada de diferentes maneiras.

  • Durante a lua nova, a Lua não é visível: ela está localizada entre a Terra e o Sol e a luz refletida da Terra não é visível.
  • Durante a lua cheia, a Terra está localizada entre a Lua e o Sol. A luz do sol reflete na superfície da lua completamente e podemos observar o círculo completo.

Assim, a lua passa por várias fases:

  1. Nova;
  2. Lua crescente;
  3. Cheia;
  4. Lua Minguante.

Fases da lua – Eclipses lunares

Fases da lua – Foto: Freepik

O fenômeno quando a Terra bloqueia os raios do sol que incidem sobre a Lua é chamado de eclipse lunar.

O eclipse pode ser parcial ou completo. Em um eclipse parcial, a luz do sol não é completamente bloqueada.

Mas mesmo durante um eclipse total, a Lua pode ser observada – ela muda sua cor para vermelho escuro.

Isso se deve ao ângulo em que os raios do sol atingem a lua: eles deslizam ao longo da superfície da Terra e se espalham parcialmente em sua atmosfera. Observamos o mesmo fenômeno ao pôr do sol.

Existe vida na lua?

Vida na lua – Foto: Freepik

Agora que a Lua pode ser considerada um objeto bastante bem estudado, os cientistas têm certeza de que a vida – na forma em que está na Terra não pode existir na lua.

A atmosfera é muito rarefeita ali, as diferenças de temperatura são muito grandes – nessas condições, os organismos vivos não podem existir.

Fases da lua – Fatos interessantes sobre a lua

Fatos sobre a lua – Foto: Freepik

  • Vemos a Lua branca, mas na realidade sua superfície é cinza escuro, quase preta. Parece luz devido à luz refletida do Sol.
  • O homem não é o primeiro ser vivo que se aproximou da Lua: tartarugas, moscas, besouros e várias plantas estavam presentes a bordo da sonda soviética 5, que circulou a Lua em 15 de setembro de 1968.
  • A força da gravidade na Lua é 6 vezes menor do que na Terra: seria muito divertido pular na superfície lunar e seria muito mais fácil levantar pesos.
  • Devido à falta de atmosfera na lua, não há crepúsculo e amanhecer: o dia e a noite são substituídos instantaneamente.