Quer ideias para organizar o quarto dos filhos? Aqui neste post você vai poder conferir uma lista de 10 sugestões para ajudar na organização e ainda aprender a como incentivar as crianças.

Afinal, sabemos que a organização do quarto das crianças pode se tornar um pesadelo para os pais, com brinquedos espalhados, roupas desgastadas e um ambiente nada funcional.

Porém, com algumas modificações no espaço é possível criar um ambiente otimizado e que instigue o desenvolvimento das crianças.

Não importa a metragem do ambiente, saiba que organizar o quarto dos pequenos de forma funcional é uma realidade possível. E para lhe ajudar nesta empreitada, fizemos este conteúdo. Confira!

Publicidade

Veja mais: Guarda-roupa do bebê: dicas inteligentes para organizar!

Organizar o quarto dos filhos – Veja as dicas de ouro para manter tudo mais organizado

A primeira etapa para organizar o quarto dos filhos é o planejamento. Sem ele, nada de funcional e bonito se constrói.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mesmo quando o quarto é compartilhado, saiba que o planejamento da organização deve compreender o tamanho do ambiente. Por isso, é indispensável medir a metragem do quarto e de cada parte (ou seja, do espaço de cada filho).

Com a metragem certa, você consegue pensar nos móveis e objetos que ajudarão a organizar o quarto das crianças. 

Aproveite e leia atentamente as dicas abaixo que irão te ajudar!

1- Caixas ajudam a organizar o quarto dos filhos

Organizar o quarto dos filhos

Crianças guardando brinquedos na caixa. Foto: Freepik

Publicidade

Uma das grandes aliadas da organização são as caixas. Elas ajudam a manter as coisas em categorias e promovem um visual mais clean para o espaço.

No caso de quarto infantil, a dica é usar as caixas de plástico transparentes para guardar brinquedos, jogos de montar e materiais de arte.

Outras opções como cesto de fibra natural, caixote de madeira e caixas de MDF também funcionam, desde que sejam fáceis de as crianças utilizarem na hora da organização.

No caso de crianças pequenas, as caixas transparentes ajudam a visualizar melhor os materiais dentro delas, ajudando o pequeno a identificar as categorias.

2- Potes e latas organizam coisas pequenas

Assim como as caixas, os potes e as latas ajudam a organizar as coisas pequenas, como por exemplo, giz de cera, lápis colorido, brinquedos em miniatura e materiais para projetos escolares.

O interessante é que esses materiais podem ser reutilizáveis de embalagens de comida como lata de leite, achocolatado, potes de doces e muito mais.

Publicidade

Use a criatividade para pintar os potes e latas (e convide os pequenos para essa atividade), organizando-os em prateleiras, gaveteiros e mesa, no espaço destinado à arte.

As embalagens transparentes ajudam a identificar os materiais e quando organizadas em uma prateleira, também contribuem com a decoração do ambiente.

Veja mais: Férias com as crianças: Como curtir sem gastar muito?

3- Invista em gaveteiros para guardar coisas e organizar o quarto dos filhos

Para organizar o quarto dos filhos de modo efetivo, invista em gaveteiros para guardar coisas que não são usadas todos os dias.

Essa dica é para manter o ambiente mais otimizado e criativo, além de contribuir com o desenvolvimento do pequeno.

Um ambiente bagunçado costuma atrapalhar o aprendizado das crianças, podendo deixá-la mais estressada e desmotivada. Lembre-se disso.

Além disso, nas gavetas você poderá guardar materiais para atividades específicas, e ainda roupas e acessórios para uso da criança.

4- Estantes e nichos contribuem com o visual

Menina estudiosa no seu quarto organizado. Foto: Freepik

As estantes e nichos contribuem com o visual do quarto. Eles ajudam a manter tudo mais organizado e bonito.

Com o mesmo princípio de utilização das gavetas, as estantes e nichos servem para acomodar os objetos decorativos, materiais que a criança não utiliza com frequência e muitas outras ideias.

A sugestão é proporcionar um espaço com fácil acesso às coisas que a criança mais gosta, como por exemplo, brinquedos que compreendem sua fase no desenvolvimento infantil.

5- Use etiquetas para indicar categorias e organizar o quarto dos filhos

As caixas, potes e latas são ótimos materiais para organizar coisas em categorias, como por exemplo, todas as peças de um jogo ou material da mesma funcionalidade.

Para que tudo esteja completo e organizado, use etiquetas para indicar as categorias das coisas, nomeie cada pote e caixa com o nome dos materiais.

Essa técnica é bastante usada na organização da casa, permitindo que tudo esteja no seu devido lugar.

Para as crianças em idade escolar, as etiquetas funcionam como uma atividade de aprendizado, já que o conhecimento das letras é o primeiro passo para a escrita e a leitura. 

6- Organizar em formato de arco-íris é uma solução

Prateleiras de brinquedos e livros. Foto: Freepik

Uma dica de ouro na organização do quarto dos filhos é manter tudo organizado em formato de arco-íris.

Essa ideia consiste em uma organização visualmente satisfatória e harmônica para o ambiente, além disso, as crianças irão adorar as cores no espaço.

Invista em um visual arco-íris para a organização dos livros na prateleira, lápis colorido, canetas hidrocor e também dos brinquedos.

As cores também ajudam a criança a memorizar, por isso, podem ser usadas nas caixas organizadoras e também nas etiquetas.

Leia mais: Como organizar um piquenique divertido? Confira as melhores dicas!

7- Cabideiros ajudam a manter tudo mais clean

Outra dica para organizar o quarto dos filhos de forma funcional é investindo em cabideiros que ajudam a manter tudo mais clean.

Esses cabideiros são bastante usados em sala de aula, ideais para organizar as mochilas e casacos das crianças.

No quarto, eles podem ser instalados atrás da porta, ao lado do guarda-roupa ou perto da entrada do ambiente.

Este é um espaço para guardar casacos, mochilas, lancheira, uniforme escolar e acessórios como bonés, cachecóis e bolsinhas para looks. Tudo isso sem ocupar muito espaço e, de quebra, criando uma decoração interessante e linda.

8- Crie um cantinho para as artes das crianças

Crianças fazendo pintura com guache. Foto: Freepik

Uma ideia criativa para incentivar as crianças é criar um cantinho para artes, exclusivo para pinturas, desenhos, colagens e todo tipo de expressão artística infantil.

Separe um espaço com mesa, cadeira e um quadro para escrever com giz, organize caixas com materiais de pintura, desenho, revistas e prateleiras com livros para incentivar a leitura.

As prateleiras com livros devem estar ao alcance da criança, organizados em forma de arco-íris para dar um toque harmonioso ao espaço.

Para delimitar o espaço para arte e tarefas escolares, adicione um tapete, eles funcionam perfeitamente para dividir os espaços.

Assim, além de incentivar o contato com a arte, você ainda manterá o espaço organizado. Afinal, a “bagunça” de lápis e papel ficará em uma mesa própria para isso.

9- Pratique o desapego com as crianças na hora de organizar o quarto dos filhos

Organizar um espaço também exige se desfazer de algumas coisas, portanto, pratique o desapego com as crianças.

Muitas bagunças são decorrentes do excesso de coisas no ambiente, dificultando as soluções para manter tudo em ordem.

Os brinquedos, jogos e roupas em excesso necessitam de um destino mais funcional e prático por meio do hábito de desapego.

Reúna as crianças para ajudar a organizar o quarto, coloque algumas regras como desapegar de brinquedos que não brinca mais.

Faça uma limpa no guarda-roupa e dê um destino às roupas em bom estado que não servem mais no pequeno. 

Se a criança tiver dificuldades para desapegar, converse com ela e faça negociações, pois o ato do desapego é algo que pode ser ensinado e, para isso, você deve manter a paciência.

Afinal, é na infância que começamos a desenvolver diversas habilidades sociais e emocionais. E quanto antes recebemos bons estímulos, melhor é a nossa adaptação emocional para a vida adulta.

Leia mais: Como mobiliar sua casa sem gastar muito? Ideias criativas

10- Incentive os pequenos a organizar o quarto

Menina arrumando a própria cama. Foto: Freepik

As dicas para manter tudo organizado envolve a escolha dos móveis, organizadores em categorias e também a prática diária de organização, por isso, incentive os pequenos a organizarem o quarto desde cedo.

Saiba que as crianças podem aprender muito com a prática da organização, incluindo valores como responsabilidade, sustentabilidade e solidariedade com as pessoas.

Ela aprende que um quarto organizado não tem apenas uma função estética, mas sim, ajuda a criar um espaço mais aconchegante e de motivação para a aprendizagem.

As crianças estão em desenvolvimento e incentivar elas desde cedo a cuidar das suas coisas é primordial para sua socialização. 

Como mostramos acima, algumas práticas não exigem projetos gigantescos de organização e também não necessitam de um alto orçamento.

Algumas dicas para organizar o quarto dos filhos envolvem reutilização de materiais e um jeito mais otimizado de manter a organização em categorias. Invista nisso!

 

Viu só como é possível organizar o quarto das crianças de maneiras simples e práticas? Se tiver alguma dica para acrescentar e ajudar as outras mamães, não deixe de comentar aqui embaixo. Aguardamos o seu contato!

Veja agora: Chá de fraldas simples: Como organizar?