Entender a diferença entre parto normal e parto natural é imprescindível para que você, na hora de fazer o seu plano de parto, tome decisões que a deixem mais tranquila e preparada para este momento lindo.

Por isso, trouxemos uma série de informações relevantes sobre essa temática para que você possa compreender com mais clareza esses dois diferentes tipos de parto. Acompanhe-nos.

Veja também: Pré-natal psicológico: O que é? Quais as vantagens?

Publicidade
parto normal e parto natural

Pés do bebê recém-nascido. Foto Freepik

Qual a diferença entre parto normal e parto natural?

Existe uma diferença entre parto normal e parto natural que você precisa conhecer. E se você prestar atenção na nomenclatura de cada um deles, terá mais facilidade para lembrar da caracterização principal de cada um. Veja:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Natural: Algo que é completamente natural, ou seja, de acordo com a natureza da mulher. Não possui intervenções medicamentosas ou artificiais, como aplicação de medicamentos e analgésicos.
  • Normal: É o parto que também ocorre via canal vaginal, no entanto, pode sofrer algumas intervenções medicamentosas, deixando de ser 100% natural, como a inclusão de medicamentos para minimizar as dores e/ou acelerar o trabalho de parto.

Ambos acontecem via canal vaginal, mas apenas o segundo sofrerá intervenções medicamentosas caso necessário. Ou seja, o parto natural ocorre 100% naturalmente, sem nenhum tipo de manobra para acelerar o processo ou reduzir a dor artificialmente.

No entanto, é importante um adendo: no caso do parto natural, embora a ideia seja não utilizar medicamentos ou outras manobras “artificiais” para acelerar o processo, o médico responsável acompanha todo o parto. Afinal, caso a mulher ou o bebê comecem a apresentar riscos para a saúde, o médico poderá tomar as medidas cabíveis para preservar a vida.

Veja mais: Parto normal mais tranquilo: 13 dicas

parto normal e parto natural

Mãe e bebê segurando as mãos. Foto: Canva

Publicidade

Características do parto normal

Como vimos acima, o parto normal acontece via canal vaginal, ou seja, é próximo do natural, mas com um adendo: o médico pode incluir o uso de anestésicos ou analgésicos, entre outros medicamentos, na intervenção durante o trabalho de parto, com o propósito de reduzir a dor ou acelerar o nascimento do bebê – o médico avalia essa necessidade ou outra que possa surgir.

De toda maneira, todos os procedimentos serão apresentados para a mulher, que terá autonomia para tomar decisões de acordo com a sua consciência. Claro que, em casos extremos, o médico poderá intervir de forma mais incisiva, a fim de preservar a vida da mãe e do bebê.

Características do parto natural

O parto natural tende a ser mais doloroso do que o normal, o que é esperado, já que não é utilizado nenhum tipo de anestésico ou analgésico durante o trabalho de parto. Esse tipo de parto vem sendo cada vez mais procurado por mulheres que têm acesso a maiores informações sobre o processo.

Há alguns anos, víamos a mídia e as pessoas no geral “demonizando” o trabalho de parto, o que desencadeou um “terror” relacionado ao parto natural – como se fosse impossível suportá-lo. Inclusive, muitos casos de tocofobia podem ter relação com essa narrativa. Porém, com a expansão da ideia de parto humanizado, esse tipo de visão tem mudado.

Obviamente, cabe a mulher, com respaldo médico – de acordo com as condições de saúde da mãe e do feto -, decidir se irá ter um parto natural ou um parto normal – dentre as outras opções, como a cesárea.

Mulher recebendo o bebê recém-nascido que acabou de parir. Foto: Canva

Publicidade

O que é melhor? Parto natural ou parto normal?

Na realidade, é impossível prescrevermos uma opção entre parto normal e parto natural para que você escolha como “melhor”. Tudo depende de uma série de circunstâncias e fatores.

O primeiro passo é conversar com o seu médico sobre as opções disponíveis de parto, até mesmo para avaliar a sua condição de saúde e verificar qual tipo de parto pode ser mais adequado para o seu organismo.

Além disso, nessa conversa com o médico é possível tirar todas as suas dúvidas sobre a temática, aumentando a sua autoconfiança na hora de escolher o melhor tipo de parto para o seu caso.

Veja mais: Parto orgásmico: entenda como funciona o orgasmo antes e durante o parto

Outro ponto importante é a sua visão sobre isso tudo. Você acredita que um parto natural é interessante para você? Ou seu sonho é ter um parto normal, com possibilidade de intervenção medicamentosa?

Essas reflexões podem ajudá-la nessa decisão. Inclusive, sugerimos que você discuta esse tipo de assunto com uma psicóloga perinatal, por meio do pré-natal psicológico, a fim de encontrar esclarecimentos importantes e, assim, poder dar voz aos seus desejos.

Bebê segurando a mão de sua mãe. Foto: Canva

Quais as vantagens do parto normal e parto natural?

Apesar de serem ligeiramente diferentes, uma vez que um tem intervenção medicamentosa e o outro não, reunimos as principais vantagens que ambos os tipos de parto, normal e natural, podem oferecer à mãe e ao seu futuro bebê. Veja quais são:

1. Recuperação mais rápida

A recuperação pós parto normal e parto natural costuma ser mais rápida, uma vez que a mulher não terá sofrido nada que fosse muito invasivo para o seu corpo, como acontece na cesárea.

2. Sentimento de realização após o parto

Sem dúvidas, o parto normal e parto natural promovem sensações de realização e vitória depois do parto. Como a mulher se dedica profundamente a esse momento bonito e tão desafiador, a vitória de finalizar o parto pode ser extremamente gratificante.

Leia mais: Blogagem coletiva: relato de parto do blog!

3. Preservação da autonomia da mãe

A mulher, tendencialmente, preserva melhor a sua autonomia durante esse tipo de parto. Ou seja, ela pode opinar, dizer se quer fazer algo ou não, além de acompanhar cada momento da evolução do seu parto, de forma lúcida e consciente.

Mulher recebendo o bebê recém-nascido que acabou de parir. Foto: Canva

4. Participação mais ativa na chegada do bebê

A participação no momento em que o bebê vem ao mundo também tende a ser mais ativa. Como a mulher está acordada e lúcida, conseguirá interagir melhor com a criança e até mesmo com o parceiro ou parceira que estiver acompanhando o parto.

5. Menos chances de efeitos colaterais – em casos de mulheres e bebês saudáveis

Se a mulher e o bebê não apresentam nenhum tipo de complicação até o momento do parto, as chances de efeitos colaterais são significativamente menores. Por isso, recomenda-se a escolha de parto normal e parto natural.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então não deixe de ver este conteúdo: Como fazer um parto humanizado? Saiba tudo sobre!