Muitas vezes, as mulheres ouvem que devem construir uma rede de apoio durante a gestação e a maternidade, para assim se sentirem mais fortalecidas, acolhidas e amparadas.

No entanto, talvez essas mulheres sequer saibam o que realmente é essa rede, ou ainda, como formá-la de forma efetiva. Por isso, neste texto nós reunimos uma série de informações com o intuito de oferecer esse conhecimento a você que tem buscado suporte social. Acompanhe!

Veja mais: Autoestima da mãe: 7 dicas para recuperar. Confira!

rede de apoio

Foco nas mãos das mulheres que estão aflitas e se ajudando. Foto: Canva

Publicidade

O que é uma rede de apoio?

Antes de qualquer coisa, é importante compreendermos o que é, de fato, uma rede de apoio na maternidade.

Basicamente, podemos dizer que trata-se de um grupo de pessoas, que podem ser mulheres mães ou não, que oferecem apoio à mãe e à gestante, seja por meio da escuta, da ajuda em tarefas, entre outros tipos de formas de ajudar.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Um grupo de apoio pode ser formado por muitas pessoas, como por exemplo:

  • Amigos;
  • Familiares;
  • Colegas de trabalho;
  • Comunidade religiosa;
  • Profissionais da saúde;
  • Entre outros.

Esses grupos têm como objetivo oferecer informações, tirar dúvidas, dar apoio emocional, escutar as angústias, oferecer ajuda para tarefas práticas, entre outros tipos de suportes, visando a construção de uma relação mútua.

Por isso, muitas vezes, a rede de apoio é construída majoritariamente por mulheres que já tiveram filhos ou que estão grávidas.

Veja mais: Comunicação Não-violenta: O que é? Como adotar com os filhos?

Publicidade

Como construir uma rede de apoio?

Construir uma rede de apoio não é algo que acontece de um minuto a outro, da noite para o dia. É necessário tempo de interação com as outras pessoas, especialmente aquelas que vivem contextos sociais semelhantes ao da mamãe. Afinal, quando mães se unem, elas trocam dicas, tiram dúvidas, constroem amizades para curtir momentos de lazer, e assim por diante.

Vejamos, a seguir, algumas considerações que podem ser úteis:

1. Aprender a comunicar o que você precisa para ter uma rede de apoio

Será que você realmente sabe comunicar o que precisa? Será que sabe solicitar alguma demanda para que a sua rede de apoio ajude você?

Crer que as pessoas vão adivinhar o que deve ser feito é um erro grotesco, que acaba atrapalhando a construção de um grupo que realmente ofereça apoio.

Esperar que o outro simplesmente venha ajudar você a dar banho no bebê, sem que você solicite claramente isso, pode ser frustrante. Embora algumas pessoas possam detectar, sim, que você precisa de ajuda, outras podem necessitar de uma solicitação mais clara e explícita. Lembre-se disso!

Usar as palavras da forma adequada e aprender a se comunicar é fundamental.

Publicidade

Veja mais: 5 dicas inteligentes para estimular a comunicação com o filhote (desde recém-nascido)

rede de apoio

Mulheres dando apoio uma a outra. Foto: Canva

2. Quebrar a “vergonha” de pedir ajuda para ter uma rede de apoio

Um bom ponto que devemos ter em mente é que nem sempre as mulheres conseguem comunicar as suas reais necessidades para a sua rede de apoio. Isso se deve ao fato de que a nossa sociedade ainda enxerga o pedido de ajuda como uma “fraqueza”, ao invés de entender que essa é uma oportunidade de crescimento saudável e desenvolvimento.

Por conta disso, comece a refletir sobre quantas vezes você desejou solicitar o apoio de uma pessoa de confiança em alguma tarefa, mas, por vergonha ou medo, acabou deixando a solicitação de lado.

É claro que haverá momentos que você ouvirá um sonoro “não”, mas isso não quer dizer que a ajuda nunca deva ser solicitada. Se a pessoa disser não, ela teve os motivos dela, e não necessariamente é um problema pessoal com você. Agradecer e dizer que compreende que ela não pode ajudar a manter a amizade, e tudo certo.

Porém, simplesmente tentar “engolir tudo sozinha”, sem nunca pedir ajuda – nem mesmo para aqueles que oferecem a você -, pode ser um caminho bem perigoso.

Veja mais: Medo de ser mãe: O que fazer?

3. Compreender quem pode fazer determinadas tarefas

Você já parou para pensar sobre quem pode fazer o quê para ajudar?

Não estamos falando de, simplesmente, ordenar que as outras pessoas façam algo para você. Mas, sim, de tentar compreender de que maneira cada pessoa que está perto de você pode ajudar de forma genuína e saudável.

Uma mulher consola outra que está chorando. Foto: Canva

Será que aquela sua amiga que nunca fez os serviços de casa é a mais recomendada para lavar as roupas do bebê? Ou seria melhor contar com ela como uma “babá”, enquanto você cuida das roupinhas?

Ter essa consciência também pode ajudar na hora de estabelecer relações saudáveis dentro da rede de apoio.

Veja mais: Frases que não devem ser ditas às crianças – Veja quais são

4. Buscar rede de apoio na internet

Você não precisa se limitar a construir uma rede de apoio apenas na vida real. Obviamente, ter uma rede presente, presencialmente, é fundamental, mas, a internet também está aí para ajudar!

É possível encontrar, em muitos sites e redes sociais, grupos que são voltados para mães e gestantes que buscam suporte, querem tirar dúvidas, trocam ideias, etc.

Esse tipo de grupo, além de ser rico em conhecimento e experiências, também permite que você possa construir novas amizades, mesmo que sejam à distância.

Acredite, amizades que estão “no mesmo barco” costumam ser bem interessantes, pois funcionam muito bem como rede de apoio.

Veja mais: Ervas para respirar melhor: 5 plantas para o bem-estar do aparelho respiratório

Mulheres aflitas se abraçando. Foto: Canva

5. Oferecer apoio para ter reciprocidade

Quando construímos uma rede de apoio, devemos ter a consciência de que nosso papel não se limita a apenas receber ajuda, ter respostas para os questionamentos, etc. Nossa participação também se envolve com o ato de nós mesmas ajudarmos as outras mulheres.

Isto é, se alguma mulher está com alguma dúvida em um grupo de WhatsApp, e você sabe a resposta, não tem porque não falar o que você acredita ser o correto, não é mesmo?

Oferecer esse apoio mútuo é fundamental para fortalecer o laço com as outras pessoas do grupo e assim construir uma rede fortalecida e sólida.

Até porque, você não ia gostar de ajudar todas as mulheres e nunca receber apoio, não é mesmo?

Veja mais: Problemas emocionais na infância: Como os pais podem ajudar?

6. Encontrar novas amizades e grupos sociais

Encontrar novas amizades também é uma das formas de construir uma rede de apoio de qualidade.

Até porque, se até hoje você não construiu amizade com outras mulheres mães e famílias com crianças, pode acabar se sentindo um pouco “deslocada” das suas amizades atuais – por não poder ter exatamente a mesma rotina que tinha antes da maternidade.

Sendo assim, é válido buscar novas amizades para desenvolver a sua rede. Essas amizades podem ser encontradas em eventos infantis da cidade, em espaços educativos, grupos nas redes sociais, enfim!

Construir amizades que serão sólida e mútua é um caminho interessante a ser seguido.

Roda de mulheres felizes de mãos dadas. Foto: Canva

Veja mais: Filho na escola: Qual a idade ideal para colocar?

7. Estabelecer rede de apoio na escola

Uma rede de apoio na escola também é bem-vinda. Aproxime-se dos educadores, da direção e até mesmo dos outros pais. Afinal, eles poderão ser uma rede bem consistente em momentos difíceis, assim como você também poderá oferecer suporte em alguns momentos, já que ambos vivem o mesmo momento com as famílias.

É o caso de o pai de um amiguinho se atrasar para buscar o filho na escola e você oferecer apoio para cuidar da criança até que tudo se normalize do outro lado.

Esperamos que este conteúdo possa ter expandido a sua mente e ajudado de alguma maneira! Boa sorte na construção da sua rede!

Veja mais: Parto normal e parto natural: Qual a diferença?