Ensinar técnicas de autocuidado para crianças é muito importante para que elas cresçam com esse tipo de conhecimento e possam, dessa forma, priorizar o próprio bem-estar e qualidade de vida. Afinal, os pequenos ainda não têm muita noção do quanto as suas próprias atitudes podem impactar o que eles sentem no dia a dia. Por isso, cabe a nós, adultos, ensiná-los maneiras de se cuidar.

Mais tarde, esses ensinamentos refletirão no modo como as crianças têm priorizado a si mesmas, fazendo-as enxergar o quanto é importante se colocar em primeiro lugar em muitas situações.

Portanto, acompanhe este texto e venha conosco conferir algumas dicas de como podemos ensinar o autocuidado para crianças!

Leia também: Autoestima infantil: Como os adultos podem estimular?

Publicidade
autocuidado para crianças

Mãe ensinando filho a escovar os dentes. Foto: Canva.

Veja dicas de como ensinar autocuidado para crianças!

O processo de ensinar autocuidado para crianças é gradativo e exige paciência e dedicação dos adultos. Afinal, as crianças estão descobrindo o mundo e o que acontece em volta delas, sendo assim, são muitas coisas para assimilar no dia a dia.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Portanto, é importante que você tenha a consciência de que precisará reforçar determinados ensinamentos durante muito tempo. Sempre reexplicando, quando necessário, os motivos pelos quais determinado autocuidado é importante.

Dê só uma olhada em algumas considerações que você pode incluir na sua rotina a partir de agora:

1. Comece montando uma rotina com a criança

A rotina que a criança tem, no seu dia a dia, impacta diretamente na aprendizagem do autocuidado. Isso porque, se ela não tiver nenhuma rotina, como poderá saber que determinado momento é reservado para cuidar da higiene? E outro reservado para o sono? Pense um pouquinho sobre isso.

É muito importante que você comece a elaborar uma espécie de rotina com a criança, incluindo diferentes práticas de autocuidado no cotidiano. Desse modo, aos poucos a criança internaliza aquelas atividades e começa a incluí-las no cotidiano de forma mais fluida e fácil.

Publicidade

Assim, mesmo quando você não ordenar que a criança escove os dentes, por exemplo, ela saberá que determinado horário é ideal para isso e acabará escovando por conta própria.

Dito de outro modo, construir uma rotina é fomentar mais independência e autonomia às crianças, no que diz respeito não apenas ao autocuidado, como também as outras esferas da vida.

Veja também este conteúdo: O que acontece se a criança não tiver rotina?

2. Autocuidado para crianças: Sempre reforce os cuidados com a higiene

E por falar em escovar os dentes, não podemos deixar de fora o hábito de ensinar às crianças os cuidados com a higiene. Afinal, quando cuidamos da nossa higiene não estamos apenas fazendo o possível para ficarmos “cheirosos”, mas, sim, estamos cuidando da nossa saúde como um todo.

Portanto, ajude a criança a entender os motivos pelos quais ela deve escovar os dentes, por exemplo. Ensine que se ela não escovar, os “bichinhos” da cárie poderão causar furinhos nos dentes, que causarão dores, etc.

O mesmo vale para outras práticas de higiene, como lavar pés, mãos, corpinho, cabelos, enfim!

Publicidade

Se precisar de algum auxílio para ensinar esses pontos, considere aderir à literatura infantil, pois existem muitas historinhas que podem ser usadas na hora de incentivar os cuidados das crianças.

Avô ensinando criança a escovar os dentes. Foto: Canva.

3. Ajude a criança a escolher bons alimentos

Outro modo de ensinar o autocuidado para crianças é mostrando a elas a importância de escolher bons alimentos. Sempre comunique os benefícios de comer frutas ao invés de um docinho, por exemplo, e deixe o pequeno assimilar esse tipo de informação.

Ajude a criança a escolher os alimentos que ela consumirá no dia, inclusive dando opções como: você quer o mamão ou a banana?

Assim, a criança começa a desenvolver a sua independência ao tomar decisões sozinhas, ao mesmo tempo em que começa a compreender as vantagens de cada tipo de frutinha e outros alimentos saudáveis.

Quanto mais construirmos essa rotina de escolher bem os alimentos, mais estaremos ensinando autocuidado para crianças.

Veja também: Sinais que seu filho pode precisar de óculos: Saiba os importantes

4. Autocuidado para crianças: Converse sobre as emoções e ajude a gerenciá-las

Outro ponto de nossas vidas que têm relação direta com a prática de autocuidado diz respeito às emoções. Quando aprendemos a escutar e gerenciar as nossas emoções, aprendemos a cuidar mais de nós mesmos.

Afinal, se apenas deixarmos a emoção operar de qualquer maneira, sem tentar entendê-la ou equilibrá-la, corremos o risco de nos sentirmos sobrecarregados, angustiados, etc. Além disso, a psicossomatização também pode aparecer em alguns desses casos.

Portanto, comece a conversar com o seu filho sobre as emoções. Ajude-o a entender o que é o medo, a alegria, a raiva… Tudo isso servirá de subsídios para que ele possa compreender melhor o que sente e, a partir disso, tome decisões mais tranquilas e assertivas.

Mãe ensinando as crianças a limparem a casa. Foto: Canva.

5. Autocuidado para crianças: Explique a importância de dormir bem

Você já conversou com o seu filho, em algum momento, sobre a importância do sono e de dormir bem? Se essa conversa ainda não aconteceu e a criança já tem idade para entender esse tema, considere tê-la com ele!

Ajude-o a entender que nós dormimos para o nosso corpo repôr as energias e para nos sentirmos mais revigorados no outro dia. Fale o quanto o sono nos ajuda a fortalecer a mente e o corpo, o quanto ficamos mais saudáveis quando dormimos em horários mais organizados, e assim por diante.

E não se esqueça: estabelecer uma rotina de sono também é crucial, está bem?

Veja mais: Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê? 8 dicas para você!

6. Forneça informações sobre a prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos também deve ser incentivada desde criança. Combater o sedentarismo infantil e ensinar às crianças a importância de “mexer o corpo” é uma forma de ajudá-la a praticar o autocuidado.

Portanto, que tal conversar com o pequeno sobre os motivos pelos quais a prática de exercícios pode mudar as nossas vidas? Que tal ajudar a criança a descobrir novas atividades, todos os dias?

Mostre diferentes esportes, estilos de exercícios, brincadeiras que movem o corpo, etc. Assim, aos poucos seu pequeno poderá descobrir exercícios que despertem o interesse genuíno dele.

Criança praticando esporte. Foto: Canva.

7. Autocuidado para crianças: Ensine que todo mundo erra e que a autocompaixão é importante

Por fim, considere ensinar as práticas de autocuidado para crianças por meio de um ensinamento fundamental: falando sobre o quanto a autocompaixão é importante e sobre o quanto nós sempre erraremos em nossas vidas.

Não somos seres perfeitos. Erros são cometidos nas mais diversas ocasiões. Se o seu filho tirar uma nota baixa porque não conseguiu ir bem na matéria, que tal ajudá-lo a ver que ele se esforçou e que essa é uma oportunidade de aprender um pouco mais?

A autocompaixão precisa ser ensinada para o autocuidado ser praticado. É claro que essa autocompaixão não é o mesmo que se fazer de vítima, mas, sim, diz respeito a capacidade de entender que todos têm defeitos, e que podemos buscar melhorar, mas não é possível ser perfeito e acertar o tempo todo.

 

Esperamos que este conteúdo possa ajudá-lo a refletir sobre esse assunto tão importante! Que possamos, em conjunto, fomentar mais o autocuidado de nossas crianças. Assim, teremos adultos mais saudáveis e felizes consigo mesmos!