Mães ocupadas sabem que, muitas vezes, é difícil conciliar tantas tarefas no mesmo dia. Casa, filhos, escola, trabalho, família…

Sabemos que essa é uma das maiores dificuldades da mulher moderna, que agora, além da rotina trabalhosa da maternidade, precisa também lidar com as tarefas do trabalho.

Como coordenar seus horários com os horários das crianças e, além disso, ainda conseguir tempo para cuidar de si mesma? Essa parece uma missão quase impossível, mas acredite, não é! Não precisa ser um pesadelo!

Neste artigo, iremos lhe mostrar que é possível ter uma vida balanceada e feliz, mantendo uma relação harmoniosa em casa.

Publicidade

Basta seguir alguns passos simples que podem ser muito eficazes. Assim, você conseguirá administrar melhor o seu tempo para não se sentir sobrecarregada.

Se você é uma mãe cansada e muito ocupada, as dicas abaixo te ajudarão a organizar um cotidiano mais leve.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Continue lendo!

mães ocupadas

Mulher trabalhando em casa, sentada no sofá com um telefone na mão, papéis e um notebook. Seu filho está sentado no chão brincando. Crédito da foto: Freepik

Mães ocupadas: Como conciliar todas as demandas?

Ser mãe, cuidar dos filhos e da casa, trabalhar e administrar a própria individualidade: esse é um cotidiano que sobrecarrega um grande número de mulheres brasileiras, exigindo delas um bom gerenciamento de rotina.

Portanto, se você é uma das muitas mães ocupadas, provavelmente sabe que às vezes acabamos por nos deixar em segundo plano… E isso, a longo prazo, não é saudável.

Publicidade

É preciso sair da sua zona de conforto e se colocar em primeiro lugar também, para que, assim, mantenha uma vida alegre e saudável.

Mesmo com todas as tarefas do dia a dia, é preciso manter um equilíbrio entre a carreira e família… E fazer com que sobre tempo para cuidar de você também!

Afinal, quem não quer ficar com uma ótima aparência e viver uma vida alegre? Todas as mães merecem isso. Mas como?

A chave é o equilíbrio. Ter uma vida balanceada, sem deixar de lado o seu bem-estar e seus gostos pessoais, seus sonhos, hobbies e projetos. Parece mais fácil falar do que fazer, certo?

Embora já exista um compartilhamento de tarefas entre os casais, inclusive com participação dos filhos, ainda assim, o desequilíbrio persiste.

As pesquisas apontam um desequilíbrio nas tarefas de casa!

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que as mulheres dedicam 10,4 horas por semana a mais que os homens nos cuidados com a casa e a família. Por semana, ocupam 21,4 horas semanais, enquanto os homens ocupam 11,0 horas.

Publicidade

Isso fica mais estafante se as mulheres trabalharem e estudarem ao mesmo tempo! É quando surge a jornada tripla. Não é fácil, certo? E mesmo não se enquadrando nessas estatísticas, há grandes chances de você ser uma mãe bastante ocupada.

Pensando nisso, criamos este artigo com 13 dicas para facilitar a rotina de mães ocupadas. Veja o que é importante considerar na hora de fazer seu gerenciamento da rotina e quais são os passos iniciais para se organizar.

Acompanhe!

Mulher de cabelo castanho, camiseta branca e calça jeans, sentada em frente à máquina de lavar, com a mão na testa e expressão de cansaço. Crédito da foto: Freepik

13 dicas incríveis para facilitar a rotina de mães ocupadas

Mães ocupadas – 1) Determine uma rotina regular

Primeiramente, defina uma rotina regular para a família. Ou seja, escolha um horário razoável para que a família acorde, de modo que todos possam tomar o café da manhã juntos e se aprontar sem correria.

A partir daí, será fácil determinar o horário de dormir e encaixar as demais atividades do dia. Lembre-se de que  as crianças precisam de horários previamente determinados para quase tudo.

Acordar, almoçar, brincar, estudar e ir para a cama precisam ser atividades programadas para que elas se acostumem a uma rotina regular.

Isso poupa tempo, porque evita discussões e argumentações intermináveis sobre todas as tarefas que elas precisam desenvolver ao longo do dia.

Por isso, estabeleça uma sequência de afazeres com horários bem distribuídos, considerando, principalmente, a rotina dos pequenos. Entre esses pontos, é importante reservar horários para:

  • Fazer refeições;
  • Levar os filhos à escola;
  • Trabalhar;
  • Fazer atividades de lazer em família;
  • Participar da rotina escolar (conferir tarefas, agenda, entre outros);
  • Estudar;
  • Realizar tarefas domésticas;
  • Cuidar do corpo e da mente;
  • Descansar/dormir.

Estabelecendo essa rotina regular, você verá que a gestão do seu tempo será muito mais organizada e controlada. Assim, o cotidiano familiar e o profissional devem conviver muito mais em harmonia.

 mães ocupadas

Menino sentado no colo da mãe, que está em frente ao notebook, segurando vários papéis e falando ao celular. Crédito da foto: Freepik

2) Recuse uma agenda lotada

Para não enlouquecer gerenciando os horários de muitas atividades extraescolares, procure não sobrecarregar as crianças.

Escolham, juntos, apenas uma ou duas atividades para cada uma delas praticar durante a semana. O excesso de aulas e compromissos complica a sua vida e a deles, além de diminuir o tempo que vocês poderão passar juntos.

Além disso, crianças com muitos compromissos e demandas têm mais chances de terem ansiedade, cansaço e estresse ainda pequenas!

Então, o equilíbrio é fundamental e é preciso deixar um tempo livre para elas poderem brincar, descansar, assistir tv ou simplesmente ficarem sem fazer nada, que também é saudável.

O mesmo serve para você: em vez de ocupar ao máximo sua agenda, crie tempos de pausa ao longo do dia. Você vai ver como esses momentos são revitalizadores e ajudam muito a ter mais energia no cotidiano.

Do mesmo modo, não se sinta culpa de recusar a participação em alguns compromissos. O excesso de atividades é um fator que atrapalha você a resolver assuntos importantes, além de gerar mais estresse para dar conta de tudo o que precisa ser feito.

Mães ocupadas – 3) Crie uma rede colaborativa

O que é uma rede colaborativa, afinal? As redes colaborativas são grupos de pessoas unidas por meio de objetivos e interesses comuns.

No caso das mães ocupadas, sua rede colaborativa pode incluir outras mães e pais com a agenda atribulada. Sim, você provavelmente conhecerá muitos pais e mães que têm os mesmos problemas que você com a logística dos filhos.

Fazer contato com essas pessoas não é apenas uma questão de saber com que tipo de gente seus filhos estão convivendo, mas também cria uma rede de colaboração mútua.

Combine com esses conhecidos um sistema de revezamento para levar e buscar as crianças na escola e nas atividades extracurriculares ou até se dividirem em pequenas tarefas, como fazer compras no supermercado.

Isso desafogará sua agenda e a deles sem comprometer a educação dos pequenos.

mães ocupadas

Mãe com bebê e avó do lado, sorrindo, em frente a um espelho. Crédito da foto: Freepik

4) Tenha ao menos duas pessoas de confiança para emergências

Sobretudo se você for uma mãe solo, esta dica é muito importante: conte com alguém próximo a você para o caso de precisar lidar com alguma emergência em casa, com seus filhos ou consigo.

Pode ser uma reunião marcada de última hora no trabalho ou um jantar com clientes, uma questão de saúde, etc.; Essas são situações emergenciais que não costumam ser marcadas antecipadamente.

Por isso, é bom ter com quem contar para ficar com as crianças quando for necessário. Pode ser um parente, um amigo, os pais de um amiguinho deles ou mesmo uma babá que esteja à disposição além do horário regular.

É interessante ter pelo menos duas pessoas de confiança, o importante é poder confiar as crianças a alguém em uma situação extrema.

Além disso, essa parceria pode ser útil em momentos nos quais você precise se ausentar, como durante uma viagem. Assim, você terá a certeza de que tudo correrá bem enquanto estiver fora.

Mães ocupadas – 5) Faça um planejamento semanal

Do mesmo modo, faça um planejamento semanal. Um planner ou um quadro/lousa podem ajudar nessa missão.

Nele, você pode escrever a programação semanal dos seus filhos, como atividades extras, consultas médicas, etc. Reuniões na escola e apresentações, por exemplo, que também não acontecem com tanta frequência são uma boa para serem colocadas no mural, para que a família se programe com antecipação.

Procure montar uma agenda para a semana que vai começar e, assim, você não se perderá em meio aos compromissos, nem enlouquecerá tentando encaixar agendamentos dos quais havia esquecido. Faz toda a diferença!

 mães ocupadas

Família na cozinha reunida. Crédito da foto: Freepik

Dicas para desafogar a rotina das mães ocupadas

6) Saiba delegar tarefas

Saiba que você não precisa fazer tudo sozinha. Divida as tarefas de casa o máximo possível, entre todos os membros da família: com seu marido, com a babá e mesmo com seus filhos.

Peça ajuda para arrumar a casa, manter as roupas em ordem, levar o cachorro para passear, ir ao banco, ao mercado, etc.

Isso dará a você um tempinho extra e a eles uma maior noção de responsabilidade e trabalho em equipe. Além disso, se todos fizerem uma pequena parte, ninguém ficará sobrecarregado, especialmente você.

Ah! E conte com alguém para ajudar nas tarefas mais difíceis, como uma grande faxina. No trabalho, se for possível, encontre formas de distribuir tarefas entre todos os membros da sua equipe.

7) Reserve um tempo para suas coisas

Ao menos uma vez por semana, assegure-se de ter um tempo para as coisas que você gosta de fazer. Não se esqueça que, além de mãe, esposa e trabalhadora, você também é uma mulher e precisa de cuidados para consigo.

Então, não viva apenas em função do trabalho e da sua casa. Como dissemos acima, é preciso incluir momentos para cuidar do corpo e da mente na sua rotina.

Reserve horários para fazer exercícios físicos, praticar meditação, ler um bom livro, cuidar da beleza, entre outros. Esses momentos são importantes para você garantir sua saúde física e mental e manter sua autoestima elevada.

Além disso, se você tem algum projeto de auto realização pessoal, ele não pode ficar em segundo plano. Não importa qual seja seu sonho: fazer um curso superior, aprender um novo idioma, abrir um negócio ou, simplesmente, aprender uma nova habilidade, como tocar um instrumento musical… Você deve colocá-lo em prática.

 mães ocupadas

Mulher de costas, sentada fazendo yoga, em frente a um lago. Crédito da foto: Freepik

8) Mantenha seu corpo em movimento

Não importa se você quer se exercitar mais frequentemente ou quer apenas dar uma movimentada na sua rotina, escolha atividades que tem motivem a se exercitar consistentemente e que te façam feliz.

Em outras palavras… Faça aulas de yoga ao ar livre. Faça natação. Se inscreva em corridas de 5 km. Contrate um personal trainer. Tente fazer alguma luta ou dança. Compre um DVD de pilates para fazer em casa. São tantas opções!

O conselho é: divirta-se! Que tal fazer festas de dança em sua sala de estar com as crianças ou ir andar de bicicleta ou patins com elas?

9) Alimente o seu corpo com alimentos saudáveis

É uma tendência natural colocar seus filhos em primeiro lugar. Mas você também precisa se nutrir com comidas saudáveis, né?

Além disso, é ótimo para seus filhos vê-la cuidando de si mesma porque você está moldando um comportamento saudável neles também e servindo de exemplo.

Fora que comida saudável traz energia ao seu corpo, então faça questão de comer e beber coisas com ingredientes de boa qualidade. Evite refrigerante e troque por sucos naturais; Evite alimentos industrializados, muito doces, fritos, etc. Dê preferências a frutas, verduras, alimentos naturais, integrais e mais saudáveis.

Está precisando de algumas ideias simples para tornar comer saudável um hábito? Temos aqui várias opções! Que tal experimentar comidas vegetarianas uma vez por semana? Ou então fazer um jantar temático com sua família ou amigos em cada primeira sexta-feira do mês?

Ou então  marque um vez por mês um café com os amigos; Convide uma vez por mês seus vizinhos para jantar, marque noite de pizza e filmes com os filhos de todos.

Faça disso um objetivo! Esses momentos de descontração fazem toda a diferença na rotina e deixa ela mais leve e divertida.

10) Coloque a sua saúde no calendário

Você não deixaria seus filhos perderem os check-ups anuais, certo? Então não deixe sua própria saúde de lado também!

Nada de ignorar ou menosprezar os sinais de seu corpo. E nada de negligenciar busca por ajuda médica, resultando em sustos muito sérios.

Lembre-se que é melhor prevenir do que remediar! Por isso, marque check-ups anuais com todos os seus médicos e faça exames de rotina, para checar se está tudo em dia com a sua saúde.

Mulher de cabelo castanho, calça jeans e camiseta verde fazendo yoga, em pé, sorrindo. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Dicas para facilitar a rotina de mães ocupadas

11) Faça do seu sono uma prioridade

Se você fica presa a mentalidade de “fazer tudo que precisam antes que meus filhos acordem”, essa dica definitivamente vai te ajudar!

Estudos mostram que a falta de sono crônica tem diversas consequências na saúde. Pessoas que dormem menos de seis horas tem aumento de apetite, o que causa ganho de peso e aumenta o risco de depressão, doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2.

E nada de ficar perto desses itens antes de deitar: comida, álcool, conversas estressantes emocionalmente e estimulantes como cafeína e nicotina. Ah, e nada de celular também!

O melhor é estabelecer uma regular e relaxante rotina antes de dormir e lembrar que o quarto é feito para dormir. Portanto, deixe o celular de lado pelo menos trinta minutos antes de dormir, escolha um livro relaxante para ler, deixe uma iluminação confortável e não coma coisas pesadas.

Essas pequenas atitudes trarão uma melhor qualidade de sono para você.

12) Fique conectado consigo mesmo

Como uma mãe, é fácil de se perder na rotina do dia a dia da vida em família: caronas, lavanderia, preparar refeições, pagar contas, limpar e etc. Mesmo antes de você perceber, 10 anos passaram-se e você está se sentindo vazia.

O que fazer? Busque por hobbies que você me! Aquele curso que você sempre quis fazer e ainda não fez, uma aula de dança, pintura, crochê, piano…

Nós estamos evoluindo ao longo de nossas vidas e nos manter conectados às nossas paixões mais íntimas é o que nos mantém completamente vivos e felizes.

13) Defina o horário do seu trabalho 

O trabalho costuma ocupar boa parte da vida de uma mãe. Se for possível, tente negociar horários flexíveis. Se você trabalha presencialmente em uma empresa, pode sugerir entrar mais tarde ou sair mais cedo.

Além disso, já que o home office está em alta, considere trabalhar nessa modalidade algumas vezes durante a semana. Isso permitirá a você otimizar sua agenda, evitando desperdiçar tempo com deslocamentos, por exemplo.

Por fim, se você for uma mulher empreendedora ou ocupa um cargo de chefia em uma empresa, veja se é possível adaptar sua jornada de trabalho para ter mais tempo livre.

Outro modelo de trabalho que está muito em alta também é o modelo híbrido, em que a pessoa vai para o trabalho presencial alguns dias da semana e nos outros trabalha de casa, por home office. Esse é um bom exemplo para mães que desejam ficar mais tempo em casa com os filhos.

Mulher escrevendo o planejamento de sua semana na agenda. Crédito da foto: Freepik

Como começar o gerenciamento da sua rotina?

Agora que já passamos todas as dicas para facilitar a rotina das mães ocupadas, é hora de colocá-las em prática! Mas como? Por onde começar?

Antes de mais nada, gerenciar sua rotina diária significa que você vai implantar novos hábitos na sua vida e, por consequência, na de sua família.

A parte mais difícil tende a ser o esforço inicial para implementar as mudanças, mas com consistência e dedicação e todos, você conseguirá criar esses novos hábitos para toda a família!

Veja algumas dicas para dar os primeiros passos nesse novo planejamento:

  • Reveja velhos hábitos;
  • Não se culpe por não dar conta de tudo;
  • Saiba dizer não e impor limites;
  • Não abdique da sua individualidade;
  • Faça uma lista das suas tarefas diárias;
  • Busque o apoio da sua família na distribuição das responsabilidades;
  • Tenha uma agenda;
  • Crie uma planilha e deixe-a fixada em um ponto da casa para que todos possam vê-la;
  • Separe ao máximo a sua vida pessoal da profissional, mesmo trabalhando em home office.

Esperamos que sua vida fique muito mais organizada com essas dicas de gerenciamento de rotina. Agora, é só dar o primeiro passo para colocar tudo em prática!

Com a união da família, é possível ter uma vida mais equilibrada, saudável e feliz!

Continue acompanhando o nosso blog Mil Dicas de Mãe para mais artigos incríveis!

Até a próxima.