Você conhece os benefícios da natação na infância? Se ainda não, então venha com a gente saber mais sobre!
Sabemos que a infância é marcada por todo um processo de aprendizagem, tanto para as crianças quanto para os pais. Os pequenos estão se desenvolvendo e crescendo, por isso, faz bem os pais influenciarem a prática de atividades físicas.
A natação é uma atividade que traz muitos benefícios na infância, podendo colaborar com o desenvolvimento constante das crianças até sua fase adulta.
Com isso em mente, vamos conversar mais sobre os benefícios da natação da infância. Acompanhe e saiba mais!
Leia também: Brincadeiras para evitar o sedentarismo infantil: Veja ideias!
Menina na piscina. Foto: Canva.
A importância das atividades físicas na infância
Ser criança é poder explorar o mundo de diversas maneiras possíveis, incluindo por meio de atividades que possam ajudá-las a se desenvolverem melhor.
As atividades físicas na infância são muito importantes, pois podem colaborar com o desenvolvimento físico e emocional dos pequenos.
Nessa fase da vida, é muito importante que os pais estimulem seus filhos a praticarem exercícios, e, claro, os exercícios devem ser apropriados para as crianças.
Isso porque, essas práticas podem promover uma série de vantagens e benefícios bem legais, como:
- Aumento da qualidade de vida;
- Redução da ansiedade e do estresse;
- Melhora da qualidade do sono;
- Bem-estar físico e mental;
- Combate a doenças diversas, como obesidade;
- Maior resistência para o corpinho;
- Momentos de diversão e distração em família;
- E muito mais!
Por isso, tantos profissionais da saúde sempre reforçam a importância de que a prática de exercícios físicos deve começar desde cedo, quando a criança ainda está aprendendo sobre rotina, importância dos hábitos saudáveis, etc.
Se as ajudarmos a incluir os exercícios desde cedo, aumentamos as chances de elas entenderem que essas práticas são fundamentais, de modo que isso se torne algo, digamos, mais “automático”.
Isto é, sabe aqueles hábitos que temos desde pequenos, como escovar os dentes e tomar banho? Os exercícios deveriam ser estimulados da mesma forma, para se tornarem fatores importantes e enraizados no dia a dia, sem que se transformem em esforços dificílimos – como acontece quando temos que incluir um novo hábito de uma hora para otura.
Reflita sobre isso e, reiterando, escolha práticas legais e seguras para a idade da sua criança, de modo a oferecer um caminho relevante para ela.
Vamos deixar abaixo uma lista de atividades que as crianças podem realizar e que vão ajudar na sua saúde física e mental. Acompanhe!
- Natação na infância;
- Futebol;
- Dança;
- Artes marciais;
- Pedalar.
Essas são algumas atividades que as crianças podem realizar. Assim destacamos a natação, nosso tema de hoje.
É fundamental que as crianças tenham contato com diversos esportes e atividades físicas, pois tais atividades trazem muitos benefícios para elas.
Acompanhe abaixo os benefícios da natação na infância.
Confira também: Como fortalecer o vínculo entre pais e filhos? Veja atividades!
Benefícios da natação na infância
A natação é uma atividade física muito benéfica para as crianças, não só para seu corpo, mas também para a mente. Durante a atividade, a criança pode relaxar, aprender a se concentrar, vivenciar momentos de bem-estar, etc.
Além disso, até a autoestima pode ser estimulada. Sabe por quê? Porque o pequeno começa a aprender uma nova habilidade e sente que é capaz de superar desafios, se desenvolver, e assim por diante. De forma semelhante como nós, adultos, nos sentimos quando aprendemos algo novo e descobrimos uma nova competência muito legal em nós.
Bacana, não é mesmo?
E ainda, quanto mais nova a criança começar na natação, mais fácil poderá ser para ela desenvolver habilidades diversas. Isso porque, a natação fará parte da vida dela desde cedinho, tornando-se algo mais “natural”, podemos assim dizer.
São muitos os benefícios que esse esporte pode trazer para a vida dos pequenos, por isso, se possível, matricule seu filho em aulas de natação e observe como pode ser bom para ele.
Até porque, a natação na infância poderá ser uma excelente opção de atividade, na qual o seu filho vai poder interagir com outras crianças, explorar mais o mundo e conhecer mais sobre si mesmo.
A seguir, separamos para você 10 benefícios da natação na infância, assim você saberá mais sobre esse esporte e sobre como seu filho pode se beneficiar dele:
- Melhora da coordenação motora;
- Estímulo ao desenvolvimento muscular;
- Aumento da resistência cardiovascular;
- Melhora na postura;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Desenvolvimento da disciplina e foco;
- Redução do estresse;
- Aumento da autoconfiança;
- Promoção da socialização;
- Aprimoramento da habilidade de respiração.
Vamos lá compreender melhor cada tópico!
Leia também: Como aproveitar o feriado com as crianças: Veja dicas incríveis!
Menino dentro da piscina. Foto: Canva.
1. A natação na infância melhora da coordenação motora
A natação na infância pode trazer diversos benefícios para as crianças, dentre eles, a melhora da coordenação motora.
As crianças, principalmente as mais pequenas, não têm a coordenação motora perfeita, pois ela se desenvolve aos poucos, e a natação pode ajudar nessa questão.
Se você notar que seu filho apresenta alguma dificuldade em desenvolver a coordenação motora, a natação pode ajudá-lo. Considere matricular seu filho em aulas de natação e veja como isso pode estimular a evolução dele.
Mas não é só isso, ok? A natação poderá ajudá-lo em muitos outros pontos que vamos te contar abaixo. Leia mais!
2. Estímulo ao desenvolvimento muscular
Além da ajuda na coordenação motora, a natação na infância pode ser muito proveitosa para as crianças, pois ela ajuda no desenvolvimento muscular.
Sabemos que ter um bom desenvolvimento muscular é muito bom para as crianças crescerem saudáveis e fortes.
Isso, pois, a força muscular ajuda a evitar lesões futuras e também auxilia na realização de tarefas simples.
Assim, o desenvolvimento muscular proporcionado pela natação poderá ajudar as crianças a crescerem com a excelente saúde muscular e, ainda, se ela for cada vez mais estimulada na atividade física, ela poderá prevenir quadros como de obesidade infantil.
Veja também: Formas de interagir com o bebê: Veja dicas super fofas!
3. Aumento da resistência cardiovascular
Você já deve ter ouvido falar por aí que as atividades físicas são excelentes para o aumento da resistência cardiovascular. E isso é verdade!
Quanto mais praticamos exercícios, mais teremos a capacidade de resistência cardiovascular. Com as crianças, não é diferente.
Se desde pequenas as crianças forem estimuladas a práticas saudáveis, diminuem-se as chances de haver problemas de saúde, incluindo aqueles ligados aos músculos, pulmões e coração.
Lembre-se de sempre buscar ajuda médica para saber quais atividades físicas o seu filho pode praticar. A natação comumente é aprovada pelos médicos por seus inúmeros benefícios na infância, no entanto, ainda assim deve ser incluída com cautela, combinado?
Crianças nadando na piscina. Foto: Canva.
4. A natação na infância melhora na postura
Outro ótimo benefício da natação na infância é que ela pode ajudar na melhora da postura das crianças.
É muito comum que as crianças não tenham uma boa postura e isso pode prejudicar sua coluna, podendo causar dores futuras.
Portanto, a natação pode ajudar com esse problema. Lembra que falamos do desenvolvimento muscular? Pois bem, como a natação ajuda no desenvolvimento muscular, ela pode ser muito benéfica para corrigir a postura da criança.
Além disso, seu filho poderá crescer com uma postura melhor se for estimulado desde cedo a praticar natação. Aposte nesse esporte e evite que seu filho desenvolva problemas e dores por conta da sua postura.
Confira também: 10 problemas que impedem seu filho dormir bem; saiba como ajudá-lo
5. Fortalecimento do sistema imunológico
Uma criança ativa é menos suscetível a desenvolver doenças, pois seu sistema imunológico tem subsídios para trabalhar melhor.
Se seu filho for uma criança que pratica esportes, ele terá mais chances de ter uma vida saudável e equilibrada.
As crianças estão constantemente em contato umas com as outras e inevitavelmente transmitindo doenças, mas isso não é tão ruim, afinal, o sistema imunológico dsa crianças vai aprender a combater tais doenças e em conjunto com os exercícios físicos, como a natação, o sistema imunológico do seu filho será fortalecido.
Assim, a natação na infância também é uma prática muito benéfica para os pequenos ao ajudar a fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças de maneira mais eficaz.
6. Desenvolvimento da disciplina e foco
Qualquer esporte vai exigir muito foco e disciplina, e na natação não é diferente.
É fundamental que, desde pequenas, as crianças sejam estimuladas a terem disciplina e foco naquilo que elas vão fazer, pois isso é muito importante para o seu desenvolvimento e o seu crescimento.
A natação, nesses casos, pode ajudar o seu filho a desenvolver muito foco, pois é uma atividade que exige isso. Por ser na água, a concentração é muito importante. Então, desde cedo quando começam a praticar a natação, as crianças poderão entender que o foco é fundamental para se ter êxito.
A disciplina também é imprescindível para conquistar bons resultados. Portanto, se você deseja que o seu filho tenha essas qualidades importantes quando crescer, a natação pode ser o esporte ideal para ele.
Leia mais: Autocuidado para crianças: como ensinar ao seu filho?
Menina brincando na piscina. Foto: Canva.
7. Redução do estresse
A infância é uma etapa mágica da vida, estudos, brincadeiras e bons amigos compõem essa época. Mas também pode existir muito estresse, que pode ser prejudicial para a saúde da criança.
Muitas vezes, as crianças são estressadas porque vivem em um ambiente difícil, seja a casa ou a escola, ou lidam com mudanças na vida.
Nesses casos, a natação na infância é uma ótima opção para a liberação do estresse, promovendo sensações de bem-estar.
Por ser um esporte que vai exigir foco e disciplina, as crianças vão aprender a controlar a respiração, assim podendo reduzir a ansiedade delas.
Portanto, a natação é uma excelente opção quando o assunto é reduzir o estresse, pois o contato com a água pode ajudar a acalmar as crianças e criar um ambiente seguro para elas colocarem seus medos e angústias para fora enquanto se exercitam.
8. Aumento da autoconfiança
Os esportes e atividades físicas são ótimas aliadas no desenvolvimento da autoconfiança, pois cada vez que a criança se destaca, ela vai criando confiança em si mesma e em sua capacidade.
Assim, a natação pode ajudar no aumento da autoconfiança e também na autoestima.
É sempre gratificante quando somos bons em algo, com as crianças funciona da mesma maneira. À medida que vão evoluindo na natação, elas podem entender a importância da dedicação e vão criar autoconfiança.
Veja mais: Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!
Menino nadando na piscina. Foto: Canva.
9. A natação na infância promove a socialização
O contato com outras crianças é primordial para que a criança aprenda a socializar.
Em uma aula de natação, as crianças vão poder interagir umas com as outras, vão brincar juntas, aprender e crescer em conjunto. Assim, haverá uma enorme promoção da socialização.
Com isso, em contatos futuros e situações nas quais uma boa comunicação será importante, as crianças bem socializadas estarão mais à vontade.
Esse é um excelente benefício que a natação pode trazer para as crianças, não é?
10. Aprimoramento da habilidade de respiração
A natação na infância pode ajudar as crianças a aprimorarem suas habilidades de respiração.
Além disso, os pulmões das crianças poderão trabalhar melhor, e é sempre bom lembrarmos que ter uma boa respiração é muito importante para o funcionamento do corpo.
O aprimoramento da habilidade de respiração pode ajudar a combater doenças que podem atingir os pequenos, e também pode ajudar em diversas tarefas cotidianas, pois crianças que têm uma boa respiração, consequentemente podem ser mais dispostas.
Gostou do nosso artigo? Aposte sempre nas atividades físicas, como a natação na infância para manter seu filho saudável e longe de doenças causadas por sedentarismo. Continue nos acompanhando para mais!
Confira agora: