A lua é o corpo celeste mais próximo da Terra, é claramente visível, brilha no céu noturno e muda constantemente de forma. Não é surpreendente que a Lua sempre seja do interesse das crianças. Como você pode falar para seu filho sobre as fases da lua de uma forma simples e correta?
Satélite natural do planeta Terra
Lua – Foto: Pexels
Quando questionadas sobre o que é a Lua, as pessoas geralmente respondem: “Satélite da Terra”. Esta é uma resposta perfeitamente correta.
Assim como na vida normal, onde um satélite é alguém que o acompanha em seu caminho, a Lua segue a Terra no espaço sideral.
É preciso entender que a Lua é o único satélite natural da Terra, ou seja, foi formada sem intervenção humana.
A Terra tem muitos satélites (são lançados para várias pesquisas científicas, para estabelecer comunicações e televisão), mas são satélites artificiais, são criados por pessoas.
De onde veio a lua?
Lua cheia – Foto: Pexels
É definitivamente impossível responder a esta pergunta. Os cientistas fazem várias suposições.
De uma forma ou de outra, a Lua está conosco há muito tempo: foi formada um pouco mais tarde que o planeta Terra – mais de 4,5 bilhões de anos atrás.
A que distância a lua está de nós?
Lua e astronauta – Foto: Freepik
A lua é o corpo celeste mais próximo da Terra. A distância média da Terra à ela é de 380 mil quilômetros. Claro, isso está muito longe. Mas pelos padrões cósmicos – muito perto.
Tanto que um satélite pode chegar à Lua em menos de 4 horas. Uma espaçonave voa por muito mais tempo – de 3 a 5 dias, mas isso não é suficiente em comparação com a duração dos voos para outros objetos espaciais.
Curiosamente, a Lua está gradualmente se afastando da Terra. Muito devagar, cerca de 3,8 centímetros por ano, e é impossível perceber nessas distâncias.
O tamanho, peso e forma da lua
A lua é 81 vezes mais clara que a Terra. E é 4 vezes menor em tamanho. Ou seja, é um corpo celeste relativamente grande. Portanto, os pesquisadores às vezes chamam a Terra e a Lua não de um planeta com um satélite, mas de um planeta duplo.
Da Terra, parece-nos que a Lua é absolutamente redonda. Na verdade, sua forma é próxima a uma esfera (com um raio de 1737 km).
Clima na lua
Clima na lua – Foto: Freepik
A lua praticamente não tem atmosfera; não é capaz de proteger da luz solar e da radiação ou manter o calor. Portanto, quedas significativas de temperatura são observadas lá.
Quando o calor do sol atinge a lua, a temperatura da superfície pode chegar a +127 graus Celsius. Quando o sol se põe, esfria até -173 graus. Não há “inverno” e “verão” na Lua.
Fases da lua – Superfície da lua
Mesmo sem telescópio, pode-se ver que sua superfície é heterogênea: há áreas claras e escuras nela.
A estrutura interna da lua
A lua, como muitos corpos celestes, tem uma estrutura semelhante a uma noz: no meio há um núcleo, um manto ao seu redor e fora de uma crosta.
O principal elemento do núcleo é o ferro. Por dentro é sólido (cerca de 240 km), por fora é líquido (300 km).
Lua e astronauta – Foto: Freepik
Acima do núcleo, sob a crosta, existe um manto com cerca de 1000 km de espessura. Também consiste principalmente em metais: magnésio, ferro, óxidos de silício.
A crosta é a camada superior e mais fina, com apenas cerca de 50 km. É coberta com solo lunar: um material cinza poroso denominado “regolito”.
Fases da lua
A propriedade mais interessante da Lua é sua capacidade de mudar sua forma: podemos vê-la no céu como uma bola, ou como um crescente, ou mesmo como uma foice muito estreita. Às vezes não vemos nada.
O fato é que ela brilha no céu noturno não porque é capaz de brilhar como o sol, mas porque a luz solar é refletida em sua superfície.
Fases da lua – Foto: Freepik
Como durante seu movimento no espaço a Lua muda de posição em relação ao Sol e à Terra, ela é iluminada de diferentes maneiras.
- Durante a lua nova, a Lua não é visível: ela está localizada entre a Terra e o Sol e a luz refletida da Terra não é visível.
- Durante a lua cheia, a Terra está localizada entre a Lua e o Sol. A luz do sol reflete na superfície da lua completamente e podemos observar o círculo completo.
Assim, a lua passa por várias fases:
- Nova;
- Lua crescente;
- Cheia;
- Lua Minguante.
Fases da lua – Eclipses lunares
Fases da lua – Foto: Freepik
O fenômeno quando a Terra bloqueia os raios do sol que incidem sobre a Lua é chamado de eclipse lunar.
O eclipse pode ser parcial ou completo. Em um eclipse parcial, a luz do sol não é completamente bloqueada.
Mas mesmo durante um eclipse total, a Lua pode ser observada – ela muda sua cor para vermelho escuro.
Isso se deve ao ângulo em que os raios do sol atingem a lua: eles deslizam ao longo da superfície da Terra e se espalham parcialmente em sua atmosfera. Observamos o mesmo fenômeno ao pôr do sol.
Existe vida na lua?
Vida na lua – Foto: Freepik
Agora que a Lua pode ser considerada um objeto bastante bem estudado, os cientistas têm certeza de que a vida – na forma em que está na Terra não pode existir na lua.
A atmosfera é muito rarefeita ali, as diferenças de temperatura são muito grandes – nessas condições, os organismos vivos não podem existir.
Fases da lua – Fatos interessantes sobre a lua
Fatos sobre a lua – Foto: Freepik
- Vemos a Lua branca, mas na realidade sua superfície é cinza escuro, quase preta. Parece luz devido à luz refletida do Sol.
- O homem não é o primeiro ser vivo que se aproximou da Lua: tartarugas, moscas, besouros e várias plantas estavam presentes a bordo da sonda soviética 5, que circulou a Lua em 15 de setembro de 1968.
- A força da gravidade na Lua é 6 vezes menor do que na Terra: seria muito divertido pular na superfície lunar e seria muito mais fácil levantar pesos.
- Devido à falta de atmosfera na lua, não há crepúsculo e amanhecer: o dia e a noite são substituídos instantaneamente.