Aprender a fazer massagem no bebê pode te ajudar a criar momentos super aconchegantes e agradáveis com o seu pequeno. No momento da massagem, é possível se conectar ainda mais com a criança, observando suas reações e tornando essa conexão entre pais e filho ainda mais profunda.

Porém, é muito comum que os papais tenham dúvidas de como fazer essa massagem nas crianças. Pensando nisso, preparamos este guia com uma série de considerações que podem te ajudar. Confira!

Veja também: Atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos.

Como fazer massagem no bebê?

como fazer massagem no bebê

Mãe massageando os dedos da mão do bebê. Foto: Canva.

Publicidade

Antes de qualquer coisa, é importante frisarmos que o nosso passo a passo abaixo de como fazer massagem no bebê não diz respeito a algum tipo de massagem terapêutica, feita por profissionais. Na realidade, é apenas um tipo de carinho suave, que visa proporcionar um momento de relaxamento e bem-estar para o pequeno.

Por isso, antes mesmo de começar a massagem, lembre-se da importância de não usar força nos movimentos das mãos. Não precisa apertar ou fazer uma pressão absurda no bebê. Apenas acaricie suavemente, com movimentos carinhosos e leves. Isso já fará com que a circulação sanguínea seja ainda mais ativada, ao mesmo tempo que o aroma do óleo, o carinho e o toque pele a pele com os pais despertarão boas sensações no pequeno.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Outro fator importante é o conforto da criança. Apenas continue se o bebê demonstrar estar relaxado e bem confortável. Se a criança se sentir incomodada com os toques, não fique forçando a barra, ok?

Com essas premissas em mente, vejamos algumas dicas de como criar esse momento:

  1. Escolha o melhor momento;
  2. Fique atento à temperatura ambiente;
  3. Prepare a superfície;
  4. Escolha um óleo hidratante para bebês;
  5. Aqueça o óleo com as mãos;
  6. Comece pelos pés em direção às coxas;
  7. Depois comece pelas mãos em direção aos ombros;
  8. Massagens na barriguinha em sentido horário;
  9. Acaricie o cabelinho do bebê;
  10. Finalize removendo o excesso de óleo.

Agora, vamos adiante, entendendo cada uma das etapas acima. Continue lendo!

Veja também: Spa Day em casa: 10 dicas infalíveis para fazer um autocuidado.

Publicidade

1. Como fazer massagem no bebê: Escolha o melhor momento

Mas o que poderia ser considerado o melhor momento? Primeiro, é importante que você também esteja disponível e descansado para esse momento, para tornar a interação ainda mais agradável.

Além disso, é importante que o bebê esteja alimentado e não apresente desconfortos intensos, como dores, por exemplo. Outro fator que pode ajudar é decidir fazer massagem no bebê logo após o banho, quando ele já está relaxado da água quentinha e poderá se sentir ainda mais confortável.

Por fim, considere fazer essa massagem pouco antes de a criança ir dormir, criando uma rotina de higiene do sono que pode deixá-lo prontinho para descansar.

como fazer massagem no bebê

Mãe fazendo massagem nos ombros do bebê. Foto: Canva.

2. Fique atento à temperatura ambiente

Quando fazemos massagem no bebê, inevitavelmente acabamos deixando a criança só de fraldinha. Por isso, é importante se atentar à temperatura do ambiente. Se for um dia muito frio, talvez seja válido ligar um aquecedor, por exemplo, ou adiar a massagem para outro momento.

Lembre-se de cuidar desse aspecto para não cometer o equívoco de expor o bebê a uma temperatura que pode ser muito baixa.

Publicidade

Veja mais: Bebê está com frio? Dicas para descobrir!

3. Como fazer massagem no bebê: Prepare a superfície

Você pode fazer a massagem no bebê com ele deitado no sofá, na cama ou até mesmo sobre o trocador. Apenas lembre-se de colocar uma cobertinha ou toalha macia embaixo do bebê, para ele ficar mais confortável.

Uma superfície que seja um pouquinho mais firme, como o trocador, pode facilitar na hora de massagear. Porém, é importante que haja um pouco de maciez, como existe nos colchões de trocadores, para não fazer com que a criança fique com dor nas costas.

4. Escolha um óleo hidratante para bebês

Um bom óleo hidratante para bebês é importantíssimo. Jamais use óleos corporais feitos para adultos. É preciso adquirir um produto que seja com foco em pediatria. Afinal de contas, produtos para a pele dos adultos podem ser carregados de componentes que podem agredir a pele sensível do pequeno.

Além do mais, o aroma muito forte de um óleo corporal para adultos pode ser desagradável para o pequeno. Por isso, use apenas o que é recomendado pelos especialistas!

Veja mais: Hidratação com óleo de coco: Como fazer hidratação no cabelo?

como fazer massagem no bebê

Mãe fazendo massagem delicada no pezinho do bebê. Foto: Canva.

5. Aqueça o óleo com as mãos

Aquecer o óleo com as mãos também é muito importante, mesmo quando você vai fazer massagem no bebê em um dia mais quente. Afinal, aquele óleo geladinho sendo despejado na pele pode causar arrepios e sensações não muito legais, concorda?

Por isso, coloque um pouquinho de óleo nas suas mãos e esfregue uma na outra por alguns segundos. Esse movimento vai fazer com que o óleo fique em uma temperatura mais agradável.

Porém, nada de aquecer no microondas ou no fogão, hein? Pois, nesses casos, você pode aquecer demais, mudar as propriedades do óleo ou até mesmo causar uma queimadura na pele da criança. Cuidado!

6. Como fazer massagem no bebê: Comece pelos pés em direção às coxas

Com o óleo mais quentinho em mãos, é hora de iniciar a massagem no bebê. Para fazer isso, você pode começar pelos pezinhos. Faça carinhos na sola dos pés, nos dedinhos e use movimentos circulares para espalhar o óleo em todo o pezinho.

Aos poucos, comece a subir pela perninha da criança, usando os mesmos movimentos para massagear e acariciar a perninha inteira. Suba até às coxas, usando a ponta dos dedos para espalhar o óleo.

Lembre-se de interagir com a criança enquanto isso, olhando nos olhos, conversando, ou até mesmo cantarolando.

Veja mais: Atividades relaxantes para crianças – Conheça as melhores!

7. Depois comece pelas mãos em direção aos ombros

Depois de massagear pés e pernas, vá para as mãos. Massageie cada dedinho, a palma da mão, as costas da mão e vá subindo pelo punho e bracinho, sem pressa e acariciando a criança com paciência e delicadeza.

Vá seguindo com os movimentos até o ombro. Lembrando de não apertar muito, nem mesmo nos ombros, combinado? A criança precisa de delicadeza para ter um momento relaxante de fato.

como fazer massagem no bebê

Mãe massageando os bracinhos do bebê. Foto: Canva.

8. Como fazer massagem no bebê: Massagens na barriguinha em sentido horário

A barriguinha também pode ser massageada nesse momento. Os movimentos circulares podem ser um pouco mais amplos, acompanhando o movimento intestinal do pequeno. Para isso, siga o sentido horário.

Nessa região do corpo, é importante ter ainda mais delicadeza. Afinal, os órgãos da criança estão praticamente todos posicionados nessa área, logo, apertar ali poderia causar dor, desconforto e até problemas de saúde.

Faça apenas carinho, no sentido horário, aproveitando sempre o momento para interagir com a criança.

Outro ponto interessante, na hora  de fazer massagem no bebê na região da barriga, é que esse cuidado também pode ser colocado em prática na hora de minimizar a cólica da criança, caso tenha. Considere essa ideia.

Veja também: Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Descubra quais são!

9. Massageie as costinhas

Se quiser, você também pode virar o bebê de bruços depois de massagear pernas, braços e barriga, para passar o óleo e também massagear as costas.

Apenas fique atento ao conforto do bebê, deixando a cabecinha dele apoiada adequadamente, especialmente se ele ainda não consegue sustentar o próprio pescoço.

10. Acaricie o cabelinho do bebê

Depois de passar o óleo corporal em todo o corpinho do bebê (exceto na região íntima, que não é adequado e não deve ser feito), é hora de finalizar acariciando o cabelinho da criança.

Nesse caso, é importante lavar as mãos para tirar o óleo, e usar o momento apenas para encher a criança de carinho, sem necessariamente usar algum produto para isso.

Apenas cuide para não apertar na região mais sensível da cabecinha da criança, combinado? É preciso fazer um carinho bem suave, evitando a área da moleira. Assim, você vive esse momento com o pequeno sem colocá-lo em risco.

como fazer massagem no bebê

Mãe fazendo massagem no peito do bebê. Foto: Canva.

11. Como fazer massagem no bebê: Finalize removendo o excesso de óleo

Depois de fazer a massagem no pequeno, inclusive o carinho na cabeça, considere remover o excesso de óleo corporal. Caso seja um óleo que precisa ser totalmente removido, o ideal é dar um banho no bebê. Porém, se for um produto indicado para manter na pele, apenas remova o excesso para não deixar a criança se sentindo desconfortável.

Assim, além de viver um momento relaxante, a criança terá a pele hidratada, sentirá um aroma agradável do óleo e poderá descansar com uma roupinha limpinha e seca, sem excesso de produto na pele.

Considere essas dicas e veja como esse momento da massagem pode ser incrível!

Veja agora: