Afinal, você já parou para pensar no que acontece se a criança não tiver rotina? Quais são as possíveis consequências da falta de organização no dia dos pequenos?

Neste texto, apresentamos algumas dessas possíveis consequências, com o propósito de conscientizar pais e educadores na hora de oferecer atividades para as crianças. Acompanhe e saiba mais!

Leia mais: Vestido de casamento ideal: 14 dicas para encontrar o seu!

acontece se a criança não tiver rotina

Menino bravo e pensativo. Foto: Canva.

Publicidade

O que acontece se a criança não tiver rotina?

A falta de rotina pode acarretar diversas consequências na vida das crianças. Elas precisam de um “norte” para saber o que fazer, em alguns blocos de tempo do dia, para não se sentirem perdidas e inseguras.

Pois é semelhante ao que acontece com nós, adultos: se não tivermos o menor conhecimento do que acontecerá em seguida, como poderemos nos sentir seguros e tranquilos? Parece impossível, concorda?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Com as crianças não é diferente. A falta de rotina pode desencadear efeitos na saúde mental e, até mesmo, na saúde física, como vemos a seguir:

1. O que acontece se a criança não tiver rotina: Ansiedade

Quando não sabemos o que acontecerá em seguida, e tudo parece um pouco confuso, é muito normal sentirmos ansiedade. As crianças também podem passar por isso: elas podem ficar bastante ansiosas quando não sabem em que momento terão que estudar, quando poderão brincar, etc. Por isso, a rotina é essencial para organizar o dia a dia dos pequenos.

Veja mais: Mães ocupadas: 13 dicas incríveis para facilitar a rotina!

2. Dificuldades para dormir

Sem uma rotina de sono equilibrada, as crianças podem começar a ter muita sonolência pela manhã, e falta de sono à noite. É muito comum vermos crianças com dificuldades para dormir pelo simples fato de nunca ir dormir e nunca acordar no mesmo horário.

Publicidade
acontece se a criança não tiver rotina

Menina chorando com as mãos cobrindo o rosto. Foto: Canva.

Afinal, pare e pense: como é que o corpo poderá criar algum tipo de ritmo de vigília e sono, se não há horário estabelecido para esse fim? Pois é!

Sendo assim, analisar quantas horas de sono a criança precisa, por noite, e oferecer subsídios para que ela descanse dessa forma, sempre no mesmo horário, é muito interessante e saudável.

3. O que acontece se a criança não tiver rotina: Hábitos alimentares irregulares

Uma criança sem rotina alguma, normalmente, também não terá um momento específico para se alimentar. Isso quer dizer que, hoje, ela pode jantar às 18h, e amanhã às 20h.

Essa variação pode atrapalhar o apetite da criança, além de leva-la a hábitos alimentares ruins. Pois vamos supor que, durante três dias, ela jantou às 18h. No dia seguinte, terá fome esse horário, mas a família diz que só irão jantar às 21h. Nesse caso, a criança pode pegar alguma besteira para comer, como salgadinhos de pacote ou biscoitos recheados.

Logo, esses comportamentos podem ser bastante nocivos para a saúde do pequeno – que, inclusive, pode não ter apetite no jantar, depois.

Publicidade

Veja mais: Falta de apetite na gravidez: o que pode ser

Menina triste com carinha de brava. Foto: Canva.

4. Falta de disciplina

A falta de disciplina é outro problema que acontece se a criança não tiver rotina. Afinal, como podemos cobrar que ela faça algo, como uma tarefa da escola, por exemplo, se não existe horário para isso?

A criança pode tentar argumentar que fará depois ou amanhã, e ficará difícil para os pais fazerem com que o pequeno realmente estude.

Em contrapartida, com uma rotina de horários relativamente organizada, a criança saberá que, em determinado momento do dia, deverá fazer as tarefas da escola, a fim de cumprir com essa demanda e, depois, poder ter o seu momento de descanso e lazer.

5. O que acontece se a criança não tiver rotina: Falta de organização

Assim como acontece com nós, adultos, a falta de rotina também pode ser a mola propulsora para os problemas de organização. É como se ficássemos perdidos: o que fazer primeiro? Quando fazer determinada tarefa? Será que devo fazer isso hoje ou amanhã?

Esses questionamentos podem, inclusive, levar à procrastinação, que faz com que as tarefas se acumulem ainda mais.

No caso das crianças, a procrastinação para arrumar a cama, tomar banho, guardar os materiais da escola, etc., pode fazer com que o quarto dos pequenos se transforme em um ambiente extremamente desorganizado, que pode causar efeitos negativos no bem-estar e na saúde mental.

Veja mais: Organizar o quarto dos filhos – 10 dicas para manter a organização

6. Insegurança e baixa autoestima

Não saber o que fazer ou o que vai acontecer pode gerar medo e insegurança nas crianças. Essa insegurança, aos poucos, pode evoluir para problemas de autoestima, fazendo com que a criança tente “aparecer cada vez menos” para as outras pessoas, por não saber lidar com mudanças repentinas – que costumam acontecer na rotina.

Uma criança com agenda organizada, que sabe o que deve ser feito e quando deve ser feito, pode se sentir mais encorajada para executar tarefas, fomentando uma autoestima mais elevada.

Menina triste e pensativa. Foto: Canva.

7. O que acontece se a criança não tiver rotina: Dificuldade para seguir instruções

Se você nunca instrui a criança para que ela cumpra uma rotina relativamente organizada, como pode querer que ela aceite as suas recomendações e comandos de uma hora para outra? Parece algo impossível, não é mesmo?

Afinal, a criança pode, simplesmente, argumentar que não quer fazer algo daquela forma, e nem naquele momento. E como o dia a dia dela é baseado no que ela quer ou não quer fazer – já que não há rotina -, ficará difícil para os pais reverter essa situação.

Leia mais: Filhos desobedientes? Aprenda a como discipliná-los de forma adequada

8. Falta de senso de responsabilidade

Ser uma pessoa sem rotina é, praticamente, o mesmo que ser uma pessoa sem responsabilidade. Quem não tem rotina sente que não tem a obrigação de fazer determinadas coisas, já que poderá fazê-las quando bem entender.

Isso atrapalha a construção do senso de responsabilidade das crianças, fazendo com que elas venham a desenvolver comportamentos desinteressados, relaxados e que não consideram as regras sociais, por exemplo.

Isso poderá trazer prejuízos não só na vida escolar da criança, como também na vida adulta. Afinal, quais são as consequências de ser um adulto irresponsável, não é mesmo?

9. O que acontece se a criança não tiver rotina: Desequilíbrios emocionais

A falta de rotina pode causar desequilíbrios emocionais na criança. Ela pode viver dias com muita exposição emocional, como também pode viver períodos isolada e no tédio. Isso causa variações no que ela sente, podendo aumentar a ansiedade, o estresse diante de dias com muitas coisas para fazer, dificuldades para lidar com os outros e aceitar comandos, e assim por diante.

Tudo isso pode impactar a saúde mental, fazendo com que a criança comece a experimentar emoções muito intensas e difíceis de assimilar.

Ela poderá ficar irritada ao ter que fazer algo que não quer; ansiosa ao não saber o que fará em seguida; triste por não saber quando poderá brincar; cansada por conta da falta da rotina de sono; entre outros efeitos.

Menino triste olhando a chuva. Foto: Canva.

10. Baixo desempenho na escola

Por fim, esta é mais uma coisa que acontece se a criança não tiver rotina: redução no desempenho escolar.

Se a criança não tem horário para estudar e fazer tarefas, ela pode, a cada dia, procrastinar essas obrigações. Isso pode desencadear uma redução na aprendizagem, notas cada vez mais baixas, tarefas entregues com atraso, entre outros efeitos que vão prejudicando o desenvolvimento escolar do pequeno.

Por conta desses e de muitos outros motivos, que poderíamos citar neste artigo, que a rotina para as crianças é fundamental.

Pense nisso e crie um dia a dia que priorize o desenvolvimento saudável do seu filho!

Veja também: Como acalmar o bebê que está chorando? Veja dicas!