Quando a criança não quer dormir, muitos pais se sentem um pouco confusos sobre o que podem fazer para tranquilizar o pequeno e confortá-lo para uma boa noite de sono.

Embora não exista uma “receita perfeita” de como podemos lidar com esse tipo de questão, ainda assim podemos considerar algumas práticas positivas e que fornecem aconchego aos nossos pequenos. Neste texto, elencamos algumas dessas ações que podem ser positivas.

Acompanhe e saiba mais!

Veja mais: Rotina de sono para crianças: Veja algumas dicas!

Publicidade
Criança não quer dormir: O que fazer?

Pai contando história para a criança. Foto: Canva.

O que fazer quando a criança não quer dormir?

Como mencionado anteriormente, não existe uma receita mágica do que fazer quando a criança não quer dormir, mas, ainda assim, uma rotina estruturada e determinadas atividades podem proporcionar um maior equilíbrio cerebral, o que pode ajudar a induzir o sono.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Na lista abaixo, apontamos alguns desses fatores:

  1. Considere criar uma rotina para o sono;
  2. Explique o sono de forma lúdica;
  3. Prepare o quarto do pequeno para o descanso;
  4. Adote a contação de histórias antes de dormir;
  5. Pratique a higiene do sono com os pequenos;
  6. Considere um brinquedinho reconfortante;
  7. Cuidado com os cochilos ao longo do dia;
  8. Procure compreender as preocupações da criança;
  9. Durante o dia, forneça uma rotina ativa para a criança;
  10. Avalie se há sinais de questão de saúde e busque ajuda se necessário.

Vamos agora entender como podemos incluir tudo isso no dia a dia e de que forma? Nos próximos tópicos, trazemos algumas exemplificações que podem ajudar. Continue lendo e inspire-se.

Veja também:Bebê muito cansado: O que pode ser?

1. Considere criar uma rotina para o sono

A rotina é uma das maiores aliadas quando pensamos em formas de lidar com uma criança que não quer dormir. Isso porque, a rotina auxilia na organização do sono do ser humano, contribuindo para que sintamos sono e energia nos momentos apropriados.

Publicidade

Por exemplo, se hoje irmos dormir às 22h, amanhã às 2h da manhã e depois às 20h, é bem provável que nosso sono fique desregulado a ponto de sentirmos cansaço em momentos inapropriados e ficarmos super agitados quando deveríamos estar sonolentos.

Com as crianças ocorre algo semelhante. Se o pequeno dorme e acorda sempre em horários aleatórios, pode ser que ele tenha dificuldade para estabelecer um momento de sonolência e outro de mente mais ativa, correndo o risco de ficar agitado justamente na hora em que deveria dormir.

Por conta disso, é muito importante considerar a criação de uma rotina de sono mais “regradinha”. Não precisa ser infalível ou extremamente rígida e autoritária, mas é interessante manter uma certa regularidade.

Para saber quantas horas de sono o seu pequeno precisa para então estipular o horário, considere conversar com o pediatra. Ele poderá orientar melhor nesse sentido.

2. Explique o sono de forma lúdica quando a criança não quer dormir

Explicar a vida e o mundo de forma lúdica é um caminho bem interessante quando pensamos em transmitir informações às crianças. Isso porque elas começam a descobrir o mundo e a entender as dinâmicas da vida por meio da fantasia e da imaginação, antes de se ancorar na “realidade adulta”, digamos assim.

Logo, uma forma de lidar com criança que não quer dormir é ensinando a ela, por meio do lúdico, a importância do sono.

Publicidade

Pois pare e pense: será que alguém já disse para essa criança por que o nosso corpo precisa dormir todos os dias? Pois é!

É possível usar a contação de histórias e a brincadeira com bonecos para transmitir esse ensinamento à criança. Existem muitas possibilidades diferentes. Avalie qual técnica pode te ajudar na hora de ensinar o sono e o descanso para o seu pequeno e invista nessa prática interessante.

Veja também: Benefícios da literatura infantil e em quais momentos incluir na rotina

Criança não quer dormir

Mãe e filhos deitados na cama. Foto: Canva.

3. Prepare o quarto do pequeno para o descanso

Quando a criança não quer dormir, também podemos avaliar: Será que o quarto do pequeno está realmente preparado para o descanso e o bem-estar da criança? Essa pergunta é muito importante, já que, às vezes, o quarto pode:

  • Ter muitos estímulos visuais que acabam distraindo a criança e a atrapalhando na hora de se concentrar para dormir;
  • Ter muitos ruídos, como quando o quarto é muito próximo da sala da casa e isso faz com que o som da televisão atrapalhe o descanso do pequeno;
  • A temperatura está muito quente ou muito fria, causando desconfortos no pequeno de modo que atrapalhe o seu sono;
  • A roupa de cama não está limpa ou confortável, resultando em uma falta de relaxamento para dormir;
  • Há muita entrada de iluminação no quarto, como no caso de janelas que dão direto para o poste da rua. Nesse caso, o uso de cortinas blecaute pode ajudar a reduzir a entrada de luz.

Perceba que são muitos os fatores que podem acabar fazendo com que o quartinho da criança atrapalhe o relaxamento e o descanso, fazendo com que ela fique acordada mais tempo do que o recomendado.

Se perceber esses estímulos como os responsáveis pelo fato de a criança rejeitar a hora do sono, tente reorganizar de modo que reduza essas questões para o quarto ficar o mais confortável, silencioso e agradável possível.

4. Adote a contação de histórias antes de dormir

A contação de história também pode ser uma prática bem relaxante e interessante para incluir na rotina de sono do pequeno. Essa contação pode ajudar a criança a se acalmar e a ficar mais aconchegada em sua cama, enquanto presta atenção no que a outra pessoa está lendo.

Lembrando apenas que é muito importante usar histórias que sejam adequadas para a faixa etária da criança, a fim de não assustá-la ou impressioná-la demais.

Inclusive, histórias mais calmas, e que envolvam algum fragmento sobre o sono ou sobre a hora de dormir, podem ser uma boa ideia. Assim, podemos incluir o lúdico justamente na hora de deitar na cama e descansar.

Você também pode contar histórias que desejar inventar, ou seja, embora os livrinhos possam ajudar muito, a contação improvisada também pode ser interessante – e criar um momento de conexão e imaginação para toda a família.

Veja mais: 5 dicas para fazer a contação de histórias mais legal (e formar um futuro leitor)

Criança não quer dormir

Mãe dando um beijo na filha antes de dormir. Foto: Canva.

5. Pratique a higiene do sono com os pequenos

Você já parou para pensar em como é a rotina da sua família antes de colocar as crianças na cama? Essa etapa do dia, apesar de nem sempre ser considerada, é extremamente importante, especialmente quando estamos falando de criança que não quer dormir.

Isso porque, a forma como conduzimos a rotina da noite pode fazer com que a criança acabe ficando mais ou menos estimulada, o que impacta diretamente na sua sonolência ou falta dela.

Por exemplo, se você e sua família costumam assistir muita televisão à noite, especialmente com vídeos e filmes muito agitados e barulhentos, como é possível que a criança comece a ter sono cedo?

Ou ainda, se a família costuma fazer uma refeição muito pesada à noite, enquanto conversa alto e ainda mantém uma iluminação intensa na casa, o sono pode se tornar ainda mais difícil.

Por isso, a prática de higiene do sono é bem importante e pode começar algumas horas antes de verdadeiramente dormir. Nessas horas, é possível dar um banho relaxante na criança, oferecer um jantar mais leve, reduzir a iluminação da casa, e assim por diante.

Quanto mais reduzirmos o ritmo nesse momento, maiores serão as chances de induzirmos o sono dos pequenos.

6. Considere um brinquedinho reconfortante quando a criança não quer dormir

Muitas crianças podem se sentir mais tranquilas e seguras quando têm um brinquedo reconfortante para usar na cama na hora de dormir. É como se fosse uma verdadeira companhia para ela.

Esse tipo de companhia pode ser oferecida para o pequeno se sentir ainda mais convidado para a hora do soninho. Porém, não há necessidade de querer “forçar” que a criança realmente tenha um objeto nesse sentido, mas, sim, apenas oferecer se fizer sentido para ela.

Veja mais: Como fazer massagem no bebê? Veja um guia com passo a passo!

7. Cuidado com os cochilos ao longo do dia

Um ponto de atenção que pode passar despercebido, às vezes, é com relação aos cochilos que a criança dá ao longo do dia. Obviamente, existem cochilinhos que são realmente saudáveis e fazem parte da rotina dos pequenos.

Entretanto, quando esses cochilos se tornam muito recorrentes, ou seja, acontecem muitas vezes ao dia ou são muito longos, o sono do pequeno pode ficar comprometido à noite.

Por isso, é preciso atenção e cuidado para não exagerar no descanso ao longo do dia. O ideal é conversar com o pediatra para que ele possa orientar a família quanto à quantidade de horas de soneca que a criança pode tirar, de acordo com a rotina dela, a quantidade de tarefas que executa durante o dia, idade, saúde e outros aspectos.

Isso tudo significa que, em algumas circunstâncias, para lidar com a criança não quer dormir nós devemos, simplesmente, reorganizar a agenda de sono dela, que pode estar muito bagunçada e dificultando o descanso pleno à noite.

8. Procure compreender as preocupações quando a criança não quer dormir

Outra ação que pode ajudar quando a criança não quer dormir é, simplesmente, tentar entender qual pode ser a sua maior preocupação. Às vezes, a criança pode estar com medo de algo ou simplesmente ansiosa com alguma coisa que viu, assistiu, etc.

Tentar entender quais podem ser as preocupações do pequeno e tentar ajudá-lo a lidar com elas pode ser um bom caminho. Isto é, podemos esclarecer dúvidas, ajudar a criança a expressar o que sente, entre outras questões nesse sentido.

Assim, quem sabe a criança não acaba se sentindo mais confortável e segura no seu quarto, a ponto de dormir sem grandes problemas?

Veja mais: Ansiedade infantil como lidar: Com uma criança ansiosa em casa?

Criança não quer dormir

Criança agitada pulando na cama. Foto: Canva.

9. Forneça uma rotina ativa para a criança

A rotina ativa, durante o dia, também pode ser uma forma de ajudar a criança que não quer dormir. Sabe por quê? Porque, muitas vezes, a falta de sono é a energia acumulada e um dos efeitos que o sedentarismo infantil pode provocar em nossos pequenos.

Por isso, comece a observar: será que a criança está tendo uma rotina ativa durante o dia? Será que ela tem se exercitado e gastado energia o suficiente? Será que ela realmente está sendo ativa ou está sendo muito sedentária?

Essa análise pode ajudar na hora de proporcionar uma rotina que priorize o brincar e os exercícios, que são essenciais para gastar energia e também para proporcionar sensações de bem-estar – ideais para que a criança relaxe à noite e consiga dormir melhor.

10. Avalie se há sinais de questão de saúde e busque ajuda se necessário

Por fim, se você percebe que mesmo com uma rotina equilibrada e com as práticas de higiene do sono a criança ainda não quer dormir, é interessante investigar se há uma causa maior por trás.

Às vezes, pode ser alguma questão de saúde, tanto física quanto mental, que merece um pouco mais de atenção. Conversar com especialistas, nesse momento, é bem importante.

Dessa forma, torna-se possível entender melhor a situação do pequeno e assim oferecer a ele um cuidado mais personalizado, que o ajude a regular o sono de maneira efetiva.

Considere sempre essa visita ao profissional da saúde, especialmente se a criança está sem dormir direito há muito tempo e tem enfrentado desafios por isso, combinado? A saúde do pequeno deve ser sempre uma prioridade!

Veja também: